Não é nenhuma novidade que fazer um planejamento de metas é fundamental para os negócios.
É que, a partir dessa estratégia, fica mais fácil de direcionar toda a equipe de trabalho e lucrar.
Isso acontece porque a ideia do plano de metas é decidir e organizar para chegar aos objetivos.
Para isso, então, é necessário colocar a ‘mão na massa’ e fazer esse planejamento corretamente.
Se não sabe por onde começar, não se preocupe: saiba tudo sobre o assunto pelo nosso artigo.
Puxando esse gancho, hoje, viemos tratar sobre as metas SMART.
Portanto, caso queira conhecer mais o tema, fique conosco até o fim do texto!
Metas SMART: o que são?
É comum que, todo começo de ano, as pessoas falem em criar metas e, de fato, pode ser uma prática proveitosa desde que haja disposição para tal. A fim de direcionar cada um a alcançar os objetivos pessoais e profissionais, um interessante método é fazer um planejamento de metas.
Um planejamento – e ou plano – de metas é importante para nortear e dar continuidade nos passos para, assim, alguém alcançar os objetivos pessoais e profissionais. Em relação aos negócios, a estratégia de planejamento de metas pode ser tão benéfica quanto para o indivíduo.
Nesse caso, então, um empreendedor pode recorrer às metas SMART. Esta, por sua vez, é uma tática que utiliza de determinados critérios para a definição de objetivos. Tal método recebe esse nome por ser um acrônimo que, por sua vez, significa uma palavra formada pelas inicias.
O ‘S’ do termo SMART vem da palavra ‘Specific’ que, em português, significa ‘específica’. O ‘M’ está para representar a palavra ‘Measurable’ que, em português, é ‘mensurável’. O ‘A’, ‘R’ e ‘T’ significam, respectivamente, ‘Attainable’ (Atingível), ‘Relevant’ (Relevante) e ‘Time Based’ (Temporal). Levando isso em consideração, compreenda o que cada um significa na prática.
Specific (específico)
O primeiro passo para criar uma meta é a definição do objetivo final que, por sua vez, precisa ser especifico, como a sigla ‘S’ propõe. Por exemplo, muito além de pensar e escrever ‘aumentar as vendas’, é necessário especificar o quanto de vendas quer aumentar durante um certo tempo.
Nessa fase das metas SMART, o empreendedor deve definir o que, de fato, deseja alcançar. A partir disso, é preciso ter em mente o que precisa fazer para conquistar o objetivo proposto. Para isso, selecionamos uma lista de perguntas que podem ajudar em todo o processo do ‘S’:
- O que deseja alcançar com essa meta?
- Por que deseja alcançar essa meta?
- Quem estará envolvido nesse processo?
- Quais são os recursos necessários?
Levando em consideração essas perguntas, responda-as honestamente e, sempre, especificando as respostas. Com isso, terá uma visão mais esclarecedora de todo o processo.
Measurable (mensurável)
Além de definir uma meta específica, ela também precisa ser mensurável já que, ao longo do processo, será necessário avaliar o desempenho das táticas. A partir da análise de desempenho, o empreendedor poderá ter, de forma mais visível, as ações que mais dão certo e continuá-las.
Para isso, leve em consideração os seguintes questionamentos:
- O que você espera do resultado?
- Quanto tempo você terá para alcançar a meta proposta?
Nesse caso, é fundamental coletar e analisar as informações e os números que conseguir. Não esqueça que eles serão determinantes para o progresso e o alcance do objetivo mais relevante.
Attainable (atingível)
As metas SMART, além de serem especificas e mensuráveis, precisam ser atingíveis. Esse tipo de objetivo é aquele que pode ser atingível via recursos necessários que estão à sua disposição. É preciso ter essa noção, pois, caso o objetivo não seja atingível, pode haver frustração da equipe.
Para evitar desânimo nos colaboradores, tenha em mente algumas perguntas, tais quais:
- É possível, de fato, por meio do histórico, atingir o objetivo que deseja?
- As pessoas que estão no processo acreditam que a meta pode ser atingida?
Esses questionamentos são importantes porque, caso os resultados e o histórico não estejam favoráveis, é possível ser mais realista. Por exemplo, é possível aumentar o prazo do processo. Além disso, saiba se os colaboradores acreditam no projeto. Se não crerem, é um problema.
Relevant (relevante)
Meta é diferente de sonho e, por isso, ela precisa ser realista e relevante. É que, quanto mais importante e real for o objetivo e os benefícios dela, mais ajuda você terá. Dessa forma, para saber se a meta é, de fato, crucial, pegue o histórico da empresa e analise os principais desafios.
O objetivo que deverá ser definido precisa ter impacto direto com os indicadores não tão bons.
Time based (temporal)
Por fim, as metas SMART também levam em consideração o fato do tempo. Toda e qualquer meta precisa ter um prazo final para que, assim, ela seja alcançada em um determinado período. Nesse caso, é fundamental fazer um cronograma realista com os recursos à disposição para tal.
Benefícios das metas SMART para os negócios
O método das metas SMART costuma trazer vários benefícios para uma empresa que investe nessa tática. As principais vantagens de utilizar essa estratégia é ter a maior clareza, foco e organização para alcançar um objetivo proposto. Assim, o processo se torna mais fácil e prático.
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