Antes de abrir um negócio e/ou começar um projeto, é preciso analisar o cenário do mercado.
É que, por meio dessa tarefa, você, empreendedor, terá um panorama de vários aspectos, como:
Da própria empresa e da concorrência para tomar as decisões certas, crescer no ramo e lucrar.
Além disso, essa análise também pode te ajudar a evitar ou solucionar determinados desafios.
Por isso, então, a análise FoFa é uma ferramenta necessária para quem tem empreendimento.
Acontece que, infelizmente, nem todo mundo sabe como fazer tal análise dentro da empresa.
Tendo isso em vista, explicaremos e ensinaremos como fazer essa tática da maneira correta.
Se tiver interesse no assunto, então, acompanha nosso artigo!
Caso não tenha, compartilhe com um amigo empreendedor para ajudar!
O que é análise FoFa?
Se você está no ramo dos negócios, então, provavelmente já ouviu falar na seguinte expressão: análise swot. Swot é uma abreviação para Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Quando traduzimos tais palavras, temos Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FoFa).
Independentemente do termo que se utilize, a análise FoFa – ou Swot – é uma ferramenta para o planejamento estratégico. Por meio dela, os funcionários e o empreendedor de uma empresa podem analisar o cenário atual para que, assim, iniciem um novo projeto ou haja boas decisões.
O uso dessa estratégia leva em consideração quatro pontos importantes, como já citamos anteriormente. Acontece que estes estão subdivididos em dois ambientes: o interno e o externo. Tendo isso em vista, vamos nos debruçar mais, individualmente, sobre cada um destes fatores.
Ambiente Interno
Forças
‘Forças’ – Strengthts, em inglês – é um dos aspectos avaliados na análise FoFa. Neste fator, a empresa tende a observar bem como analisar o que a diferencia entre a concorrência, como o atendimento, logística ou qualidade. Além disso, avalia o que, de fato, dá certo para continuar.
Fraquezas
‘Fraquezas’ – Weaknesses, em inglês – é o outro aspecto interno que a empresa precisa avaliar na análise FoFa. Neste caso, a organização deve prestar atenção e analisar os pontos baixos do negócio, tais quais: gastos não necessários, problemas e custos de transporte e outros aspectos.
Ambiente Externo
Oportunidades
As ‘oportunidades’ – Opportunities, em inglês – são aspectos do ambiente externo que uma empresa precisa estar de olho. A partir desse ponto da análise FoFa, a organização terá uma noção maior do que, de fato, está mudando no cenário do mercado e o que pode ser positivo.
Ameaças
As ‘ameaças’ – Threats, em inglês – são outros fatores do ambiente externo que precisam ser considerados. Neste caso, a empresa avaliará e analisará o que, de fato, está acontecendo, de forma geral, no cenário do segmento que atua e, assim, ter noção do que pode ser negativo.
Importância de fazer análise FoFa na empresa
Agora que já sabe o que é análise FoFa e todos os pontos que devem ser levados em consideração, vamos ao que interessa: qual a importância de usar essa estratégia na empresa?
Identificar e analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização serve por diversos motivos, tais quais: priorizar determinadas ações institucionais bem como tomar decisões mais certeiras. Além disso, a análise FoFa ajuda na melhora do que realmente precisa.
Com essa ferramenta, a organização também poderá ter mais conhecimento sobre o que, de fato, está acontecendo no mundo dos negócios. A partir disso, poderá fazer ações ideais para que a empresa se destaque no ramo que atua ou mude o posicionamento para se destacar.
Acontece que, para obter os benefícios de tal ferramenta, é preciso fazê-la corretamente.
Como fazer análise FoFa na empresa?
A realização da análise FoFa deve acontecer por gestores e funcionários que estão, no dia a dia, trabalhando pela empresa. Tal integração entre todos membros é fundamental para que a estratégia seja benéfica e a organização tenha, de fato, uma análise pautada no real e no ideal.
Levando isso em consideração, vamos à prática? É possível fazer a análise dos pontos por meio manual e/ou pela internet. Independentemente da forma que faça, é importante anotar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização que os membros identifiquem.
A partir disso, em equipe, deve acontecer o cruzamento de todas as informações colhidas. Por exemplo: quais as principais fraquezas da empresa que atrapalham as oportunidades? Como estas mesmas fraquezas podem potencializar o nível das ameaças para o negócio e organização?
Desta forma, então, junte: forças e oportunidades; forças e ameaças; fraquezas e ameaças; fraquezas e oportunidades. Tendo o resultado do cruzamento de dados e informações, a empresa está pronta para criar e colocar em prática um planejamento estratégico de ação.
Com isso, a organização pode direcionar melhor os próprios recursos para solucionar riscos ou potencializar pontos positivos. Além disso, com a análise FoFa, a organização pode – e deve! – traçar metas mais realistas, seja de vendas, de marketing, de logística ou de qualquer aspecto.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já fez, alguma vez, análise FoFa?
Se sim, percebeu alguma diferença?
Se não, pretende fazer alguma vez?