As inovações tecnológicas são meios que, de fato, contribuem para a socialização dos indivíduos.
É que, por meio dela, podemos usar as redes sociais e interagir com pessoas mesmo em telas.
Tanto é que, hoje em dia, a utilização de aplicativos para fazer reunião online é super comum.
No entanto, apesar desse cenário, o uso de tecnologia não se resume só aos pontos positivos.
Ainda assim, as inovações tecnológicas têm conseguido ser bem úteis às grandes organizações.
Nesse caso, podemos citar uma das formas práticas: a utilização do autoatendimento.
Quer saber como implementar essa modalidade em sua empresa?
Basta ler o nosso artigo até o fim!
O que é autoatendimento?
O autoatendimento já está em vigor em diversos estabelecimentos bancários, por meio dos caixas eletrônicos, comerciais, como a Americanas, e em fast foods, como Mc Donald’s. Tal modalidade se configura por ser um sistema em que o responsável pelo atendimento ao cliente é ele próprio. Tendo isso em vista, podemos dizer que esta modalidade é o ‘atender a si mesmo’.
Por meio desse modelo de atendimento, o cliente pode fazer os próprios pedidos, tirar dúvidas sobre um serviço bem como pagar contas. Isso acontece sem intermediação de um ser humano já que a máquina consegue dar assistência total ao consumidor e, assim, operar sem problemas.
Além dos exemplos que já citamos anteriormente neste texto, o autoatendimento também está presente nos chats e nos chatbots. Estes, por sua vez, são mais comuns em e-commerces e redes sociais em que os clientes costumam elogiar, criticar bem como pedir atualizações de tal pedido.
Esta é, então, uma modalidade de suporte que vem se destacando. Mas, afinal, o que se ganha?
Principais benefícios do autoatendimento
A modalidade do autoatendimento é polêmica já que, segundo algumas pessoas, as máquinas operam para substituir funcionários humanos aumentando o desemprego. E, de fato, a redução de custo é uma das principais vantagens para o autoatendimento. Além disso, tal modelo gera:
Redução no número de atendimentos
O autoatendimento contribui para a redução no número de atendimentos. Com tal modalidade à disposição, a empresa pode dividir e distribuir melhor os funcionários. Estes, por sua vez, podem ser realocados para outros setores e, assim, criarem e fortalecerem o relacionamento com os clientes. Tendo isso em vista, a empresa só tende a ganhar com devida aproximação.
Agilidade no atendimento ao cliente
É fato que nem todo mundo gosta de esperar em filas, principalmente quando temos compromissos e/ou estamos atrasados para tal. Nesse caso, então, o autoatendimento do cliente pode ser uma alternativa eficiente e rápido para quem não deseja esperar a assistência.
Maior disponibilidade
Com o autoatendimento, é possível que os clientes possam fazer pedidos e transferências bancárias, tirar dúvidas e pesquisar mais informações sobre um produto e/ou serviço à qualquer hora do dia. Dessa forma, então, não é preciso esperar o horário comercial para tais atividades.
Como implementar autoatendimento na empresa?
A garantia de autonomia do cliente também é um fator determinante para a tendência do autoatendimento. Acontece que, para aproveitar os benefícios citados, é preciso implantar essa modalidade da maneira correta. Assim, é possível afastar quaisquer prejuízos e danos. Por isso, separamos algumas dicas que são, de fato, essenciais para implantação dessa modalidade:
Conheça seu público
O primeiro passo para implementar o autoatendimento na empresa é conhecendo quem é o público dela. Por meio dessa fase, é possível compreender as principais demandas, expectativas e necessidades do cliente. Além disso, por meio do conhecimento, é possível entender e identificar as adversidades mais recorrentes e, assim, criar soluções para resolver os desafios.
Defina os canais de atendimento
É fato que, antigamente, o principal canal de comunicação e atendimento com o cliente era a ligação telefônica. No entanto, com o uso das inovações tecnológicas, esse cenário mudou. As ligações por voz ainda são opções para dar suporte ao cliente, mas, atualmente, não são as únicas.
Hoje em dia, o atendimento ao consumidor pode ser por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp. Além disso, é possível integrá-lo com SMS, e-mail e redes sociais. Para definir qual o melhor canal de comunicação, é necessário entender quem é o seu público.
Crie um chatbot para autoatendimento
Após definir os canais de atendimento ao cliente, por meio do conhecimento do público, é necessário partir para a ação. Neste momento, então, saiba como criar um chatbot neste link.
Monitore o resultado do autoatendimento
Ao longo do uso do chatbot para atendimento, a empresa precisa monitorar o resultado de forma periódica. Com tal iniciativa, é possível identificar e compreender o que, de fato, está surtindo efeito na assistência ao cliente. Além disso, por meio do monitoramento das métricas, é possível analisar o que não está dando bons frutos para criar soluções e mudá-las para melhor.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já faz uso do autoatendimento na empresa?
Se sim, acredita que é uma boa modalidade?