Você já ouviu falar em marketplace? Se for nosso leitor, então, possivelmente, deve saber.
É um dos modelos de negócios e pode ser uma opção melhor do que abrir uma loja virtual.
Tanto que, atualmente, vários marketplaces proporcionam melhor experiência em vendas.
Um deles é o marketplace Americanas.
Mas, afinal, como começar a vender nessa plataforma? Existe requisito e/ou custo?
Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui.
Ficou curioso (a) para saber mais?
Basta ler esse artigo até o fim!
Vamos lá?
Americanas: principais informações sobre a rede
A história da lojas Americanas surgiu há quase um século, em 1929. Na época, os fundadores, americanos, tinham, como objetivo, atender um público com renda estável. Assim, então, o preço dos produtos era predominantemente em conta para, assim, satisfazer os consumidores.
É fato que, de lá para cá, as Americanas cresceram e um dos principais motivos pela expansão foi o início das vendas na internet, em 2000. O site Americanas.com é um marco – e tanto! – para a empresa se tornar grandiosa como é hoje. Tanto que é a maior loja online e coleciona prêmios:
- Recebeu o título ‘Loja Mais Querida’ no Prêmio eBit Diamante
- Ganhou 1º lugar na categoria ‘E-commerce – Grandes Operações’ do Prêmio Época Negócios ReclameAqui
- Saiu vencedora por seis vezes seguidas no Prêmio Época ReclameAqui como melhor loja de acordo com a opinião do consumidor
- Ocupou o lugar mais alto no pódio na categoria E-commerce no Prêmio Marcas mais amadas do Brasil
Todas essas premiações fizeram com que a Americanas fosse ainda mais reconhecida pela qualidade dos produtos e serviços que oferta. Hoje em dia, o slogan da marca é ‘Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar’ que dá a ideia de que ela é onipresente e, assim, está sempre por você.
Mas, pensando em ampliar mais a sua função, hoje, é possível ter acesso ao marketplace Americanas que ajuda pequenos empreendedores.
Como vender no marketplace Americanas?
Benefícios de vender na Americanas
A empresa Americanas se faz presente em qualquer lugar do Brasil com um serviço rápido e bom. Não é à toa que tem o slogan que tem que, por sua vez, é frequentemente ouvido no Big Brother Brasil: a rede é, hoje, uma das principais patrocinadoras do maior reality show do país.
Sabendo disso, então, podemos dizer que, atualmente, as Lojas Americanas tem um grande alcance. De acordo com o institucional da empresa, ela tem mais de um bilhão de visitas nos sites e mais de 53 milhões de clientes. Ademais, mais de 60% das vendas são feitas por parceiros.
Diante desses números, podemos afirmar, com certeza, que vender no marketplace Americanas pode, sim, ser vantajoso para pequenos empreendedores e microempresas. Até porque, nessa plataforma, a entrega é descomplicada, o pagamento é integral e não é preciso investir dinheiro.
Mas, para isso, claro, é preciso ter um cadastro e determinados requisitos para iniciar as vendas.
Cadastro no marketplace Americanas
Para começar a vender os próprios pedidos no marketplace Americanas, é preciso fazer um cadastro. Este, por sua vez, deve ser realizado pela internet (clique neste link) e, assim que estiver apto, o empreendedor já estará apto para anunciar e cadastrar os itens que quer vender.
Ao fazer uma venda, o vendedor será notificado para processar o pedido, emitir nota fiscal e entregar o produto à um entregador Americanas. Por isso, então, é uma tarefa prática e simples.
Precisamos ressaltar que, quando se cadastra, o empreendedor pode vender os produtos no site das Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. Assim, tem um maior alcance e mais probabilidade de vender.
Existe requisitos para vender na Americanas?
Além de fazer um cadastro no site, o empreendedor precisa preencher alguns requisitos para começar a vender no marketplace Americanas, como:
- Loja deve ter CNPJ ativo e sem restrições
- Ter CNAE de varejista
- Fazer inscrição no Sintegra (Exceto MEI)
- Ter conta corrente associada ao CNPJ da loja
- Capital Social Igual ou superior a R$ 1.000
- Emitir nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos que vender
Se o empreendedor não for MEI (Microempreendedor Individual), ele deve inscrição estadual. Para os que têm certidão negativa de débitos (CND), os parceiros terão as vendas limitadas.
Quem pode vender no marketplace Americanas?
Tem os requisitos necessários para vender no marketplace Americanas? Então, saiba que você será bem-vindo e sabe por que? Porque todos os vendedores, independentemente de segmentos, indústrias e/ou tamanhos, podem fazer parte. Só é necessário que você seja MEI.
Caso não seja microempreendedor individual, ainda poderá fazer parte do marketplace Americanas desde que se encaixe em uma das seguintes categorias: distribuidores, indústrias, lojas virtuais, lojas físicas ou microempresa. Tendo isso em vista, se sinta dentro para vender.
É fato que determinados produtos não podem ser comercializados na plataforma devido à política interna da empresa bem como da legislação vigente. Mas não se preocupe, pois saberá o que pode e o que não no marketplace Americanas durante o cadastro na plataforma.
Vender no marketplace Americanas tem custo?
Fazer parte do marketplace Americanas tem um benefício importante: não é preciso investir dinheiro. No entanto, conforme as vendas vão acontecendo, a rede cobra uma comissão por pedido que costuma variar entre 12% e 19% dependendo do segmento que o vendedor atua.
A cobrança da comissão é equivalente à manutenção e custos do processo sistêmico, tecnológico e de segurança. Ademais, também envolve uso da plataforma e avaliação de fraude.
Após efetuar uma venda, o vendedor receberá o pagamento quinzenalmente: dias 01 e 15 de cada mês do ano. Caso essas datas não sejam dias úteis, como feriados e fins de semana, o vendedor receberá o pagamento no próximo dia útil na conta vinculada ao CNPJ da própria loja.
E aí, gostou do nosso artigo?
Pretende vender no marketplace Americanas?
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