fbpx

Incubadora e aceleradora: qual a diferença?

Incubadora e aceleradora: qual a diferença?

Em determinado momento, com amigos ou não, você já teve uma ideia que achou sensacional.

Esta ideia, para algumas pessoas, não é só momentânea e, sim, uma oportunidade para praticar.

Diante disso, muita gente começa a empreender e, para tal, precisa ter apoio moral e financeiro.

A fim de tentar tais suportes, é comum vermos startups nos eventos em abril e em outros meses.

No entanto, antes de marcar presença nas feiras e conferências, é preciso diferenciar conceitos:

Incubadora e aceleradora.

No mundo dos negócios, tais expressões são bem comuns e, por isso, precisam ser explicadas.

Se você tem interesse no assunto, então, acompanha a leitura até o fim!

Incubadora: o que é?

O tempo de uma gravidez costuma variar entre 37 e 42 semanas de forma geral. Antes disso, ao nascer, os médicos consideram que o bebê é prematuro e, por isso, deve ficar na incubadora. A incubadora de recém nascidos ou bebês com problemas se resume a ser uma câmara fechada.

Esta câmara fechada é aquecida e umidificada bem como conta com pouca luminosidade do ambiente externo e sem ruídos. Tais características são fundamentais para simular o útero materno ao recém-nascido e, assim, estimular o crescimento e desenvolvimento deste novo ser.

Tendo em vista a finalidade da incubadora do bebê, precisamos falar sobre a incubadora de empresas. Este tipo também é responsável por estimular o crescimento e o desenvolvimento. Entretanto, desta vez, quem sofre tal estímulo são os pequenos e inovadores empreendimentos.

Assim como o de recém-nascidos, a incubadora de negócios também opera de forma limitada já que ela funciona para dar o suporte necessário à nova empresa. Sendo assim, com o negócio dando os passos e ‘caminhando sozinho’, a assistência dada à nova empresa deixa de acontecer.

Levando isso em consideração, a incubadora de empresas é um tipo de startup que é, normalmente, ligada a instituições de ensino ou organizações sem fins lucrativos, as ONG’s. Além disso, elas também podem ser administradas por entidades públicas bem como privadas.

A incubadora e aceleradora são diferentes. Antes de saber as distinções, saiba o que é uma aceleradora!

O que é aceleradora?

No mundo dos negócios, além das incubadoras, também precisamos falar sobre as aceleradoras. A aceleradora se caracteriza, como o próprio nome indica, por acelerar o crescimento de outras startups. Assim, atua encontrando projetos com potencial, mas que não têm suporte financeiro.

Mais que a assistência financeira, a aceleradora pode oferecer outros tipos de apoio, tais quais: melhora de gestão, aumento de produtividade e fornecimento de serviços. Neste caso, esse modelo de startup pode oferecer mentorias, redes de contatos com empreendedores e outros.

Levando em consideração tudo que fora exposto, podemos dizer que a aceleradora tem apenas um objetivo: auxiliar um negócio até que ele possa atingir um equilíbrio. Tal equilíbrio também pode ser chamado de breakeven e é fundamental ao negócio para se manter estável e seguro.

A fim de chegar a este estágio, a pequena empresa costuma ser gerenciada por empreendedores ou investidores que, de fato, já têm experiência no mercado. Por meio desta gestão, este tipo de startup pode crescer na área de atuação bem como conquistá-la por ser de modo escalável.

Agora que já conhece o que é aceleradora, vamos ao que interessa e que chamou atenção por meio do título? Se sim, então, conheça, abaixo, as diferenças entre incubadora e aceleradora!

Incubadora e aceleradora: qual a diferença?
Incubadora e aceleradora: qual a diferença?

As diferenças entre incubadora e aceleradora

Embora já tenhamos explicado as principais características dos dois tipos de startup, sabemos que os conceitos podem deixar certas dúvidas. Uma delas é em relação à diferença deles já que ambos têm a finalidade de apoiar pequenos empreendedores e projetos que estão no começo.

Tendo isso em vista, precisamos ressaltar que a distinção entre incubadora e aceleradora é a fase do desenvolvimento da empresa. Isso porque, como já explicamos, a incubadora é a startup que prepara o novo empresário para o mercado atual e, assim, dá toda a assistência possível.

Como não há interesse em lucrar com esse tipo de empresa, a incubadora costuma contar com o suporte de instituições de ensino bem como públicas e sem fins lucrativos. Estes sujeitos, ao verem que a startup está seguindo o caminho, deixa a empresa dar os próprios passos sozinha.

A aceleradora, por sua vez, tem um objetivo diferente: como trabalham com startups em fase de crescimento, este modelo visa acelerar esse desenvolvimento. Para isso, é normal contar com investidores experientes que oferecem capital, rede de contatos e até conhecimento de gestão.

Neste processo, pensando em lucrar por meio da nova startup, os patrocinadores costumam fazer acordos e contratos. Dessa forma, parte do capital fica com os investidores e a outra parte se destina à aceleradora. Por meio disso, é possível que tal empreendimento cresça ainda mais.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já sabia a diferença entre incubadora e aceleradora?

Se sim, conhece startups desses dois tipos?

 

By ER Soluções Web