Se você é um leitor assíduo do nosso blog, então, já sabe como criar o próprio negócio online.
É fato que ter um site e redes sociais da marca são principais para chegar até o público-alvo.
No entanto, depois de um tempo, pode ser bacana desenvolver um aplicativo para sua empresa.
Isso porque, no app, você pode ter maior envolvimento com o cliente e saber mais do perfil dele.
Muito além disso, o aplicativo também garante mais agilidade e eficiência do que o site oficial.
Mas, para dar esse passo a mais, é necessário entender sobre o que é wireframe para aplicativo.
Se você está em busca desse tipo de conteúdo, então, continua essa leitura!
O que é Wireframe?
Wireframe é uma palavra em inglês que refere-se à um esqueleto de um determinado projeto. Por isso, então, diversos profissionais do ramo usam o termo “protótipo” no lugar de wireframe.
Não importa o nome que você escute por aí, wireframe ou protótipo é a fase de desenvolvimento de uma proposta de projeto, seja site ou app. Nesse estágio, o ideal é que o profissional e o cliente vejam como será, no rascunho, como será a tela do produto final.
Dessa maneira, é possível mudar caso algo esteja em desacordo com o desejo do cliente. Além disso, também é possível alterar algo se o profissional responsável pelo rascunho cometer erros.
A elaboração desse rascunho pode acontecer por meio de desenhos e/ou anotações de ideias em papéis. No entanto, com a evolução da tecnologia, esse tipo de serviço pode ser feito por ferramentas. Não importa como, fazer o wireframe para aplicativo tem alguns benefícios, como:
- Apresenta resultados mais compreensíveis
- Facilita o alinhamento entre o desejo do cliente e o trabalho do profissional
- Dá para revisar
- Contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de layouts
- Facilita o trabalho do designer
- Ajuda na diagramação do conteúdo
É fato que fazer um wireframe, da forma que queira, é vantajoso para o trabalho final ficar mais bonito, intuitivo bem como da escolha do cliente. Lembre-se que o wireframe serve para a estrutura: como as informações estarão expostas, o fluxo da página, quantos menus e outros.
Tipos de wireframe
Existem, de forma principal, três tipos de wireframe, como: o de baixa fidelidade, de média fidelidade, de alta fidelidade. A diferença entre eles é a quantidade de informação que conterá no rascunho do seu projeto.
Wireframe de baixa fidelidade
O wireframe de baixa fidelidade serve como o ponto de partida para o projeto. Sendo assim, como o próprio nome indica, esse tipo de wireframe não tem muitos detalhes e nem noção de tamanho por escala, pixel ou outro. É, então, normalmente, o desenho da reunião de ideias.
O tipo de baixa fidelidade costuma ser utilizado durante à primeira reunião com o cliente feito por meio de um papel. Assim, o wireframe para aplicativo, em um primeiro momento, será de baixa fidelidade.
Wireframe de média fidelidade
O wireframe de média fidelidade é aquele mais evoluído que o de baixa fidelidade. Sendo assim, então, costuma ter mais informações e representações do layout. No entanto, ainda assim, não conta com muitos detalhes, como o tipo de fonte a se utilizar ou quais imagens serão usadas.
A partir desse momento de elaboração, o profissional responsável pelo projeto já pode utilizar ferramentas para mostrar a ideia ao cliente.
Wireframe de alta fidelidade
O wireframe de alta fidelidade é o mais evoluído quando comparado com os dois outros tipos. Com isso, então, é mais fiel – e daí vem o nome – do produto final já que conta com mais detalhes. Nesse caso, então, pode ter imagens reais bem como o conteúdo escrito necessário.
Esse tipo de wireframe para aplicativo, site ou sistema operacional pode conter informações de contato, rodapés e sistemas de navegação. Ademais, a tipografia desejada costuma ser especificada.
Dicas de como criar wireframe para aplicativo
Como explicamos até agora, o wireframe para um aplicativo é apenas o começo de um projeto. No entanto, apesar disso, existem alguns fatores que podem – e devem! – ser considerados:
- Reunião de todas as informações
- Faça testes de usabilidade com quem não faz parte do projeto
- Faça um wireframe para aplicativo funcional e com boa usabilidade
- Hierarquize as informações em parceria com o objetivo do app
- Utilize cores harmônicas e/ou da paleta de cores da logo da marca
Mais que isso, um trabalho, como o de fazer wireframe para aplicativo, envolve uma equipe que vai do cliente até o designer. Assim, peça feedbacks para que o trabalho final fique o melhor.
Ferramentas para criar wireframe para aplicativo
Wireframe para aplicativo, seja de médio ou de alta fidelidade, pode ser feito em ferramentas. Como existem diversas, sugerimos quatro que são bem eficientes e até fáceis de utilizar, como:
Todas essas quatro ferramentas apresentam um custo financeiro que envolve o pagamento de uma mensalidade. Além destas, existe o Canva que conta com funções gratuitas. No entanto, para ter acesso à todos os tipos de ferramenta, como o wireframe, é preciso pagar uma quantia.