Durante às aulas de história, você, certamente, aprendeu que, antigamente, havia o escambo.
Este conceito refere-se ao fato de que existia troca entre produtos sem nenhum uso de moeda.
Dessa forma, então, algumas pessoas trocavam espelho por temperos, por armas e outros itens.
No entanto, ao longo do tempo, outras formas de pagamento foram surgindo e desenvolvendo:
Dinheiro em espécie bem como talão de cheque que demorava cerca de um dia para compensar.
Com as inovações tecnológicas, hoje em dia, podemos pagar uma compra com tamanha rapidez:
Cartões, sendo estes na modalidade de crédito ou débito, transferência e o famoso PIX.
Estes modos de pagamento só são possíveis, pois pequenas empresas de finanças inovaram.
Tendo isso em vista, hoje, o assunto refere-se aos exemplos de fintech e o que isto significa.
Quer saber sobre?
Acompanha a leitura!
Fintech: o que é?
As inovações tecnológicas estão, cada dia que passa, mais frequentes em nosso dia a dia: é em nossa casa, no ambiente de trabalho, na nossa educação ou na dos filhos bem como na saúde. Estas novidades também estão presentes em nosso lazer e no acompanhamento das economias.
Isso porque, atualmente, não precisamos esperar horas e horas em uma fila de um banco para depositar ou sacar dinheiro. É que, hoje em dia, é possível encontrar caixas eletrônicos em vários estabelecimentos, como shoppings e mercados, que facilita as transações financeiras na rotina.
Mas, muito além disso, hoje em dia, também contamos com a presença das fintechs. Este conceito é combinação de duas palavras, em inglês: fin que vem de financial (finanças) e techs que, por sua vez, é abreviação de technology. Esta palavra, em português, significa tecnologia.
As fintechs, então, são empresas que estão começando – ou startups, como também chamamos – e que costumam oferecer serviços para solucionar e facilitar nossa vida financeira. Com elas, é possível fazer financiamentos, seguros, consultar o saldo, ter contas digitais e outras funções.
Todas as funcionalidades podem servir para usuários domésticos que chamamos de pessoas físicas. No entanto, as empresas, independente do porte delas, e outras instituições também podem aproveitar os recursos das fintechs. Nesse caso, o ideal é usar conta de pessoa jurídica.
Hoje em dia, já existem diversos exemplos de fintech que fazem a diferença na vida das pessoas. Algumas delas estão, inclusive, associadas a programas de televisão para ganharem visibilidade dos diversos benefícios que podem proporcionar aos usuários. Com isso, conheça quatro delas.
4 Exemplos de Fintech
Méliuz
O Méliuz é uma startup que surgiu em 2011 e, de lá para cá, só cresceu. Com a missão de tornar as relações de consumo mais inteligentes, esta fintech começou o serviço por meio do oferecimento de cashback nas maiores e principais lojas online. Acontece que, hoje em dia, esta função já existe em varejo físico, na compra de créditos de celular, em apps e até em Nota Fiscal.
Tendo em vista tais funcionalidades, atualmente, o Méliuz já totaliza mais de 26,9 milhões de contas. Além disso, também contabilizou, no ano passado, em 2022, mais de R$ 5,1 bilhão em vendas para os parceiros. Assim, é um dos exemplos de fintech que traz benefícios ao financeiro.
Nubank
Há dez anos, em 2013, surgiu o Nubank, uma plataforma financeira que tem a missão de reinventar os serviços financeiros. Com tal finalidade, tal startup cresceu a ponto de, hoje, servir aproximadamente 75 milhões de clientes no Brasil e em outros dois países: México e Colômbia.
O Nubank, também conhecido como roxinho, é um banco digital que entrega uma interface simples e, por isso, o aplicativo é fácil de utilizar. Além disso, o Nubank é um dos exemplos de fintech que, hoje, oferecem diversos serviços financeiros aos usuários sem cobrar taxa mensal.
PicPay
Brasileira, mais especificamente de Vitória, a PicPay se tornou um dos principais exemplos de fintech do nosso país. Com esse serviço financeiro, o usuário pode abrir uma conta digital para, assim, ter controle das economias. Além disso, com ele, é possível pagar online em até 12 vezes.
Os benefícios de confiar no PicPay não acabam por ai já que esta startup conta com rendimento CDI e ainda oferece uma portabilidade de salário sem complicações. Ademais, o usuário, caso precise, também tem a oportunidade de pedir empréstimos, comprar criptomoedas, antecipar FGTS e outros recursos.
Stone Pagamentos
Como surgiu em 2012, a Stone Pagamento apresentou aprimoramento nos serviços que oferecia aos clientes. Tanto é que, hoje em dia, ela oferece maquininha de cartão, seguro de vida e de loja, conta empresa, serviço de PIX, controle de vendas e antecipação delas e link de pagamento.
Tais recursos são possíveis para que a Stone alcance a principal missão dela: tornar os serviços financeiros mais justos para os lojistas brasileiros. Por isso, então, tal startup apoia cada um deles na jornada empreendedora via a reunião de pessoas focadas em apenas uma finalidade.
Dito isso, é, hoje em dia, um dos exemplos de fintech mais populares do país, especialmente após patrocinar a 23ª edição do maior reality show do país: o Big Brother Brasil.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já conhecia alguns dos exemplos de fintech?
Se sim, utiliza algum destes?