Hoje em dia, é fácil e acessível encontrar sites para fazer downloads de filmes e livros.
Também é possível baixar séries sobre tecnologia bem como de outros gêneros.
Mas, apesar disso, é preciso ter cuidado com essas facilidades, pois pode trazer riscos.
Um dos riscos é o aparecimento de vírus que pode influenciar no funcionamento do dispositivo.
Nesse caso, pode ser o malware? Já ouviu falar nisso? Não?
Então, acompanha o nosso artigo para saber os tipos de malware e como se proteger deles!
Malware: o que é?
Malware é uma abreviação do termo Malicious Software que, ao traduzirmos para o português, significa Software Malicioso. Independentemente do idioma original, ambas as expressões têm a mesma significação: qualquer tipo de aplicação que causa danos em redes ou em dispositivos.
Tais prejuízos podem ser diversos: invasão de sistemas de computadores, perda bem como roubo de dados. Além disso, os danos ocasionados pelos softwares maliciosos também podem ocasionar a inabilidade de aparelhos, como tablets e outros móveis, e servidores operacionais.
Portanto, então, é um problema que merece – e muita! – atenção das pessoas já que pode fomentar a aquisição de dinheiro de forma ilegal. Isso, obviamente, devido à alteração e criptografia de dados. No mais, há perda de privacidade devido à espionagem sem permissão.
É fato que determinados tipos de malware são mais suscetíveis a determinados prejuízos.
Tipos de malware
Por ser qualquer aplicação que cause danos em dispositivos e redes em operação, existem, hoje em dia, diversos tipos de malware. Algumas espécies são mais conhecidas que outras, mas, ainda assim, todas são perigosas. Por isso, então, é fundamental conhece-las para, assim, evitar:
Adware
Adware é o software malicioso e indesejado que resume-se à projeção de anúncios na tela sem o consentimento do usuário. Com isso, tanto a conexão quanto o dispositivo em uso tornam-se mais lentos. Nesse caso, é comum vermos esse tipo de malware em janelas que aparecem toda hora enquanto está navegando pela internet.
Spyware
Spyware é um dos tipos de malware. No entanto, este resume-se à aplicação de um software em um dispositivo, celular ou computador, que serve para transmitir informações pessoais e confidenciais para um invasor. Assim, acontece o roubo de informações, como dados bancários.
Ransomware
Ransomware é um software malicioso que utiliza da extorsão. Quando o dispositivo bem como um servidor é bloqueado, esse tipo de malware pode exigir uma espécie de resgate para que o funcionamento volte ao normal.
Cavalo de troia
Um dos mais conhecidos tipos de malware, o cavalo de troia é uma espécie de aplicação que se disfarça de algo inofensivo. No entanto, não é. Assim, quando instalado, provoca danos à operação normal de um dispositivo. É uma ‘porta de entrada’ para outros tipos de malware.
Worms
Dentre as diversas espécies de malware, o worm é o tipo mais perigoso de todos. É que ele se dissemina de uma forma rápida que, por sua vez, não abre brecha para controle do usuário. Com isso, pode se espalhar por vários dispositivos e ficar ativo neles sem infectar arquivos originais.
Vírus
O vírus é, assim como o cavalo de troia, conhecido e até mais popular que outros tipos de malware. Mas, no caso dele, só é executado quando o dispositivo que ele estiver alojado também estiver sendo utilizado. A partir disso, se dissemina e se espalha para outras aplicações.
Como remover malware do computador?
Sabemos que existem alguns tipos de malware e também de sistemas operacionais. No entanto, para remover as danosas aplicações no Windows 10, é preciso seguir um passo a passo:
- Vá até as seguranças do Windows configurações e abra a página
- Selecione a opção ‘Proteção contra & contra ameaças > opções de verificação’
- Escolha ‘Windows Defender verificação off-line’
- Selecione ‘examinar agora’
Essa explicação está disponível na página oficial da Microsoft e ainda conta com a seguinte afirmação: a Windows Defender off-line leva cerca de 15 minutos. Depois desse tempo, o dispositivo costuma ser reiniciado. Antes, lembre-se: salve os arquivos que estão em execução.
Como se proteger contra malware?
Não é tão fácil evitar os tipos de malwares, mas não é impossível. Para isso, é preciso se proteger contra eles da seguinte forma:
- Atualize, sempre que der, o dispositivo e/ou o software
- Utilize antivírus para se proteger contra possíveis invasores
- Não confie e não abra janelas pop-up que solicitam instalação de software
- Use uma conta de usuário restrita ou padrão sempre que possível
- Procure avaliações sobre o site antes de fazer download de fotos e vídeos
- Limite o compartilhamento de arquivos em sites e/ou aplicativos
No caso das grandes corporações, também indicamos que, além de se proteger das formas acima, tenha uma equipe de cibersegurança. É que, assim, contará com pessoas capazes de lidar e evitar possíveis ataques e invasões ao sistema operacional e dispositivos da própria empresa.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já conhecia os tipos de malware?
Se sim, já sofreu com algum deles?