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Customer Experience: como implementar?

Customer Experience: como implementar?

A maioria dos empreendedores costuma abrir os próprios negócios por duas grandes razões:

Realizar o sonho de trabalhar para si mesmo e/ou para melhorar a vida financeira mensalmente.

Você tem um empreendimento ou pensa em ter? Em qual desses grupos, você se encaixa mais?

Independente da sua resposta, é fato que o seu negócio precisa alcançar e satisfazer o público.

Nesse caso, então, existem várias formas de melhorar a experiência do seu cliente.

Quer saber como implementar o Customer Experience em sua própria empresa?

Basta ler o nosso artigo até o fim e aproveitá-la!

O que é e para que serve Customer Experience?

Customer Experience é só mais um dos termos ‘gringos’ que o ramo business utiliza no dia a dia. Ao traduzirmos tal expressão para o português, temos o real significado da coisa: Experiência do Cliente. Além disso, também podemos abreviar o Customer Experience e, assim, chamar por CX.

Acontece que não importa a forma que você – ou qualquer outra pessoa – deseje chamar já que todas as maneiras visam apenas uma coisa: conjunto de estratégias e ações que as empresas podem – e devem! – tomar para deixar os clientes realizados, felizes e satisfeitos com a compra.

Aplicar esse conceito na prática costuma render ótimos frutos à uma empresa. Isso porque, quando estão 100% satisfeitos, os consumidores podem indicar seus produtos e/ou serviços aos familiares e amigos. Além disso, a possibilidade desse cliente retornar à sua empresa é grande.

Os benefícios de implementar ações para melhorar a experiência do cliente não acabaram. É que, conforme o investimento no Customer Experience, a empresa, com certeza, se destacará em um mercado que, por sua vez, está cada vez mais competitivo. Assim, ela sairá na frente dos principais concorrentes e, consequentemente, poderá crescer mais e, claro, lucrar ainda mais.

Também não podemos deixar de citar que o investimento na experiência do cliente faz com que a retenção de consumidores seja melhor. Ademais, a taxa de cancelamentos e devoluções de produtos, por exemplo, se torna ainda melhor. Acontece que, para isso, é preciso investir certo.

Se você não sabe o que deve fazer para aplicar o Customer Experience no dia a dia, não se preocupe: viemos com a intenção de te ensinar a implementar, na prática, esse conceito crucial.

Customer Experience: como implementar?
Customer Experience: como implementar?

Como implementar Customer Experience na empresa?

Conheça o cliente para Customer Experience

O primeiro passo para melhorar a experiência do cliente é, justamente, conhecer o perfil do seu consumidor. Nesse caso, é importante que a empresa saiba as principais necessidades dele, os desafios que mais afligem à ele bem como os maiores sonhos. Tendo esse conhecimento, a tarefa de criar iniciativas e ações para se aproximar do cliente e deixa-lo satisfeito fica mais fácil.

Para isso, a empresa deve ter um banco de dados atualizado, realizar pesquisas de mercado e de satisfação após o atendimento. Além disso, é sempre bom dar uma olhada nas redes sociais.

Ofereça atendimento humanizado e personalizado

Hoje em dia, em um cenário competitivo, para se tornar o melhor no mercado, é preciso oferecer um bom atendimento. Mas, mais que proporcionar um bom suporte, os clientes gostam de se sentir únicos e, por isso, investir no atendimento personalizado é fundamental.

No Customer Experience, o atendimento personalizado deve vir acompanhado da humanização. Dessa forma, é entender as principais necessidades e demandas do público e – sempre! – utilizar de um contato mais empático, verdadeiro e gentil. Além disso, é importante ser transparente.

Em ambos os casos, a empresa deve contar com funcionários treinados e capacitados para tal.

Invista na experiência omnichannel

É fato que, antigamente, para se aproximar do cliente, as empresas usavam e abusavam das ligações telefônicas. No entanto, hoje em dia, os tempos são outros e, por isso, as empresas precisam evoluir conforme o mercado se desenvolve. Assim, a organização deve investir nos vários canais de comunicação e na integração deles, como o Whatsapp, redes sociais e e-mail.

Ofereça produtos e serviços de qualidade

Atendimento e entrega são fatores que podem ser determinantes para agradar – ou não – um cliente. No entanto, também não podemos esquecer da qualidade dos produtos e serviços que a empresa oferece. Por isso, busque ótimos fornecedores e tente realizar o melhor da empresa.

Aposte no auxílio de tecnologias para Customer Experience

Não é nenhuma novidade que, nos dias atuais, a tecnologia faz parte de nossa vida. Na questão profissional, isso não é diferente. No caso do Customer Experience, utilizar determinadas tecnologias, como vários tipos de CRM, pode tornar a experiência do cliente ainda melhor à ele.

Faça coleta de feedbacks dos clientes

Para colocar o Customer Experience em prática, a empresa precisa fazer com que o cliente se sinta valorizado, único e acolhido. A fim de proporcionar tais sensações ao cliente, a empresa pode coletar, de forma periódica, os feedbacks sobre os produtos e os serviços que ela oferece.

Nesse caso, a empresa pode realizar pesquisas de satisfação, fazer ligações telefônicas, analisar as devidas avaliações em aplicativos de entrega e as postagens nas redes sociais. Dessa forma, se algo estiver errado, é possível solucionar o problema para, assim, não ter danos na imagem.

Invista na pós-venda para Customer Experience

Para algumas empresas, no momento em que o cliente comprou o produto e/ou adquiriu o serviço, não é preciso fazer mais nada. No entanto, não é bem assim: toda empresa deve fazer um investimento na pós-venda. Assim, fortalece à imagem da marca, melhora a reputação da empresa, aumenta a satisfação dos clientes e, dessa maneira, tem feedbacks mais positivos.

E aí, gostou do nosso artigo?

Investe no Customer Experience?

Se sim, de que forma?  

By ER Soluções Web