Não é nenhuma novidade que, nos dias atuais, vivemos em um mercado – muito! – competitivo.
Para se destacar e, assim, atrair, conquistar, fidelizar e reter clientes, é necessário criar táticas.
Uma das estratégias utilizadas pelas empresas queridinhas do público é a gestão de marca.
Acontece que, antes da prática, é preciso conhecer a teoria do que é branding e como fazê-lo.
Tendo em vista que muitas pessoas desconhecem esse assunto, viemos te explicar sobre ele.
Se você tem interesse nesse tema, então, acompanha essa leitura até o fim!
Vem com a gente!
O que é e para que serve Branding?
Nós, do Blog ER Soluções Web, costumamos elaborar e redigir artigos sobre tecnologia bem como negócios. Se você nos acompanha há um tempo, então, provavelmente, já viu que sempre procuramos explicar o que, de fato, significa determinadas expressões que vemos e são comuns.
No ramo dos negócios e do marketing digital, o termo ‘branding’ é fundamental e, por isso, deve ser explicada para todos, especialmente para quem sonha em abrir a própria loja. Esta palavra, quando a traduzimos, significa ‘marca’ e, assim, conta com elementos que a resumem, como:
Criação, divulgação, gestão, organização, planejamento e outros. Levando em consideração esses processos, podemos dizer que o branding é um conjunto de estratégias que uma empresa deve fazer. Por meio dele, o público, os líderes, funcionários e investidores têm a ciência do posicionamento dela de maneira mais clara, objetiva e precisa. Atributos ideais ao mercado.
Nesse caso, então, o branding serve, principalmente, para que uma empresa ganhe maior ou mantenha a relevância dela no mercado. Como este está cada vez mais competitivo, a empresa deve ter noções de que se aproximar e criar um relacionamento transparente com o público é fundamental. Para isso, precisa conhecer o perfil do cliente para dialogar com as pessoas certas.
Mas, a gestão de marca vai muito além. Tal processo costuma proporcionar outros benefícios.
Benefícios do branding para empresa
Toda e qualquer empresa que faz gestão de marca consegue perceber as diferenças e as vantagens que o branding pode proporcionar. Em um mercado competitivo, isso é fundamental. Quando feito corretamente, seguindo as dicas certas, o conjunto de táticas para marca gera:
- Aumento da proximidade e identificação com o público
- Fortalecimento do bom relacionamento com os clientes
- Maior reconhecimento da marca em detrimento de outras
- Aumento da atração do público em relação à marca
- Possibilidade de aumentar o valor dos produtos e/ou serviço
- Maior valor à marca
- Apelo sentimento e de identificação com o público
- Diferenciação de uma marca para outra no mercado
Todos esses benefícios citados fazem com que o branding também ajude, de maneira direta, no setor de marketing da empresa. Por meio da gestão de marca, os especialistas podem criar e veicular campanhas que se destaquem no mercado e que têm a ver com que a empresa defende.
As ações precisam ter esse alinhamento, pois, hoje em dia, os clientes não estão atrás apenas de empresas que comercializam itens. Atualmente, o público quer que as corporações tenham posicionamento em determinados problemas sociais e defenda algumas causas, como ecologia.
Caso o branding não leve em consideração tal fator, é capaz do público se distanciar da empresa. Por isso, é fundamental saber como começar esse processo e as principais etapas do branding.
Branding na prática: como fazê-lo?
Agora que você, nosso leitor, já sabe o que é branding e os principais benefícios da gestão de marca, é preciso partir para a prática. Por isso, antes de ‘colocar a mão na massa’, confira dicas:
Defina o público-alvo e persona
Para organizar o planejamento e a gestão de marca de uma empresa, é necessário definir o público-alvo que se deseja alcançar. Nesse caso, é importante identificar as principais oportunidades da marca, segmentar com base geográfica, demográfica e de comportamento. Além disso, é preciso contar com um banco de dados atualizado e analisar o cenário do mercado.
Após definir analisar e definir o público que deseja atingir, a empresa precisa criar uma persona. Para isso, é fundamental fazer alguns questionamentos ao público bem como analisar a resposta deles. A partir disso, é preciso estruturar a persona ideal à sua marca. Para saber mais, leia aqui.
Conheça o próprio público
Definiu o público que deseja atingir? Conheça-o. Nesse caso, a empresa deve perguntar, analisar e identificar pontos, como: necessidades, demandas, oportunidades e adversidades do público. Nessa etapa, a empresa pode criar táticas para satisfazer o cliente e ter diferencial no mercado.
Estabeleça o diferencial da marca
Hoje em dia, em um cenário globalizado e tecnológico, nem sempre é fácil se destacar no nicho bem como no segmento que atua. Acontece que, para isso, a empresa precisa estabelecer o diferencial que deseja: atendimento, entrega rápida, qualidade do serviço e produto e outros.
Com isso, é possível divulgar bem como criar campanhas com base nesse diferencial. Atualmente, algumas empresas têm diferenciais no mercado por ter posicionamentos claros e fortes sobre assuntos sociais, como ecologia. É, então, uma forma de se diferenciar no mercado.
Crie uma identidade forte
Para o branding, a empresa também precisa criar uma identidade forte. Nesse caso, além do visual, que envolve cores, logomarca e logotipo, é necessário definir o posicionamento, o tom e a voz da marca. Com esses elementos, o próprio cliente poderá te reconhecer de qualquer lugar.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já sabia a importância do branding?
Tem mais alguma dica sobre a gestão de marca?