Independente do porte de uma empresa, é crucial ter organização para haver desenvolvimento.
Só que, nesse quesito, é fundamental ter um bom plano de metas e também de logística.
Para além disso, o desenvolvimento da empresa pode ser proveniente de credibilidade interna.
Nesse caso, então, uma organização precisa da força e produtividade de todos os colaboradores.
Quando há motivação dos funcionários, é mais fácil alcançar os objetivos que foram propostos.
Para isso, é importante – e essencial, até! – ter a visão de uma empresa bem definida.
Quer saber como estabelecer a visão da melhor forma?
Acompanha o nosso artigo até o fim!
O que é visão de uma empresa?
O fim de um ano costuma ser uma época do ano em que as pessoas ficam mais reflexivas sobre momentos de alegria e dificuldade. Além disso, também é o momento em que muitas pessoas refletem sobre o que, de fato, querem priorizar na próxima temporada e como alcançarão isso.
O começo de um negócio, online ou não, por sua vez, não é tão diferente. É que, no início, uma organização precisa propor metas que possam ser, de fato, alcançáveis em um determinado período de tempo. Nesse caso, então, é crucial estabelecer – e bem! – a visão de uma empresa.
Mas, afinal, o que é a visão de uma empresa?
A visão de uma organização é o que indica onde tal organização quer chegar bem como o que deseja ser no futuro. Tendo isso em vista, a visão é o que direciona e norteia determinadas ações de uma empresa. Por isso, então, ela precisa ser bem definida e ter suporte dos colaboradores.
Este pilar organizacional gera bons frutos à empresa desde que seja definida e compartilhada.
Benefícios de definir a visão de uma empresa
Dizem por aí que os sonhos são nossos combustíveis porque, devido à eles, conseguimos ter motivação para correr atrás do que, de fato, queremos. Trazendo esse panorama para o eixo organizacional, fazemos um paralelo: a visão de uma empresa é o principal combustível dela.
É que, quando estabelecida e compartilhada entre os funcionários, a visão será a motivação mais relevante para a realização de determinadas ações e projetos. Devemos ressaltar que tal representação vai além de uma meta: é a projeção de uma imagem para futuro de uma empresa.
Quando há a definição desse pilar, esse futuro deixa de ser irreal e passa a fazer parte da realidade. E, querendo ou não, todos da organização devem estar satisfeitos quanto à visão de uma empresa. Dessa forma, é mais fácil das pessoas engrenarem no projeto e fazerem dar certo.
O Google, por exemplo, conta com a seguinte visão: ‘ser o buscador de maior prestigio e mais importante do mundo, além de ser um serviço gratuito e fácil de usar que apresenta resultados relevantes em uma fração de segundo’. Hoje em dia, podemos dizer que tal visão se tornou real.
Para isso acontecer, a visão se tornar real, é necessário que ela seja bem definida. Mas, como?
Como definir a visão de uma empresa?
A definição da visão de uma empresa pode ser complicada e, infelizmente, não ser tão efetiva como se espera. Caso ela não seja tão eficiente, as chances de alcança-la se tornam menores.
Por isso, então, existem questionamentos que deve se fazer antes de estabelece-la, como:
Como a empresa quer ser vista no futuro?
Para determinar a visão de uma empresa, todos que a vivenciam devam chegar a um consenso plausível e real de como ela quer ser vista no futuro. Uma marca de calçados, por exemplo, não pode querer ser vista como a melhor empresa de vestuário e outro setor se não de calçados.
Onde estarão atuando com os clientes?
O ‘onde’ também é importante para a definição da visão de uma empresa. Por exemplo, a marca de sapatos quer ser a melhor rede de calçados do bairro, da cidade, do estado, do país ou do mundo? Além disso, gostaria de atuar de maneira online, presencial ou das duas maneiras?
Quais são os principais desafios?
Ao definir onde quer chegar, é fundamental pensar nos possíveis desafios que a empresa encontrará pelo caminho. Alguns problemas, claro, podem até ser imprevisíveis. No entanto, outros podem ser evitáveis e são estes que a organização deve se atentar e solucionar rápido.
Que oportunidades poderão surgir?
Ao longo do percurso para alcançar o futuro que tanto deseja, algumas empresas podem ter, em mãos, oportunidades que poderão ser proveitosas ou não. Algumas, assim como os desafios, serão imprevisíveis e, nesse caso, é importante analisar se tais chances são, de fato, positivas.
Também poderão haver oportunidades que, em um dado momento, pode ser impensável, mas, ao longo do caminho, poderão acontecer. Nesse caso, então, é importante se precaver e tentar imaginar se estas chances podem ser, de fato, proveitosas para a empresas chegar onde quer.
E aí, gostou do nosso artigo?
Você já definiu a visão de uma empresa?
Se sim, com base em que?