fbpx

Tipos de cibersegurança: confira

Tipos de cibersegurança

É fato que, hoje em dia, as empresas estão recorrendo, cada vez mais, às tecnologias.

No entanto, apesar das inovações proporcionarem novos desempenhos, é preciso ter cuidado.

Isso porque, infelizmente, determinadas tecnologias também podem causar grandes problemas:

Vazamento de dados bem como falta de privacidade.

Com isso, as corporações, principalmente as de grande porte, têm investido em cibersegurança.

Mas, você sabia que existem diversos tipos de cibersegurança? Não?

Se não faz ideia do que estamos falando, então, acompanha o nosso artigo!

Ao final do texto, você saberá mais sobre esse tema.

Cibersegurança: o que é?

Todo mundo gosta de se sentir protegido e, por isso, é comum que tomemos todas as devidas precauções para não termos os nossos dados pessoais e/ou bancários vazados. A fim de oferecer uma segurança maior aos clientes e funcionários, as empresas têm investido em cibersegurança.

Cibersegurança é a prática que visa proteger sistemas operacionais, redes, computadores, servidores, dispositivos móveis e dados de possíveis ataques cibernéticos. Dessa forma, então, é uma prática que costuma evitar alteração e vazamento de informações, extorsão de dinheiro e outros crimes.

Tipos de cibersegurança
Tipos de cibersegurança

Tipos de cibersegurança

Hoje em dia, a proteção de dados e sistemas operacionais pode estar presente em diversas empresas de distintos segmentos. Diante disso, então, devemos ressaltar que existem vários tipos de proteção ao ambiente cibernético. Confira, a seguir, todos os tipos de cibersegurança.

Educação do usuário final

A educação do usuário final também é um dos tipos de cibersegurança. Ela, diferentemente das outras categorias, direciona-se às pessoas. Isso porque, como deve saber, qualquer pessoa, principalmente a leiga no assunto, pode instalar, sem querer ou perceber, um vírus no sistema.

A fim de evitar tal situação, a educação do usuário final resume-se, especialmente, ao ensino de: exclusão de anexos suspeitos bem como não conexão de unidades USB sem identificação. A partir desses pequenos e simples passos, é possível evitar invasões e ataques cibernéticos.

Recuperação de invasão/desastres e continuidade nos negócios

Não é nenhuma novidade que, mesmo investindo – e muito! – nos tipos de cibersegurança, algumas empresas ainda sofrem com ataques cibernéticos. Em casos de invasões, a corporação precisa saber como agir para que, assim, ela possa seguir, normalmente, a atuação no mercado.

As medidas que as empresas devem seguir são decididas pela política de recuperação. Tendo isso em vista, a corporação deve retornar a operação conforme o plano de ação determinado.

Segurança de aplicativos

Segurança de aplicativos – ou de aplicação – refere-se à questão da instalação de apps em dispositivos. Isso porque, durante essa ação, é possível, infelizmente, deixar um aparelho mais suscetível a ataques. Para evitar, é preciso planejar a proteção desde a fase inicial do projeto.

Nesse caso, então, durante a reunião de ideias e construção do design de um app, o tema da segurança precisa estar em pauta. Caso não haja esse cuidado, a aplicação pode acabar fornecendo dados confidenciais e informações sensíveis e, com isso, perder crédito no mercado.

Segurança na nuvem

A segurança na nuvem também é um dos tipos de cibersegurança que, por sua vez, se dedica à proteção de sistemas na nuvem, como o conceito indica. Isso, então, envolve a segurança bem como a privacidade de dados em infraestrutura, aplicativos e também de plataformas online.

Esse tipo de cibersegurança envolve os esforços dos provedores da nuvem e dos clientes que a utilizam que podem ser pessoas físicas e de instituições de pequeno, médio e grande porte.

A segurança na nuvem é uma categoria de segurança que conta com as próprias categorias:

  • Gerenciamento de acesso e identidade
  • Governança (políticas sobre prevenção de ameaças e ataques)
  • Permanência de dados
  • Planejamento de continuidade da operação dos negócios

Além disso, a segurança na nuvem também envolve práticas que visam padronizar os processos e ações de uma empresa. Tais práticas podem ser para reduzir riscos e dar norte a todas as outras atividades. De forma geral, esse tipo de cibersegurança precisa de compliance jurídico.

Segurança operacional

A segurança operacional é uma categoria da proteção de redes de computadores e sistemas operacionais. Ela, como o próprio nome sugere, resume-se ao processo de gerenciamento e proteção de ativos dos dados. Nesse caso, então, envolve a permissão de acesso dos usuários.

Mas, para muito além disso, a segurança operacional está voltada para a determinação de onde e como os dados podem e/ou serão armazenados. Este tipo de cibersegurança também envolve a determinação de como e do local o qual as informações podem e irão ser compartilhadas.

Segurança de rede

A segurança de rede também é um dos tipos de cibersegurança disponíveis atualmente. Ela, como próprio nome indica, refere-se à prática de proteger redes de computadores contra ataques que já estão direcionados a algo e para uso de software que causam prejuízos à ela.

Esse é, provavelmente, a prática de proteção mais comum nas médias e grandes corporações. É que, infelizmente, servidores e redes podem estar mais suscetíveis a invasões todos os dias.

E aí, gostou do nosso artigo?

Se interessa pela área de segurança cibernética?

Se sim, já conhecia os tipos de cibersegurança?

By ER Soluções Web