Investir em marketing sempre foi necessário para quem tem uma empresa e quer se destacar.
Hoje em dia, com a popularização das redes sociais, o marketing está muito presente no digital.
E, devido a elas, outras ferramentas e estratégias surgiram para facilitar a arte do marketing.
Uma dessas é o tráfego pago.
Se estiver por dentro dessa área, então, certamente, já ouviu falar nessas duas palavras.
Mas, embora já tenha as escutado, sabe o que tal termo significa? E como fazer na sua conta?
Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui!
Portanto, fique conosco e aprenda mais sobre o assunto!
O que é tráfego pago?
Tráfego é uma palavra que, diariamente, utilizamos para nos referirmos à uma intensa movimentação de veículos nas ruas das cidades. No entanto, na área do marketing, esse termo também costuma ser bem frequente entre os profissionais e dentro das empresas desse ramo.
Tráfego, nessa área digital, resume-se à movimentação de usuários nas páginas da internet. Quando ele é pago, chamam de tráfego pago. Essa é uma estratégia que tem sido frequentemente utilizada já que, ao navegarmos pela internet, encontramos diversos anúncios.
A maioria deles, se perceber direito, te indica e/ou te direciona à uma nova página. É que, nessa estratégia, o objetivo é levar o usuário a um site para que, assim, possa apresentar um produto, serviço bem como vender algo. No tráfego pago, esses anúncios demandam custo financeiro.
Óbvio que, ao recorrer para essa tática, alguns benefícios poderão ser colhidos. No entanto, apesar de poucas pessoas abordarem, utilizar o tráfego pago também pode ter desvantagens.
Vantagens de pagar pelo tráfego
Agora que você já sabe o que é tráfego e tráfego pago, pode ficar aquela dúvida: por que devo investir nessa estratégia? Quais são as vantagens que ela traz? Bom, nesse caso, tenha certeza que pagar para direcionar anúncios que buscam similaridades ao seu produto pode ser benéfico.
Pense que, em um mercado competitivo, como o digital, é difícil se destacar, não é? O tráfego pago é uma ferramenta que facilita seu público-alvo te achar. Assim, existe benefícios, tais quais:
- Obtenção de resultados imediatos
- Segmentação do público-alvo
- Acompanhamento de métricas
- Divulgação de uma marca e/ou ações específicas
- Aumento de visibilidade em um mercado competitivo
- Gerar mais visitas ao seu site
- Ajuda a conseguir mais seguidores nas contas comerciais nas redes sociais
- Geração de leads (pessoas que demonstram interesse pela sua marca)
- Melhora na taxa de conversão
Além disso, também não podemos deixar de citar que o tráfego pago é uma estratégia que não necessita tanto de dinheiro a curto prazo. No entanto, para isso ser um fato, é necessário que o profissional a frente dessa função saiba o que está fazendo para não causar prejuízos à tática.
Desvantagens de pagar pelo tráfego
Investir corretamente em tráfego pago pode gerar bons frutos, como os benefícios que já citamos. Mas a tática demanda de planejamento e orçamento financeiro. A curto prazo, é possível utilizar essa estratégia sem muito dinheiro, mas, durante o tempo, os custos aumentam.
Também nos sentimos no dever de alertar que, a partir do momento que não tiver mais orçamento para isso, o tráfego pago não acontecerá. Nesse caso, então, acreditamos que, para ficarem dependentes dele, uma boa opção é complementar tráfego pago com o tipo orgânico.
Mas, afinal, como usar o tráfego pago de forma ideal para não ter prejuízos ao longo do tempo?
Como usar tráfego pago corretamente?
Agora, após chegar ao nosso último tópico do artigo, você pode falar que já sabe o que é bem como as vantagens e desvantagens do tráfego pago. No entanto, ainda falta um aspecto importante: como usar essa estratégia de forma correta para não cometer erros?
O primeiro passo que você deve ter em mente é o objetivo do anúncio: Deseja lançar um produto, apresentar uma oferta e/ou dar descontos especiais. Além disso, pretende aumentar as vendas de um produto? A partir disso, e conhecendo o público, pode começar o tráfego pago.
Você também deverá analisar e escolher a melhor ferramenta para direcionar os usuários à um site já que existem muitas, como: Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e Youtube Ads e outros. Escolha a plataforma de acordo com o custo de anunciação em cada uma.
É que não adianta você investir pesado na estratégia em questão se ainda não tem o orçamento financeiro. Por isso, leve em consideração o objetivo bem como a taxa de conversão em vendas. Além disso, se planeje economicamente para não gastar tudo e não ter o resultado esperado.
Com isso em mente, crie os anúncios e faça a segmentação que quiser. Se você ainda não se sente tão confiante para fazer essa função, contrate um gestor de tráfego pago. Assim, o uso dessa estratégia se torna mais um facilitador do que uma tática complicada e desvantajosa.
E aí, gostou do nosso artigo?
Você faz tráfego pago nas redes?
Se sim, em qual delas?