A pandemia de coronavírus acelerou algumas questões que seriam inevitáveis, como o atendimento digital ao cliente.
Isso porque, antes da Covid-19, a assistência ao público era, de forma principal, presencialmente.
O aparecimento do vírus nos deixou isolados e, assim, recorremos ao virtual para interagirmos.
Nesse caso, então, os negócios também precisaram recorrer ao atendimento digital para não deixar o cliente na mão.
Com as vacinas, pudemos voltar à uma vida quase normal, mas a assistência virtual veio para ficar.
É importante ressaltarmos que, para se consolidar, o atendimento digital ao cliente precisa ser bom.
Sabendo disso, separamos as melhores dicas para melhorar esse tipo de serviço ao público.
Confira quais são!
Por que devo melhorar atendimento digital?
Você é um empreendedor? Se sim, com certeza, já ouviu e/ou falou que o ‘cliente sempre tem razão’. Tal frase não é tão recente, já que data-se de 1909, mas faz sucesso entre os empresários até hoje. Aliás, é uma lógica perpetuada que se dissemina entre os colaboradores.
Essa é uma frase que, de fato, é verdadeira. Isso porque, antigamente, os empreendimentos utilizavam da qualidade dos bens e dos serviços para impressionar. Mas, hoje em dia, o que surpreende, de forma positiva, os clientes são os esforços de melhor experiência de compra.
Isso, obviamente, envolve escutar e dar razão ao seu público alvo. A fim de aumentar o contato e deixar a interação mais dinâmica e rápida, as empresas estão recorrendo à internet. Sendo assim, o atendimento digital ao cliente é um fator fundamental no pré, durante ou pós venda.
Atender o cliente com produtos e/ou serviços de qualidade é importante. Mas entenda que, atualmente, o público não se contenta só com isso: ele quer participar ativamente e dar palpite. Além disso, ouvir as críticas construtivas são interessantes para melhorar o serviço que oferece.
O atendimento digital é, então, um caminho que muitas empresas passaram a utilizar. Isso porque, felizmente, as redes virtuais facilitam o alcance do público em poucos instantes. Quando existe algo que não agrada ao seu cliente, rapidamente é possível transformar a experiência.
Ficar atento ao seu público te dá bons frutos: os clientes se sentem mais à vontade e confiantes para indicar à um conhecido. Além do mais, ter um bom atendimento fideliza quem já é cliente. No entanto, ter um bom atendimento digital nem sempre é tão fácil. Por isso, confira dicas.
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Dicas para melhorar atendimento digital
Conheça seu público
Antes de se pensar e/ou fazer qualquer ação para melhorar sua empresa ou o atendimento dela, é importante conhecer seu público. Nesse caso, o ideal é levantar e mapear informações sobre os clientes e as devidas necessidades bem como fazer pesquisas. Assim, cria-se uma persona.
A partir dessas iniciativas, fica mais fácil que você e a equipe de comunicação da empresa crie estratégias comunicacionais. Isso, obviamente, resulta em maior proximidade com o cliente e demonstra uma preocupação com o próprio público. Tal preocupação é bem vista por eles.
Tenha canais de comunicação
Existem, atualmente, diversas plataformas que podem ser os canais de comunicação de uma empresa: Instagram, Facebook, Twitter, o site oficial e aplicativos de mensagens instantâneas. Cada um deles conta com objetivos diferentes, mas contribuem para o atendimento digital.
É interessante que a escolha da forma de comunicação virtual com o cliente tenha a ver a realidade dele. Portanto, então, é fundamental contar com o conhecimento do próprio público: será que eles utilizam mais redes sociais? Ainda se interessam por receber e/ou mandar e-mails?
Não podemos deixar de citar que a escolha de um canal de comunicação anula a possibilidade de usar outros. Na realidade, atualmente, a maioria das empresas se conectam em diversas redes sociais. Por exemplo: o Instagram para mostrar produtos e serviços e Whatsapp para contato direto.
Não demore para atender o cliente
O uso de redes sociais que garantem a comunicação instantânea com o cliente faz com que o público queira um atendimento digital bom e rápido. Até porque todo mundo – ou a maioria – gosta de resolver logo um problema ou se inteirar sobre as novidades da empresa.
Portanto, então, muitas empresas estão recorrendo à contratação de profissionais de comunicação. Assim, são responsáveis por alimentar as redes sociais, oferecer atendimento digital rápido e de qualidade e deixar os clientes mais satisfeitos. Isso agrega valor à uma marca.
Humanize o atendimento digital
É fato que o cliente quer um atendimento digital rápido, mas isso não quer dizer um atendimento digital robotizado. Ter um atendimento padronizado pode afastar o cliente do empreendimento já que ele gosta de sentir especial, valorizado e único.
Por isso, então, é importante ter um atendimento digital humanizado e personalizado. Nesse caso, o ideal é contratar e treinar pessoas para ouvir, mostrar soluções e ter empatia com o cliente. Fazendo dessa forma, há grande chance do público se fidelizar e ser leal à sua marca.
Conclua o atendimento digital
O cliente deseja um atendimento digital para algum objetivo. Nesse caso, ele só estará satisfeito se tal contato alcançar, de fato, totalmente o objetivo esperado.
Por isso, então, é fundamental fazer o atendimento completo: caso demore um pouco, mantenha o cliente em contato que ele se sinta seguro de que o atendimento ainda está acontecendo.