Nós, do Blog ER Soluções Web, fizemos um texto sobre a importância do atendimento ao cliente.
Esse é um aspecto fundamental que engloba estratégias presenciais, digitais bem como virtuais.
Tanto é que, atualmente, com tanta tecnologia, há vários canais de comunicação com o público.
Um desses é a criação e instalação de chats onlines.
Mas você já ouviu falar em chatbot? Já? Sabe para o que serve? Não?
Então, acompanha mais uma leitura em nosso blog e saiba como funciona essa tecnologia.
Vamos juntos saber mais?
O que é Chatbot e para que serve?
A contratação de profissionais experientes é essencial para oferecer bem como melhorar o atendimento ao cliente. No entanto, sabemos que a contratação dessa mão de obra tem custos.
Se você tem uma pequena e/ou média empresa que não tem capital para tal investimento, então, sugerimos uma ferramenta: o chatbot. O chatbot é, na realidade, um software que serve, de forma principal, para manter uma conversa com um cliente utilizando linguagem humana.
Tal tecnologia usa a inteligência artificial e visa contribuir positivamente para uma empresa – a sua! – por meio de alguns serviços. Estes serviços resumem-se a:
- Atender clientes
- Dar informações sobre produtos e/ou serviços
- Fazer vendas
- Informar status do pedido
- Reduzir o tempo de espera em um atendimento
Com isso, afirmamos que, independentemente do serviço que precisa, você, com certeza, já foi atendido por tal ferramenta já que ela está cada vez mais tecnológica e, até, personalizada. Não é à toa que dar nome ao serviço serve para humanizar a máquina e aproximar-se do público.
O iFood, por exemplo, conta com essa ferramenta e chama por iFood Guru Beta. Além do app de deliverys, outras marcas, como a Amazon, também utilizam essa tecnologia. No caso da Amazon, o nome do chatbot é Amazon Lex e tem várias funções de uso.
Os principais tipos de chatbot
Como a tecnologia e a inteligência artificial estão cada vez mais evoluídas, os chatbots foram e, até hoje, estão sendo aprimorados. Sendo assim, então, há diversos tipos dessa ferramenta. No entanto, de forma geral, existem dois tipos que são os principais, como:
Declarativo
O chatbot declarativo também pode ser chamado de transacional e serve para executar uma função. Isso faz com que ele seja projetado apenas para atuar fornecendo opções para o usuário. Sendo assim, o chatbot é quem guia toda a comunicação até o cliente ter o problema resolvido.
Se o chatbot não conseguir dar solução ao desafio do cliente ou não sanar alguma dúvida, a ferramenta pode transferir o usuário até um atendente humano. É importante salientar que o chatbot declarativo conta com uma linguagem natural e gera respostas automáticas e padrões.
Esse tipo de chatbot costuma ser bastante utilizado para solucionar problemas comuns e tirar dúvidas frequentes. Em um app de delivery, por exemplo, o declarativo pode ser uma boa para responder o horário de funcionamento. Além disso, é utilizado para indicar o status do pedido.
Conversacional
O chatbot conversacional é, como o nome indica, um software que conversa com o cliente. Sendo assim, é totalmente diferente do tipo declarativo que gera respostas automatizadas.
O tipo conversacional é um tipo mais sofisticado e mais tecnológico. Nesse caso, é comumente chamado de assistente virtual bem como assistente digital. Isso porque, além de usar uma linguagem natural, esse tipo de chatbot tem acesso a bancos de dados dos clientes.
Tal tipo é mais frequente em serviços online, plataformas sociais e comércio de eletrônicos.
Como criar o chatbot para sua empresa?
O chatbot existe para oferecer um serviço eficiente e rápido à empresa bem como ao cliente. Se você é um empreendedor que quer testar essa ferramenta, então, saiba que existem diversas páginas que te ajudam a criar. Uma dessas chama-se Leadster e oferece uma criação simples, veja:
- Acesse ao site leadster.com.br
- Clique em ‘ver demonstração’ para ser direcionado à criação da conta
- Crie sua conta
- Preencha as informações necessárias
- Escolha as características do atendente virtual da sua empresa
- Defina e crie uma chamada de conversão personalizada
- Configure o fluxo relacionado ao chatbot
- Defina em quais páginas o chatbot deverá ser exibido
- Construa o fluxo de opções de perguntas e respostas
- Direcione o melhor canal para o cliente ser transferido
- Integre o chatbot em outras plataformas e ferramentas
- Ative o chatbot via instalação de plugin ou via código
São muitos passos e, por isso, pode até parecer um processo difícil. No entanto, não é. O importante é definir o objetivo principal do seu chatbot e personaliza-lo conforme sua empresa. Além disso, não esqueça de criar perguntas que colham informações do público de seu site.
Sugerimos a plataforma Leadster, pois te oferece opção gratuita e com pagamento mensal, mas também existe a possibilidade de criar e instalar um chatbot em outra ferramenta.