N’uma empresa, tomar boas e corretas decisões é fundamental para a saúde da organização.
Acontece que, após definir determinada iniciativa, é preciso pôr em prática e acompanhá-la.
Por meio do acompanhamento, os membros poderão saber se a ação está sendo, de fato, eficaz.
Durante este processo, os responsáveis pelo acompanhamento devem analisar as métricas.
Uma delas é a métrica da taxa de conversão.
Como é importante, saber calculá-la bem como aumentá-la é essencial para uma empresa.
Se você não sabe como fazer isso, então, acompanhe o nosso artigo!
Vamos lá?
O que é e para que serve a taxa de conversão?
Taxa de conversão é, sem delongas, como o próprio nome indica, uma métrica que mensura o índice ou o número de pessoas que deu o próprio passo nas etapas de funil. Diante disso, então, a taxa de conversão pode ser utilizada em diversas e distintas situações dentro de uma empresa.
Em uma loja física, por exemplo, a taxa de conversão costuma ser mensurada entre o número de visitantes e o número de pessoas que finaliza uma compra. No e-commerce, por sua vez, tal métrica mensura a mesma coisa, mas em um ambiente virtual já que o atendimento é virtual.
A taxa de conversão também pode ser utilizada em relação ao download de e-books bem como cadastro em newsletter. Nesses casos, o usuário passa de um mero visitante para alguém que tem, respectivamente, interesse sobre determinado assunto e ficar ligado nas novidades do site.
Levando em consideração esses exemplos, podemos afirmar, com todas as letras, que a taxa de conversão é muito importante. Ela costuma ser uma forma de avaliar se o investimento, de tempo e dinheiro, como em marketing, está sendo, de fato, benéfico para dar lucro à empresa.
Acontece que, para saber se tal métrica está tendo bom resultado, é preciso saber calculá-la.
Como calcular a taxa de conversão?
Assim como calcular a retenção do cliente, os membros responsáveis por tal função devem saber calcular a taxa de conversão. Nesse caso, em um primeiro momento, é fundamental escolher o período que se deseja ter a métrica. A partir disso, é crucial ter acesso e reunir todos os dados.
Tendo as informações do período que se deseja calcular a métrica, a taxa de conversão pode ser calculada pela seguinte fórmula:
Conversões feitas durante o tempo / total de visitantes x 100 = taxa de conversão.
Para demonstrar na prática, preste atenção ao exemplo: Durante o mês de maio, uma loja recebeu 3 mil visitantes. Desse total, apenas 1300 efetuaram uma compra. Por meio da fórmula destacada, a taxa de conversão desse negócio seria de 43,3% no decorrer do quinto mês do ano.
Por meio deste exemplo, é possível perceber que o cálculo para encontrar métrica é fácil, né? Portanto, não há tanta desculpa para não fazê-la já que é crucial. Mas, aliás, qual o número é ideal? Como aumentar tal índice? Essas são algumas perguntas que responderemos a seguir.
Como aumentar a taxa de conversão da empresa?
Embora tenha similaridades, como o nicho, toda empresa, independente do porte dela, conta com singularidades. Sabendo disso, não é possível determinar qual o melhor índice da taxa de conversão para cada negócio. Nesse caso, os próprios membros da empresa devem determinar.
Para algumas corporações, 43,3% de conversão é animador e, para outras não é tão bom quanto se esperava. Diante disso, é sempre bom saber como melhorar e aumentar tal métrica.
Entender a razão do processo não finalizado
Em qualquer negócio, seja um e-commerce, um marketplace, um canal de informações ou em uma loja, é importante saber o motivo pelo qual o visitante não chegou até o fim do funil. Alguns têm dificuldade de manusear um aplicativo ou de confiar no processo de compra pela internet.
Outros, por sua vez, não concluem a compra, pois o produto que deseja está indisponível dentro do parâmetro, como cores, estampas e tamanhos. Ter conhecimento sobre a não finalização de uma venda pode ser determinante para solucionar alguns problemas e, com isso, vender mais.
Utilize ferramentas de automação
Hoje em dia, uma empresa pode e, normalmente, consegue aumentar a taxa de conversão por meio do uso de ferramentas de automação. Nesse caso, então, é importante conhecer os tipos de CRM bem como o momento ideal para implantar tal tecnologia durante processo de vendas.
Crie bons conteúdos
Além de usar as ferramentas de automação, a tecnologia também pode ajudar uma empresa na hora de criar e divulgar bons conteúdos. Estes, por sua vez, podem ser bem cruciais para chamar a atenção do público-alvo do próprio negócio e, assim, aumentar a métrica da taxa de conversão.
Para isso, é bom conhecer os clientes e, por meio desse processo, definir os canais de comunicação que serão utilizados. Hoje em dia, além das redes sociais, a empresa pode criar material para blogs e podcasts.
E aí, gostou do nosso texto?
A taxa de conversão de sua empresa é boa?
Se não, o que faz para melhorá-la?