Em um smartphone, independentemente da marca, é possível entrar em várias páginas da web.
Não é à toa que, hoje em dia, é possível ler reportagens e fazer compras pelos próprios celulares.
Isso, obviamente, facilita – e muito! – a vida de um leitor e de um cliente na hora das vendas.
Mas, para isso, é necessário ter páginas e wireframes de apps com bom desenvolvimento.
Nesse caso, então, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como a UX.
Você tem alguma noção do que se trata? Não?
Se não, então, temos uma solução para você compreender mais sobre esse tema:
Acompanhar nossa leitura até o fim!
O que é UX?
UX é a abreviação do termo, em inglês, User Experience que, ao traduzirmos para o português, significa Experiência do Usuário. Embora seja desconhecida para algumas pessoas, o uso dessa sigla é frequente por profissionais do setor de marketing e criadores de apps e páginas da web.
É que UX tem a ver com a experiência do usuário, como o próprio nome indica, e, por isso, relaciona-se com a forma que o usuário interage com um produto. Além disso, também tem a ver com a maneira que o usuário engaja com um serviço, seja em modelo online ou presencial.
Tendo isso em vista, podemos dizer que toda empresa oferece UX ao cliente. No entanto, nem sempre essa experiência do usuário é positiva. Nesse caso, então, a corporação deve pensar desde o atendimento ao consumidor pelos canais de comunicação até o momento de pós venda.
É preciso, para aprimorar o UX da própria empresa, pensar em determinados elementos do site.
Elementos
É fato que houve um crescimento forte e intenso nas compras pela internet: seja por páginas da web ou por aplicativos. Com isso, diversas corporações precisaram fazer ajustes para que a experiência do usuário seja a melhor possível para que, assim, o cliente possa voltar ao site.
Sendo assim, então, é preciso levar em consideração alguns elementos para ter uma UX melhor:
Utilidade
O produto final de um site, seja em computadores ou dispositivos móveis, para chamar atenção ao cliente, precisa ter um bom design. Nesse caso, entra o fator da estética que, de fato, importa, mas não é o mais relevante. Isso porque, além de ser bonito, um site ou app precisa ser útil.
É preciso, para o produto ter utilidade, responder as principais dúvidas do usuário. Por exemplo, em um aplicativo de roupas, é necessário ter a tabela de medidas. Além disso, é importante indicar o tecido da peça e se existe algum detalhe que, na foto do app ou site, não seja visível.
Usabilidade
Um bom aplicativo ou página na web é aquele que é fácil de usar. No quesito usabilidade, é importante pensar no público que nunca utilizou o produto e levar em consideração alguns tópicos, como: as informações estão fáceis de achar? Existe uma distribuição lógica das páginas?
É importante que o produto seja fácil e simples de utilizar para que, assim, o usuário não precise da ajuda de um suporte técnico. Além disso, com boa usabilidade, o cliente pode aproveitar o site ou app da melhor forma possível. Com isso, a empresa só colhe benefícios e bons resultados.
Atrativo visual
A estética é um elemento importante e, nesse caso, é interessante buscar designs que sejam bonitos, mas que não chamem tanta atenção. Assim, o usuário se preocupa mais em usar o app ou o site para buscar o que precisa. Uma boa dica é ter um design simples, clean e agradável.
Acessibilidade
A experiência do usuário torna-se ainda melhor quando o produto final é acessível a todos. Portanto, então, não poderíamos deixar de fora o elemento da acessibilidade no assunto da UX: é necessário eliminar dificuldades para pessoas que têm dificuldades auditiva, cognitiva e visual.
Desempenho
O desempenho, principalmente o técnico, de uma página na web ou em um app também é um elemento fundamental na UX. É que não é nem um pouco bacana ter um produto lento e com links quebrados. Sem ter esses problemas, os usuários costumam gostar e voltar ao seu site.
Benefícios de usar UX no site
Uma empresa precisa – sempre! – pensar no cliente e, por isso, é sempre importante proporciona bons atendimentos, presencial ou não. Além disso, quem tem um negócio online, é essencial promover e aprimorar a experiência dele em uma loja virtual bem como em um app.
Com base nisso, podemos dizer que usar e investir na UX é ótima opção, pois traz benefícios:
- Aumento do tráfego
- Fidelização dos usuários
- Eleva a posição do site nos mecanismos de busca
- Valoriza o cliente
- Fortalecimento da relação com o usuário
- Facilita a estratégia de up selling
- Aumento do tempo de permanência no site
- Crescimento das vendas
Para aproveitar todos os benefícios da UX, é precisa aplica-la corretamente. Nesse caso, então, indicamos a contratação de um bom profissional da área. É que o especialista da UX é responsável pela implantação e solução de problemas que dificultam a experiência do usuário.