É normal que, durante uma entrevista de emprego, o candidato se sinta ansioso pelo processo.
Isso porque, no momento, é quando os concorrentes ressaltam as qualidades para impressionar.
Sendo assim, é comum criar algumas expectativas sobre a vaga e um possível futuro na empresa.
Uma delas é sobre a equipe de trabalho: será que o candidato se adequará a ela e as normas?
A partir desse momento, a empresa precisa dar o suporte necessário ao contratado da vez.
Nesse caso, então, muitas marcas recorrem à implantação do onboarding de funcionários.
Já ouviu falar? Não?
Então, esse artigo é para você: acompanhe-o até o fim e aprenda tudo sobre o assunto!
Onboarding: o que é?
Toda empresa tem uma cultura organizacional que corresponde ao conjunto de valores, crenças e normas. Ao ser contratado, o funcionário precisa estar atento à cultura da marca e se adequar à elas. Nesse contexto, a contratante deve ajudar para que aconteça de forma rápida e eficiente.
A incorporação desse novo funcionário ganha o nome de onboarding que, traduzindo para o português, significa integração. Por meio desse processo, o contratado deve se integrar e se adaptar com a equipe, a cultura da empresa bem como a forma de operação da corporação.
O onboarding costuma acontecer logo após a contratação do funcionário. Esse é o momento ideal para a integração, pois é quando o funcionário está motivado e quer mostrar bom serviço. Além disso, é quando o profissional está disponível para receber um feedback positivo ou não.
Esse processo é responsabilidade do setor de Recursos Humanos da empresa, mais conhecido como RH. No entanto, como o onboarding é a integração de um novo profissional, essa missão deve ser disseminada por todos os colaboradores: do alto escalão até os cargos mais baixos.
Dessa forma, as boas-vindas à um novo funcionário acontece de forma completa. Quando é assim, o onboarding é capaz de trazer determinados benefícios para todos e, mais precisamente, para a corporação.
Benefícios
Ao pesquisar sobre esse tema, encontramos um dado muito curioso: cerca de 40% dos funcionários se sentem desconectados e solitários no ambiente de trabalho. Isso, claro, impacta diretamente nas funções de trabalho que ele tem e impacta também na saúde mental.
A fim de evitar desafios e problemas maiores, é fundamental que a empresa tenha um processo eficiente de onboarding. Isso porque, de acordo as estatísticas, a integração é capaz de aumentar o desempenho de um funcionário em até 11%. Ademais, há outros benefícios, como:
- Funcionários ficam mais bem preparados parar lidar com a rotina da empresa
- Diminui as taxas de demissão
- Mantém uma alta retenção de funcionários
- Demonstra aos funcionários que eles são bem-vindos e valorizados na corporação
- Esclarece eventuais dúvidas dos funcionários
- Cria uma base sólida de colaboradores
- Alinha expectativas entre contratante-contratado
- Melhora a comunicação interna da empresa
- Crescimento do negócio
Além dessas vantagens, o processo de onboarding também reduz custos financeiros. Isso porque, como diminui as taxas de demissão e troca de cargos, não há substituição de funcionários. Dessa forma, não há reajuste de salários e, por isso, tem um bom custo benefício.
Como funciona onboarding?
Não existe uma forma padrão de fazer um processo de onboarding já que varia conforme a empresa. No entanto, antigamente, essa integração acontecia por meio da realização de palestras. Hoje em dia, há outras maneiras, como gamificação, atividades e outras dinâmicas.
Como implementar onboarding na sua empresa?
Como não existe uma só forma de implementação do onboarding de funcionários, separamos algumas ações que sejam bacanas. Estas, por sua vez, não são mais corretas que nenhuma outra.
Envie um e-mail de boas vindas
É fato que, hoje em dia, o e-mail é um dos principais canais de comunicação para enviar currículos e para dar a notícia de contratação. Portanto, então, envie um correio eletrônico ao seu novo funcionário dando boas-vindas à ele e alinhe data e horário de início do trabalho.
Apresente o espaço de trabalho
No primeiro dia de um funcionário, a empresa pode fazer uma pequena recepção para ele. Nesse caso, mostre onde ele deverá executar as funções, apresente os colegas de trabalho bem como faça um pequeno tour pela empresa. Sendo assim, o contratado ficará familiarizado com tudo.
Forneça as ferramentas de trabalho
No primeiro dia, o contratado pode se sentir um pouco nervoso e, por isso, pode não se sentir à vontade para fazer perguntas. Nesse caso, então, forneça as ferramentas de trabalho ao funcionário. Por exemplo, já deixe o e-mail e login do computador configurados para ele.
Dê oportunidades de treinamento
Os primeiros dias de um funcionário podem não ser os melhores principalmente se ele está começando uma nova função. Portanto, é ideal que a empresa dê oportunidades de treinamento. Assim, o contratado se sentirá mais confiante conforme os dias forem passando.
Acompanhe o funcionário
Um ponto importante é sempre acompanhar o trabalho do seu funcionário, principalmente no começo. Tire as dúvidas, caso ele ainda tenha, e forneça feedbacks ao colaborador. Dessa forma, ele poderá saber o que está fazendo corretamente ou o que precisa melhorar no trabalho.