Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, alguns temas se destacam mais que os outros.
Um destes, por exemplo, é a inteligência artificial que está sempre protagonizando notícias.
É que, de fato, hoje em dia, as máquinas estão, cada dia que passa, mais evoluídas ao nosso uso.
Isso faz com que muitas delas possam agir e pensar da forma que nós, seres humanos, fazemos.
Mas, além de todas as IA’s, outro assunto também tem se tornado mais conhecido no dia a dia:
Machine Learning.
Apesar de ficar mais conhecido, ainda há muito desconhecimento sobre essa pauta importante.
Esse artigo é, então, para quem deseja saber mais sobre esse assunto.
Machine Learning: o que é?
Machine Learning é uma expressão em inglês que, quando traduzimos para o português, significa ‘Aprendizado de Máquina’. Levando tal fato em consideração, não há nenhuma diferença no termo que usa para se referir ao conceito. Mas o que, de fato, é Machine Learning?
Dentro das inovações tecnológicas, existem algumas categorias, como inteligência artificial. Dentro deste ramo, está o ‘Aprendizado de Máquina’ que, por sua vez, significa o uso de dados para que as máquinas possam aprender a executar funções sem sistemas de cunho manual.
Tendo isso em vista, devemos ressaltar que a Machine Learning não precisa de intervenção humana. A máquina, como o nome do sistema propõe, é capaz de fazer as ações sem auxílio.
Tipos de Machine Learning
Existem, de forma geral, quatro tipos de Machine Learning que, por sua vez, serão explicados:
Aprendizado supervisionado
O aprendizado supervisionado da Machine Learning é o tipo mais comum desse sistema. Nele, o processo ocorre por meio de dados que já foram repassados e pré-estabelecidos. Assim, através de análises, a máquina aprende a tomar as medidas mais cabíveis para uma situação.
Neste modelo, a máquina se utiliza de técnicas de classificação e regressão. Estes atuam em diversas situações, como: e-mails, imagens, dados bancários bem como reconhecimento de voz.
Aprendizado não supervisionado
Se o tipo supervisionado da Machine Learning é o mais comum, então, podemos dizer que o não supervisionado é o menos frequente no processo. Isso porque a máquina analisa os dados sozinha para, assim, identificar padrões. Nesse caso, os resultados podem não ser conclusivos.
Este tipo de ‘Aprendizado de Máquina’ costuma ser usado em pesquisas de mercado e outros.
Aprendizado semi-supervisionado
Como o próprio nome indica, o aprendizado semi-supervisionado é uma mistura do modelo supervisionado e do não supervisionado. Desta forma, então, os dados contam com poucos exemplos rotulados e, por isso, se utiliza muitos dos que não estão rotulados que podem não ser 100% conclusivos.
Aprendizado reforçado
O aprendizado reforçado, por sua vez, é o que a máquina é testada inúmeras vezes. Neste modelo, as máquinas aprendem com os próprios erros até encontrar a abordagem certa e ideal.
Como funciona Machine Learning?
Agora que já sabe o que é Machine Learning e os principais tipos, podemos dizer que o ‘Aprendizado de Máquina’ é um sistema inteligente. Além da utilização de dados, esta aplicação também utiliza algoritmos bem como métodos. A partir deles, alcança os objetivos do sistema.
O aprendizado por algoritmos pode acontecer de duas formas: supervisionada e não supervisionada, sendo que já diferenciamos os dois. Os métodos da Machine Learning se resumem a maneiras de chegar ao desempenho esperado, como a regressão e a classificação.
Independentemente da forma que funciona, os mais diversos tipos de ‘Aprendizado de Máquina’ têm sido, comumente, utilizados na sociedade. Por exemplo, é uma opção para sistemas de vigilância em vídeo, mecanismos de busca, deter fraudes e outros.
Sabendo disso, então, podemos dizer que tal aplicação tem uma importância e tanto nas empresas.
A importância da Machine Learning
Hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo, como o nosso, o fluxo e o uso de dados são maiores se compararmos com 20 anos atrás. Acontece que, neste panorama, nem todo ser humano sabe lidar com a utilização de informações tecnológicas para, assim, tomar decisões.
Baseado nisso, então, a Machine Learning é uma novidade importante especialmente para o ramo dos negócios. É que, por meio dela, com reconhecimento de padrões e fornecimento de percepções (insights), pode ser crucial para as organizações, especialmente as de grande porte.
A partir do ‘Aprendizado de Máquina’, as mega empresas podem criar estratégias para aprimorar ainda mais o próprio negócio. Também podemos ressaltar que, com a Machine Learning, as organizações podem tomar as melhores decisões e, assim, evitar possíveis danos, seja financeiro ou de credibilidade.
Tendo isso em vista, o ‘Aprendizado de Máquina’ pode ajudar no segmento de marketing, vendas e logística. Portanto, então, é um assunto que, de fato, tem se tornado mais frequente devido à todas as boas e singulares atributos que pode gerar para quem usa tal aplicação.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já tinha ouvido falar no ‘Aprendizado de Máquina’?
Se sim, o que acha da Machine Learning?