Se é um leitor frequente de nosso blog, então, já viu que existem diversos modelos de negócios:
B2C, B2B, D2C, B2B2C, B2G, franquia, marketplace, dropshipping, freemium bem como saas.
Todos esses tipos têm características singulares que o fazem específico para cada organização.
Por isso, antes de abrir um negócio – online ou não -, é bom conhecer cada um desses modelos.
Mas, além destes, você, muito provavelmente, já ouviu falar em atacado e varejo, certo?
Esses termos são comuns no ramo business e chamam atenção dos devidos consumidores.
Portanto, hoje, vamos trazer tudo o que é necessário saber sobre venda por atacado.
Quer estar por dentro desse assunto?
Nos acompanhe até o fim!
O que é venda por atacado?
Em algum momento, seja assistindo uma propaganda na televisão ou navegando pela web, você já deve ter visto o termo ‘atacado’, certo? Se já ouviu ou leu tal palavra, sabe do que se trata?
Atacado é uma forma de comercialização de produtos que acontece por meio do comércio de itens em grande escala – ou grande quantidade. Diante disso, a venda por atacado costuma ser direcionada a revendedores (Business to Business to Consumer – modelo com sigla B2B2C).
O vender por atacado também é voltado para empresas. Nesse caso, o modelo de negócio ideal é o B2B – Business to Bussines (De empresa para empresa). Devemos ressaltar que, neste tipo, o consumidor não é uma pessoa física, como eu ou você. O consumidor final é uma organização.
Levando essas características em consideração, a venda por atacado costuma oferecer preços mais em conta já que a comercialização é em grande quantidade. Para exemplificar, podemos trazer a realidade das revendedoras que vão ao Brás em São Paulo para comprar roupas baratas.
Ao comprar peças mais em conta, elas podem dobrar ou até triplicar o preço para conseguir uma margem de lucro. Além do segmento de vestuário, a venda por atacado pode acontecer em outras categorias, tais quais calçados, acessórios, roupas de praia bem como peças intimas.
Vantagens da venda por atacado
Hoje em dia, não é difícil encontrar empresas que fazem venda por atacado. Nesse caso, quando a empresa se intitula como atacadista, ela pode contar com algumas vantagens, sendo estas:
Preços mais em conta
A venda por atacado apresenta um baixo custo porque, como citamos anteriormente, acontece em grande escala. O comércio em grande quantidade faz com que os produtos saiam mais baratos. A partir disso, o revendedor físico ou jurídico pode duplicar o valor e ter maior lucro.
Maior variedade de tipos e marcas
Outra vantagem de vender por atacado é a possibilidade de encontrar uma maior variedade de tipos de um produto. Nesse caso, é possível encontrar um mesmo produto em diferentes marcas e, assim, escolher com base na qualidade do item, da entrega e também do custo benefício dele.
Aumento da visibilidade dos produtos
Vender por atacado, principalmente pela internet, faz com que a visibilidade dos produtos bem como da marca que produz seja ainda maior. Diante disso, há aumento do portfólio de clientes.
Desvantagens da venda por atacado
Durabilidade dos produtos
Uma das principais desvantagens da venda por atacado é a durabilidade dos produtos nos armazéns e centros de distribuição. É que, como os produtos são produzidos em larga escala para, assim, serem vendidos em quantidade, há épocas em que os itens podem sair da validade.
Dessa forma, uma boa dica é investir em algo que não perca essa validade. Por exemplo, é muito difícil que uma peça de roupa estrague conforme o tempo que está armazenado nos depósitos.
Maior logística
Vender por atacado também pode ser desvantajoso devido à distância dos centros de armazenamento. É que, conforme os armazéns sejam longes, é necessário criar um planejamento de logística. Além disso, costuma apresentar um custo financeiro maior por isso.
Como começar venda por atacado?
Começar a vender por atacado pode ser uma missão complicada para algumas pessoas. Para facilitar tal processo, selecionamos determinadas dicas que, por sua vez, se baseiam no seguinte:
Defina o público-alvo
Antes de abrir um negócio, é preciso definir o público-alvo que deseja ofertar os produtos. Se você não sabe o que isso significa, leia o nosso artigo ‘persona e público-alvo: qual a distinção?’
Selecione um canal de vendas
Para vender por atacado, selecione um canal de vendas: será um marketplace? E-commerce? S-commerce? Terá alguma loja física? Antes de comercializar os produtos, é preciso definir isso.
Organize a linha de produção
A venda por atacado acontece em larga escala e, por isso, a produção também deve seguir o mesmo ritmo. Para isso, é necessário ter organização e planos em relação à produção dos itens.
Tenha um centro de armazenamento
Se você tem interesse em vender por atacado, então, saiba que ter um depósito ou armazém é fundamental. É que, após serem produzidos, os produtos precisam ser guardados em um lugar especifico. Devemos ressaltar que o armazenamento deve acontecer de acordo com os itens.
Tenha noção financeira
A venda por atacado também exige que haja uma noção financeira para tocar o negócio. Assim, além de se planejar financeiramente, é preciso ‘colocar no lápis’ quanto cada item será vendido.
E aí, gostou do nosso artigo?
Você é a favor da venda por atacado?
Se sim, como toca o negócio?