O número de empreendedores no território brasileiro aumentou – e muito! – nos últimos anos.
Isso é o que diz os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae:
Mais de 3,9 milhões de empreendedores se formalizaram no ano passado, ou seja, em 2021.
No entanto, sabemos que essa quantidade é ainda maior já que nem todos se formalizam.
Começar um negócio, apesar dos números, pode ser mais complicado que muitos acreditam:
Por exemplo, no início, o que é mais vantajoso: uma loja virtual ou marketplace?
Essa é, então, o nosso assunto de hoje.
Vamos juntos saber mais!
O que é loja virtual?
Em um mercado cada mais digital, acreditamos que você já tenha ouvido falar, pelo menos uma vez, sobre loja virtual. Esse modelo de venda funciona da mesma forma que uma loja presencial, mas com uma diferença: acontece em um ambiente virtual. Mas, afinal, o que isso significa?
Significa que, para comprar em uma loja virtual, o cliente precisa entrar no site que deseja e escolher os produtos que têm interesse em adquirir. Além disso, ele precisa informar o endereço para a entrega e os dados bancários para pagamento. Tudo acontece sem mediação humana.
O processo de compra não conta com mediação humana, mas a de venda sim: quando o pedido e o pagamento são aprovados, o funcionário deve embalar os produtos. A partir disso, ele deve se encaminhar à uma agência dos Correios ou à uma transportadora para enviar a embalagem.
Ter uma loja virtual – ou e-commerce próprio – costuma te proporcionar vantagens e desafios.
Benefícios de ter uma loja virtual
Esse modelo de venda conta com benefícios que podem ser cruciais para uma empresa, como:
- Maior proximidade com o público-alvo
- Melhor lucratividade
- Menor custo de manutenção
- Maior possibilidade de customizar e personalizar
Ter uma loja online também proporciona que a empresa possa ser omnichannel e, assim, estar presente em diversos canais de comunicação. Isso porque o Tiktok, o Instagram e o Facebook podem ser redes sociais importantes para levar o cliente até o site oficial da sua empresa.
Desafios de ter uma loja virtual
O mundo da loja virtual, apesar dos benefícios, não é só flores. Isso porque, como explicamos anteriormente, precisa haver uma logística que nem sempre é tão eficiente, principalmente quando há muita demanda. Nesse caso, o atendimento ao cliente também pode ser um perigo.
Ter uma loja virtual pode não fácil por conta de um motivo: a divulgação. Nesse sentido, além de investir em um site e todo o gasto com ele, é necessário ter verba para anúncios nas redes.
Marketplace: o que é?
Marketplace é uma palavra em inglês que, traduzida para o português, significa mercado. Nesse caso, então, o marketplace é similar à um shopping: os clientes têm a possibilidade de procurar determinado produto e, assim, comparar orçamentos e ler feedbacks positivos ou negativos.
Esse modelo de venda resume-se, para os empreendedores, na inscrição de alguma plataforma e no cadastro de um serviço bem como de um produto. Para os clientes, o marketplace é uma ótima opção já que conseguem ter acesso a diversas marcas em uma só página na internet.
Vantagens de vender em marketplace
O marketplace tem, assim como a loja virtual, benefícios. O modelo de venda em questão te dá maior visibilidade à sua loja. Isso porque, como explicamos, é como se fosse um shopping virtual.
Muito além disso, o marketplace também pode te oferecer outras vantagens, tais quais:
- Baixo investimento
- Aumento de vendas
- Menor custo benefício
Devemos ressaltar que vender em um marketplace proporciona maior alcance entre o público. No entanto, também é um modelo de venda que pode ser bem ineficiente para uma empresa.
Riscos de vender em marketplace
Duas das principais – e mais chamativas – vantagens de vender em marketplace é conseguir aumentar o número de vendas sem investir muito. Isso é, de fato, bem benéfico para quem está no começo e ainda não tem tanto capital para investir pesado. Mas, claro, há grandes riscos.
Os principais riscos de vender em marketplace se resumem em dois: concorrência de lojas e lucratividade. Isso porque, conforme venda e ganhe dinheiro, o empreendedor precisa pagar aos sites de marketplace. Nesse caso, então, o retorno financeiro pode não ser o melhor.
Loja virtual ou marketplace: qual o mais vantajoso?
Ao longo da leitura desse artigo, você ficou sabendo de vantagens bem como riscos de ter uma loja virtual ou marketplace. Mas, diante de todas as considerações, qual modelo é o melhor?
Essa é uma resposta que varia conforme o seu principal objetivo. Por exemplo, no começo de um negócio, você deseja ter uma rede eficiente de visibilidade e aumento de vendas? Se essa for sua meta, então, indicamos que você inicie anunciando seus produtos em um marketplace.
No entanto, se o seu objetivo for outro, como retorno financeiro imediato e proximidade com o público, indicamos que deva começar com uma loja virtual!
Há também a possibilidade de começar com uma loja virtual e anunciando no marketplace. Dessa forma, você consegue entender o que é mais vantajoso para seu próprio negócio.
Foque no que te dê os melhores resultados mediante sua meta!