Pensar iniciativas e coloca-las em prática em uma empresa necessita de muita análise e estudo.
Para saber as principais oportunidades e os desafios do mercado também exige estudo e análise.
Querer participar das tendências mais atuais do cenário leva em consideração análise e estudo.
Essas análises e esses estudos podem ser provenientes de pesquisas de satisfação e de mercado.
Mas, afinal, como fazer pesquisa de mercado na empresa de forma correta e qual a importância?
Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui, neste artigo.
Se tiver curiosidade sobre, então, aproveite a leitura até o fim e deixe seu parecer no final!
Vamos lá?
Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?
Não é novidade que, hoje em dia, vivemos em um cenário mercadológico bem diferente se compararmos com os últimos dez ou quinze anos atrás. Com a disseminação e popularização das redes sociais, o mercado online se tornou uma realidade e com grandes e boas tendências.
A fim de entender essa realidade e, com base nela, definir iniciativas para aumentar efetividade nas vendas e na produtividade, uma empresa deve se render à pesquisa de mercado. Esta, por sua vez, é uma pesquisa que se configura, principalmente, na coleta de informações do público.
A pesquisa de mercado não serve apenas para crescer as vendas e a produção da equipe de trabalho. Pelos dados cedidos do próprio público, uma empresa também pode, com a pesquisa, ficar de olho nas principais oportunidades e nas dificuldades que podem atingir os seus clientes.
Aplicando essa iniciativa no dia a dia de uma organização, a pesquisa de mercado também pode facilitar na identificação e na monitoração dos principais concorrentes dela. Além disso, com ela, a empresa consegue conhecer o próprio público e, assim, detectar novos nichos no segmento.
Formas
Hoje em dia, existem alguns tipos de pesquisa de mercado, sendo os modelos de pesquisa primária e secundária as mais comuns. A pesquisa de mercado primária costuma ser realizada pela própria empresa e/ou por um profissional contratado por ela para realizar essa função.
A pesquisa de mercado secundária, por sua vez, se resume na coleta de dados e na análise de informações por um terceiro. Este, por sua vez, pode ser um profissional especializado no assunto ou uma empresa que atua neste segmento. Assim, os relatórios e guias já vêm prontos.
Vantagens de fazer pesquisa de mercado
Independentemente da forma, realizar, de forma periódica, uma pesquisa de mercado é fundamental para uma empresa. Isso porque essa iniciativa costuma render ótimos benefícios:
- Melhor conhecimento sobre o público-alvo;
- Criação de novos segmentos e identificação de novos nichos;
- Analisar os pontos positivos e negativos que foram apontados pelos clientes;
- Desenvolver soluções para problemas e melhorar experiência do público;
- Definição de iniciativas mais certeiras;
- Menor possibilidade de erros na criação de campanhas e tendências;
- Maior entendimento sobre os concorrentes.
Além dessas vantagens, podemos dizer que realizar uma pesquisa de mercado costuma ser um passo importante para a empresa que quer manter, criar ou fortalecer o relacionamento com o cliente. Por meio dela, o próprio público se sente mais especial, valorizado, ouvido e acolhido.
Acontece que, para isso, a pesquisa de mercado na empresa deve ser realizada corretamente.
Como fazer pesquisa de mercado na empresa?
Agora que já sabe o que é pesquisa de mercado e quais as vantagens em realiza-las, vamos à prática: quais os critérios para fazer uma pesquisa de mercado na empresa? Para responder esse questionamento, separamos seis passos que são, de fato, importantes e essenciais no processo.
Objetivo da pesquisa
O primeiro passo para começar uma pesquisa de mercado é definir a principal finalidade dela. Para isso, então, os membros da empresa podem se juntar e se perguntar: o que queremos descobrir pela pesquisa? Com isso, é possível encontrar um objetivo preciso e claro para a ação.
Público-alvo
Tendo a finalidade da pesquisa de mercado em vista, é preciso pensar qual será o público-alvo que responderá o questionário. Alguns deles são os clientes, os fornecedores e os concorrentes. Além disso, os membros da empresa também podem ser um público essencial para responder.
Delimitação da amostra de pesquisa
Definiu o público-alvo da pesquisa para empresa? Então, o terceiro passo do processo é a delimitação da amostra de pesquisa. Nesta etapa, os membros precisam escolher algumas informações, como: a faixa etária, social bem como localização geográfica dos participantes.
Elaboração das perguntas
Após a delimitação da amostra de pesquisa, é preciso elaborar perguntas para o público definido. Uma boa dica é utilizar a técnica do funil: comece com questões mais gerais, como de onde o participante é e a idade dele, até chegar em perguntas específicas, como pontos fortes da empresa.
Aplicação do formulário de perguntas
Depois da elaboração de perguntas que leva em consideração o público e a delimitação da amostra, é preciso partir para a ação. Dessa forma, é a hora da etapa da aplicação do formulário. Esta etapa pode acontecer de forma presencial, por redes sociais, e-mail ou ligações telefônicas.
Análise dos resultados
Feita a aplicação do formulário de perguntas em um determinado período, tenha os dados em mãos. Para tal compilação, acreditamos que cruzar informações, fazer infográficos, tabelas e apresentações pode ser interessante. Assim, a análise dos resultados se torna prática e objetiva.
E aí, gostou do nosso resultado?
Sua empresa faz pesquisa de mercado?
Se sim, segue esse escopo que citamos?