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Retailtech x E-commerce: qual a diferença?

Retailtech x E-commerce: qual a diferença?

Nós, do Blog ER Soluções Web, fizemos um artigo sobre alguns dos eventos em abril desse ano.

A maioria deles, como pode perceber, é uma combinação de negócios, criatividade e inovações.

Sendo assim, a presença de startups é mais que certa já que elas significam ‘começar algo novo’.

Para investidores e o público, existe grande variedade de empresas que conta com tecnologias.

Nesse caso, podemos citar as healthtechs bem como as edtechs que estão fazendo sucesso.

Acontece que, além destas, a retailtech também vem se destacando no Brasil nos últimos anos.

Se quer saber o que significa e qual a diferença para o e-commerce, então, fica ligado na gente!

Acompanha a nossa leitura até o fim!

O que é e para que serve Retailtech?

Antes de entender qual a diferença entre retailtech e e-commerce, precisamos explicar o que, de fato, é o primeiro termo. Assim como healthtech e edtech, retailtech é uma junção de duas palavras: ‘retail’ que significa varejo e ‘tech’ que faz menção à tecnologia e recentes inovações.

Tendo essa conceituação em vista, podemos dizer que retailtech é um tipo de startup no ramo tecnológico que tem enfoque nas demandas do varejo. Este, por sua vez, é o processo de vendas que, normalmente, acontece em pequenas quantidades já que o consumidor final é o cliente.

Dessa forma, então, a retailtech é aquele tipo de empresa que, por sua vez, é responsável por criar e oferecer ferramentas para que o setor do varejo se torne mais eficiente. Aumentando a eficiência desse setor, as micro, pequenas e as grandes empresas vão se destacar no mercado.

O mercado das startups com foco em varejo no Brasil

A comercialização de serviços e produtos por meio da internet não é uma novidade. No entanto, a compra e venda por intermédio da tecnologia se tornou mais popular durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus. Isso porque, caso não se lembre, houve o isolamento social.

Em um certo período, lojas de vestuário e de outros segmentos considerados não fundamentais precisaram ficar fechadas. Assim, para não ter um prejuízo ainda maior, diversas marcas tiveram que se adaptar ao novo modelo: a vender e se manter próximo dos clientes por meio de telas.

Não é à toa que, de acordo com os dados mapeados, nos últimos dez anos, houve um ‘boom’ no crescimento das retailtechs. Tanto é que, ao longo dos anos, em 13 rodadas de investimento, mais de US$ 527 milhões já haviam recebido por diversas startups que se consideram retailtech.

Isso é muito dinheiro, né? Ainda que o estado crítico da pandemia já tenha passado devido à vacinação em massa, o comportamento do consumidor não mudou em relação às compras na internet. Para algumas pessoas, inclusive, entrar um site ou aplicativo e comprar é mais cômodo.

Tanto é que, hoje em dia, no Brasil, já existem mais de 700 startups brasileiras que desejam vir remodelar o sistema varejista no país. Nesse aspecto, então, muitas delas vêm para aplicar noções e conceitos para melhorar a logística, operação geral, a sustentabilidade e a produção. Por meio de determinadas mudanças, a experiência do cliente costuma se tornar ainda melhor.

Assim como no Brasil, a retailtech também é uma tendência em vários outros países. Tal tendência é tão grande que este tipo de startup tem batido de frente com o e-commerce. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois conceitos já que ambos prezam por compras pela internet?

Retailtech x E-commerce: qual a diferença?
Retailtech x E-commerce: qual a diferença?

Retailtech x E-commerce: qual a diferença?

Nos últimos anos, termos, como M-commerce e S-commerce, foram criados e ficaram conhecidos. No entanto, ao longo desse tempo, uma expressão ficou ainda mais popular e, por isso, podemos ouvir e/ou ler constantemente em nosso dia a dia: E-commerce. Mas, o que é?

E-commerce é uma abreviação de ‘electronic commerce’ que, ao traduzirmos para o português, significa comércio eletrônico. Tendo isso em vista, engloba toda e qualquer transação comercial feita por intermédio da internet, seja em dispositivos móveis, desktops, aplicativos ou em sites.

Sabendo disso, então, pode ficar uma certa dúvida em relação à diferença entre retailtech e e-commerce. Isso, claro, se há que existe alguma distinção entre esses dois modelos de compra e venda. Acontece que, sim, de fato, existe diferença, pois e-commerce está incluso na retailtech.

Isso porque, como explicamos anteriormente, a retailtech é um tipo de startup. Assim, o comércio eletrônico – ou e-commerce, como é popularmente chamado – só funciona por meio da tecnologia que está presente em várias empresas que foram criadas e estão surgindo. Tais empresas, inclusive, vêm para criar novas soluções no setor e, assim, melhorar o e-commerce.

Dito isso, então, podemos dizer que ambos os termos têm conceituações bem diferentes. Além disso, também podemos dizer que, nos últimos anos, tanto a retailtech quanto o e-commerce, passaram por transformações. Estas, por sua vez, ainda estão acontecendo já que, em um mercado competitivo e tecnológico, criar novidades e colocá-las em prática é a chave do sucesso.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já tinha ouvido falar em retailtech?

Se sim, conhece alguma que se destaca no mercado? Qual?

By ER Soluções Web