Você, com certeza, conhece alguém e/ou foi vítima de golpes no Whatsapp esse ano.
Isso porque, infelizmente, tais fraudes tornaram-se constantes entre os usuários do app.
Essas falcatruas passaram a ser populares e, por isso, preocupou – e muito! – as pessoas.
Agora, em plena época de Black Friday e das festas de fim de ano, tal receio é ainda maior.
Portanto, então, hoje, viemos dar dicas do que fazer para evitar e como denunciar esses crimes.
Quer saber o que fazer frente a golpes no Whatsapp?
Acompanha a leitura desse artigo!
Principal golpe no Whatsapp
O Whatsapp é um dos principais – se não, o principal – aplicativos de mensagens instantâneas. Sendo assim, existe um grande alcance e, com isso, inúmeros adeptos diários à essa ferramenta.
Esse aplicativo é criptografo e, por isso, costuma ser bem seguro. No entanto, isso não anula o fato de que, infelizmente, golpes no Whatsapp se tornaram comuns. Uma das principais falcatruas – se não, a principal – desse crime foi a descoberta do número e nome por golpistas.
Nesse caso, os fraudadores descobrem essas informações e, com elas, se cadastravam na conta de Whatsapp da vítima. A partir daí, os criminosos entram em contato familiares e amigos da pessoa que sofreu o golpe, inventavam alguma mentira e pediam certa quantidade de dinheiro.
Não há limite para as mentiras inventadas: elas iam desde desemprego até problemas mais sérios. Diante da preocupação, muitas pessoas caíam – e, até hoje, caem – nesse golpe. Para não deixar rastros e facilitar a falcatrua, os criminosos esperavam a transferência em modo PIX.
Nessa situação, a pessoa que tem os dados pessoais descobertos se sente desprotegido. Além disso, o conhecido que envia dinheiro emprestado também fica prejudicado em todo contexto. Portanto, é preciso ter cuidado durante o uso desse app para, assim, evitar golpes no Whatsapp.
Whatsapp Premium: saiba mais sobre nova funcionalidade do app
Como evitar golpes no Whatsapp
Evitar golpes no Whatsapp pode, sim, ser uma tarefa possível. Para isso, é fundamental proteger a sua conta no app de clonagens bem como de invasões. Como a empresa Meta é reguladora do Facebook, do Instagram e do Whatsapp, ela preza pela melhor experiência dos usuários.
Sendo assim, existem algumas formas de você, seus amigos e familiares se protegerem durante o uso do ‘zap’. Uma dessas maneiras é ativando a confirmação em duas etapas que, por sua vez, significa um adicional de proteção: uma camada extra de segurança à sua conta do Whatsapp.
Se quiser adicionar essa função, então, siga o seguinte passo a passo:
- Toque em configurações
- Clique na opção “conta”
- Selecione confirmação em duas etapas
- Aperte a opção “ativar”
- Crie um PIN de seis dígitos
- Confirme o PIN
- Insira e confirme o endereço de seu e-mail
- Pronto! A confirmação de duas etapas está apta
Devemos ressaltar que caso o usuário tem a opção de não cadastrar o endereço de e-mail. No entanto, o próprio aplicativo recomenda já que, dessa forma, facilita a recuperação da conta.
Isso porque, caso você não adicione um endereço de e-mail e esqueça os dígitos do PIN, deve aguardar cerca de sete dias para redefinir os números do PIN. Se você quiser desativar a confirmação em duas etapas, mudar o PIN bem como adicionar ou mudar o e-mail, saiba mais aqui neste link.
Como denunciar golpes no Whatsapp?
Nem sempre dá tempo de ativar a confirmação em duas etapas e se proteger de outra forma antes de ser vítima de golpes no Whatsapp. Por isso, além de saber como evitar, é importante saber como denunciar possíveis fraudes.
Nesse caso, então, saiba o que fazer nessas situações:
Denuncie o contato
Recebeu uma mensagem pedindo dinheiro emprestado e utilizando o nome de um conhecido seu? Saiba que o usuário do Whatsapp pode denunciar o contato ao próprio Whatsapp.
A denúncia de um contato em celulares com sistema operacional Android deverá ser feita clicando nos três pontinhos do canto superior direito da conversa. Ao fazer isso, aparecerá a opção “Denunciar”. Se precisar, confirme a ação.
Nos celulares com sistema operacional iOS, por sua vez, a conversa deve ser aberta e o usuário deve clicar no nome do contato. Role a tela até o fim, clique em “Denunciar” e confirme a ação.
Faça um Boletim de Ocorrência online
Os golpes no Whatsapp tornaram-se tão populares que uma das formas de denunciá-los é fazendo um boletim de ocorrência online. Se você sabe que estão utilizando seus dados, suas fotos e estão se passando por você, recorra a esse serviço para denunciar essa fraude.
Avise seus contatos
A fim de denunciar os golpes no Whatsapp e fazer com que seus conhecidos não caiam nele, avise-os. Para isso, pode utilizar outras redes sociais ou até ferramentas do “zap”, como o status.
Também indicamos que o usuário avise aos contatos mais próximos por meio de grupos do app.
Entre em contato com Whatsapp
O usuário que for vítima de golpes no Whatsapp também pode entrar em contato com o app.
- Vá em configurações na conta do zap
- Clique em “ajuda”
- Toque na opção “fale conosco”
- Descreva a situação que está passando
- Clique em “avançar”
- Toque em “fazer pergunta ao suporte do whatsapp” para confirmar a operação
Esse serviço está disponível em todos os celulares: cujo sistema operacional é Android ou iOS.