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Como fazer pesquisa de mercado?

Como fazer pesquisa de mercado na empresa?

Pensar iniciativas e coloca-las em prática em uma empresa necessita de muita análise e estudo.

Para saber as principais oportunidades e os desafios do mercado também exige estudo e análise.

Querer participar das tendências mais atuais do cenário leva em consideração análise e estudo.

Essas análises e esses estudos podem ser provenientes de pesquisas de satisfação e de mercado.

Mas, afinal, como fazer pesquisa de mercado na empresa de forma correta e qual a importância?

Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui, neste artigo.

Se tiver curiosidade sobre, então, aproveite a leitura até o fim e deixe seu parecer no final!

Vamos lá?

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

Não é novidade que, hoje em dia, vivemos em um cenário mercadológico bem diferente se compararmos com os últimos dez ou quinze anos atrás. Com a disseminação e popularização das redes sociais, o mercado online se tornou uma realidade e com grandes e boas tendências.

A fim de entender essa realidade e, com base nela, definir iniciativas para aumentar efetividade nas vendas e na produtividade, uma empresa deve se render à pesquisa de mercado. Esta, por sua vez, é uma pesquisa que se configura, principalmente, na coleta de informações do público.

A pesquisa de mercado não serve apenas para crescer as vendas e a produção da equipe de trabalho. Pelos dados cedidos do próprio público, uma empresa também pode, com a pesquisa, ficar de olho nas principais oportunidades e nas dificuldades que podem atingir os seus clientes.

Aplicando essa iniciativa no dia a dia de uma organização, a pesquisa de mercado também pode facilitar na identificação e na monitoração dos principais concorrentes dela. Além disso, com ela, a empresa consegue conhecer o próprio público e, assim, detectar novos nichos no segmento.

Formas

Hoje em dia, existem alguns tipos de pesquisa de mercado, sendo os modelos de pesquisa primária e secundária as mais comuns. A pesquisa de mercado primária costuma ser realizada pela própria empresa e/ou por um profissional contratado por ela para realizar essa função.

A pesquisa de mercado secundária, por sua vez, se resume na coleta de dados e na análise de informações por um terceiro. Este, por sua vez, pode ser um profissional especializado no assunto ou uma empresa que atua neste segmento. Assim, os relatórios e guias já vêm prontos.

Vantagens de fazer pesquisa de mercado

Independentemente da forma, realizar, de forma periódica, uma pesquisa de mercado é fundamental para uma empresa. Isso porque essa iniciativa costuma render ótimos benefícios:

  • Melhor conhecimento sobre o público-alvo;
  • Criação de novos segmentos e identificação de novos nichos;
  • Analisar os pontos positivos e negativos que foram apontados pelos clientes;
  • Desenvolver soluções para problemas e melhorar experiência do público;
  • Definição de iniciativas mais certeiras;
  • Menor possibilidade de erros na criação de campanhas e tendências;
  • Maior entendimento sobre os concorrentes.

Além dessas vantagens, podemos dizer que realizar uma pesquisa de mercado costuma ser um passo importante para a empresa que quer manter, criar ou fortalecer o relacionamento com o cliente. Por meio dela, o próprio público se sente mais especial, valorizado, ouvido e acolhido.

Acontece que, para isso, a pesquisa de mercado na empresa deve ser realizada corretamente.

Como fazer pesquisa de mercado na empresa?
Como fazer pesquisa de mercado na empresa?

Como fazer pesquisa de mercado na empresa?

Agora que já sabe o que é pesquisa de mercado e quais as vantagens em realiza-las, vamos à prática: quais os critérios para fazer uma pesquisa de mercado na empresa? Para responder esse questionamento, separamos seis passos que são, de fato, importantes e essenciais no processo.

Objetivo da pesquisa

O primeiro passo para começar uma pesquisa de mercado é definir a principal finalidade dela. Para isso, então, os membros da empresa podem se juntar e se perguntar: o que queremos descobrir pela pesquisa? Com isso, é possível encontrar um objetivo preciso e claro para a ação.

Público-alvo

Tendo a finalidade da pesquisa de mercado em vista, é preciso pensar qual será o público-alvo que responderá o questionário. Alguns deles são os clientes, os fornecedores e os concorrentes. Além disso, os membros da empresa também podem ser um público essencial para responder.

Delimitação da amostra de pesquisa

Definiu o público-alvo da pesquisa para empresa? Então, o terceiro passo do processo é a delimitação da amostra de pesquisa. Nesta etapa, os membros precisam escolher algumas informações, como: a faixa etária, social bem como localização geográfica dos participantes.

Elaboração das perguntas

Após a delimitação da amostra de pesquisa, é preciso elaborar perguntas para o público definido. Uma boa dica é utilizar a técnica do funil: comece com questões mais gerais, como de onde o participante é e a idade dele, até chegar em perguntas específicas, como pontos fortes da empresa.

Aplicação do formulário de perguntas

Depois da elaboração de perguntas que leva em consideração o público e a delimitação da amostra, é preciso partir para a ação. Dessa forma, é a hora da etapa da aplicação do formulário. Esta etapa pode acontecer de forma presencial, por redes sociais, e-mail ou ligações telefônicas.

Análise dos resultados

Feita a aplicação do formulário de perguntas em um determinado período, tenha os dados em mãos. Para tal compilação, acreditamos que cruzar informações, fazer infográficos, tabelas e apresentações pode ser interessante. Assim, a análise dos resultados se torna prática e objetiva.

E aí, gostou do nosso resultado?

Sua empresa faz pesquisa de mercado?

Se sim, segue esse escopo que citamos?

By ER Soluções Web