Podem surgir muitos receios entre a decisão de começar um negócio online e começá-lo de fato.
Isso porque existem alguns fatores que devem ser considerados, como a questão financeira.
O início pode ser mais difícil do que se imagina já que pode não haver um retorno imediato.
No entanto, atualmente, existem diversas maneiras de começar uma loja e não investir tanto.
Uma dessas formas é recorrendo ao modelo de dropshipping nacional. Já ouviu falar? Não?
Se não, então, esse é o artigo ideal para você saber mais sobre esse assunto!
O que é dropshipping?
A decisão de se tornar um empreendedor pode não ser complicada. Mas, a partir disso, é preciso avaliar e se planejar – e muito! Por exemplo, será que vale mais a pena vender em uma loja virtual ou marketplace? Essa é uma resposta que cabe à você, mas discutimos os prós e contras.
Muito além desses modelos de venda, há também uma forma de ingressar no ramo de empreendedorismo por meio do dropshipping. Este, por sua vez, é um modelo de negócio online que resume-se à atuação do lojista como um mero intermediário das vendas pela internet.
A principal característica do dropshipping nacional ou internacional, no entanto, tem a ver com a ausência de estoque próprio. Nesse caso, então, quando a compra for confirmada, o fornecedor de sua escolha será o responsável pela embalagem do produto e pelo envio do item.
Resumindo de forma simplificada: o cliente faz um pedido em sua loja virtual de acordo com os produtos que você disponibiliza e a disponibilidade do produto no catálogo do fornecedor.
Esse modelo de e-commerce tem feito um grande sucesso em território brasileiro, pois conta com diversos benefícios. Mas, obviamente, também há as desvantagens dessa escolha.
Vantagens do dropshipping
A principal vantagem do dropshipping é ter um baixo investimento inicial e, por isso, é uma solução barata para quem está no começo. Isso acontece porque a questão de estoque e logística ficam por conta dos fornecedores e não é responsabilidade sua, dono de uma marca.
Sendo assim, então, o empreendedor tem tempo de sobra para administrar o próprio negócio e melhorar alguns pontos importantes, como: divulgação bem como atendimento ao cliente.
No entanto, infelizmente, o dropshipping nacional ou internacional também tem desafios.
Desvantagens do dropshipping
A ausência de responsabilidade na questão logística de uma venda pode ser vantajosa, mas pode representar um grande risco. Isso porque, infelizmente, como tudo fica à mercê do fornecedor, o empreendedor pode ter baixo – ou não ter! – nenhum controle em relação à gestão logística.
O modelo de dropshipping nacional te dá a liberdade de ter diversos fornecedores. No entanto, tal fato pode ser prejudicial principalmente se você, dono do negócio, não souber gerenciá-los. Além disso, é importante conhecer bem o fornecedor que você define para seu próprio negócio.
A concorrência no dropshipping também pode ser um fator prejudicial já que não há como se destacar tanto no mercado. Ademais, por meio que tenha um investimento baixo, o modelo de dropshipping nacional não te garante uma lucratividade alta quanto o empreendedor espera.
Como funciona dropshipping nacional?
Agora que você já sabe o que é dropshipping e as principais vantagens e desvantagens, vamos ao que interessa: como funciona esse modelo de venda? Para entender, siga o passo a passo:
- O cliente acessa a loja no dropshipping e vê os produtos no catálogo do fornecedor
- Compra confirmada com aprovação do pagamento
- Empreendedor encaminha o pedido para o fornecedor
- O fornecedor fica responsável por embalar o produto e pelo transporte do pedido
- Empreendedor pega o código de rastreio do pedido e disponibiliza ao cliente
Esse processo acontece de maneira bem rápida. Portanto, o dropshipping é um modelo de venda que dá a possibilidade ao empreendedor um começo imediato. O único requisito é se cadastrar em um site de dropshipping nacional e/ou internacional da escolha do empreedor.
Como começar um dropshipping nacional?
Começar a vender por dropshipping nacional é, além de rápido, bem simples. No entanto, é fundamental se planejar e avaliar alguns fatores cruciais para todos os modelos de venda, como:
- Escolha o segmento que você quer começar a vender
- Pesquise e selecione os melhores fornecedores possíveis
- Conheça os produtos do fornecedor que você escolheu
- Pesquise os seus principais concorrentes do nicho escolhido
- Crie um site
- Formalize o seu negócio como intermediador de negócios
- Defina as políticas de trocas e devoluções
- Escolha as formas de pagamento
- Divulgue a sua loja virtual
- Atraia clientes
Além desses passos, é fundamental que você escolha uma plataforma de dropshipping nacional para começar. Nesse caso, então, existem fornecedores no MixBarato, Xtreme Atacado, Kaisan, Importados de Grife, Grandes Grifes, Lux Joias, Empório Bags e outros sites de dropshipping.
No entanto, se você quiser focar em um negócio mais internacional, então, há outras opções de plataformas para você atuar. Nesse caso, é preciso ter outro tipo de formalização: intermediador de importação. Dessa maneira, você se livra de possíveis problemas e prejuízos futuros.