O Diário Oficial da União revelou, na última terça-feira (16), um anúncio do Banco Central (BC) sobre a abertura de um concurso público para preencher a posição de analista do Banco Central. O concurso proporcionará 100 vagas para contratação imediata, além de formar um banco de cadastro reserva.
No que diz respeito às inscrições, estas poderão ser feitas entre os dias 22 de janeiro e 20 de fevereiro de 2024, com uma taxa de inscrição fixada em R$ 150,00. Os selecionados trabalharão 40 horas por semana, com uma remuneração mensal de R$ 20.924,80.
As oportunidades de emprego disponíveis abrangem as áreas de economia, finanças e tecnologia da informação. O requisito para concorrer a qualquer uma dessas funções é possuir um diploma de nível superior em qualquer campo, devidamente registrado, emitido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
A execução do concurso ficará por conta do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A primeira etapa consistirá em provas objetivas e discursivas, que têm caráter eliminatório e classificatório, e estão programadas para serem realizadas no dia 19 de maio de 2024, em todas as capitais do Brasil.
Além disso, os candidatos passarão por uma sindicância de vida pregressa, que também tem caráter eliminatório. A segunda etapa do concurso comportará o Programa de Capacitação (Procap), organizado pelo Cebraspe, com caráter eliminatório e classificatório. O programa terá uma carga horária total de até 160 horas, subdivididas entre 120 horas de aulas à distância, quatro horas para testes e 36 horas destinadas a um seminário de integração.
Os aprovados serão alocados nos diferentes departamentos do BC, segundo os critérios estabelecidos pela instituição, e exercerão suas funções na cidade de Brasília (DF).
Informações adicionais podem ser obtidas através da Agência Brasil.
Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/banco-central-divulga-edital-de-concurso-para-analista/