Dentro da tecnologia da informação, o famoso TI, a programação é uma área bem promissora.
O especialista nesse ramo, o programador, é capaz de criar, desenvolver e manter softwares.
Ademais, ele também é responsável pela criação de sistemas amplos e de computador pessoal.
Tendo em vista, tal profissional exerce um papel importante nas grandes empresas mundiais.
No entanto, para isso, ele precisa saber determinadas linguagens de programação.
Como são muitas, hoje, vamos explicar mais sobre apenas cinco delas.
Se você tem interesse nesse assunto, então, acompanha esse artigo até o fim!
Vamos lá?
Cinco linguagens de programação
Phyton
Existem diversas linguagens de programação: das mais complexas até as mais simples de serem utilizadas. A Phyton, por exemplo, é uma de alto nível que, por sua vez, significa que ela é uma das mais simples. Além disso, a Phyton também é uma das mais próximas à linguagem humana.
Com ela, o programador consegue trabalhar de maneira mais rápida e integrar os sistemas com maior eficiência por ter uma sintaxe básica semelhante ao inglês. Tendo em vista a facilidade e a simplicidade, a utilização da Phyton costuma ser ideal para diversos e distintos casos, como:
Aplicações da web, Machine Learning, desktop, ciência de dados e softwares são só alguns dos exemplos de uso da linguagem em questão. Com a Phyton, os desenvolvedores costumam usar menos códigos, comparado a outras linguagens, e, por isso, têm maior produtividade na função.
Um dos recursos mais interessantes dessa linguagem de programação é a biblioteca-padrão. Nela, os códigos são reutilizáveis para quase todas as tarefas. Isso, claro, também otimiza o tempo e aumenta a produtividade do profissional já que não precisa escrever códigos do zero.
JavaScript
Se esse artigo é uma listagem de algumas linguagens de programação, então, não poderíamos deixar a JavaScript de fora. Esta, por sua vez, também é alto nível já que fora criada para deixar os sites mais dinâmicos bem como interativos. Assim, atua ao lado do usuário, nos navegadores.
Devido à isso, é a linguagem de programação mais popular do mundo principalmente por ter muitas facetas e ser bem flexível. Além de desenvolvedores, pessoas sem tanto conhecimento no assunto conseguem escrever os primeiros códigos com JavaScript pelas tais características.
Como é versátil, a aplicação da JavaScript costuma ser para desenvolvimento de web e software.
C++
Uma das principais linguagens de programação do mundo é a C++ que se pronuncia como se escreve: ‘Cê mais mais’. Sabendo de tal curiosidade, é importante saber o que, de fato, importa. Nesse caso, então, você, nosso leitor, deve saber que ela é uma linguagem cujo nível é médio.
Além disso, é interessante saber que a C++ é baseada na linguagem C. Ambas são eficientes para a web e sistemas mais complexos, mas, como o próprio nome já sugere, a linguagem C++ é mais evoluída, por assim dizer. Isso porque ela conta com uma grande variedade de códigos para uso.
Tal característica faz com que a C++ permita programações de alto e baixo níveis. Além disso, é uma linguagem bem flexível e, por isso, o desenvolvedor não precisa de um ambiente tão potente. Por meio dela, nasceram diversos programas, tais quais Adobe Photoshop e Windows.
PHP
PHP é, na realidade, uma abreviação do termo ‘Hypertex Preprocessor’ que, em português, significa ‘Pré-processador de hipertexto. Tal linguagem costuma ser usada para o desenvolvimento web e para a criação de sites já que favorece conexão de servidores e usuários.
A aplicação desse tipo de linguagem é popular principalmente pelo fato de que o código do PHP é aberto. Dessa maneira, então, toda e qualquer pessoa pode fazer alterações na estrutura da linguagem. Isso também faz com que não haja restrições de uso que estejam ligadas aos direitos.
Tendo isso em vista, o usuário pode mudar a estrutura do PHP e, assim, comercializá-lo. Mas, apesar disso, esta linguagem é compatível com vários bancos de dados, o manuseio é fácil e conta com um grande suporte para os dados. Assim, é uma linguagem popular e muito usada.
TypeScript
TypeScript não é, na verdade, uma das linguagens de programação. Isso porque ela funciona como um conjunto de ferramentas e formas mais evoluídas para escrever o código JavaScript, que, por sua vez, já explicamos anteriormente. Dessa forma, então, é um código transformado.
Apesar disso, a TypeScript vem se popularizando, especialmente nos últimos anos. Assim, hoje, essa linguagem serve para diversas aplicações, tais quais: programação de sites e aplicativos do lado do servidor e do lado do cliente. Além disso, ela também permite a verificação de erros.
Levando essas características em consideração, essa linguagem de programação deixa as aplicações mais complexas e seguras. Funcionando como uma potencializadora da linguagem de JavaScript, a TypeScript proporciona uma melhora na produtividade dos desenvolvedores.
E aí, gostou do nosso artigo?
Você sabe alguma dessas linguagens de programação?
Se sim, qual ou quais?