A nossa vida pessoal é baseada e marcada por princípios e valores que acreditamos ser ideais.
Por exemplo, algumas pessoas defendem à honestidade, integridade, ética e transparência.
E, tais convicções, norteiam as opiniões, ações bem como comportamentos dessas pessoas.
No ramo business, determinar os valores de uma empresa também são cruciais para todos:
Dos sócios, aos fundadores, aos diretores, aos funcionários e, até mesmo, aos fiéis clientes.
Tendo isso em vista, saiba a importância dos valores e como defini-los em uma organização.
Valores de uma empresa: o que é?
A cultura organizacional é fundamental para dar um norte e determinar como uma empresa vai direcionar bem como conduzir as relações comerciais. Nesse caso, alguns pilares são cruciais, como a missão e a visão da organização. Só que, além destes, os valores também são essenciais.
Mas, afinal, o que significa quando nos referimos aos ‘valores de uma empresa’?
Valores de uma empresa costumam ser um conjunto de crenças e princípios que orientam o comportamento de todos os membros de uma organização. Levando em consideração, é o que chamam de DNA da empresa, pois dita como são as relações entre funcionários e consumidores.
Além disso, os valores de uma empresa também costumam influenciar na tomada de decisões já que eles são guias. Em momentos de crise, principalmente, as crenças que constituem à organização não podem ser esquecidas e também não podem ser desrespeitadas pela empresa.
Para evitar que isso aconteça, estas crenças devem estar alinhadas à todos os membros da empresa. Assim, usar essas crenças no dia a dia e, principalmente, nos momentos difíceis se torna mais fácil. Quando definimos e respeitamos, os valores da empresa trazem bons frutos.
A importância de definir os valores de uma empresa
Uma equipe de trabalho integrada e unida costuma ter um único alinhamento. Na maioria das vezes, esse alinhamento acontece por meio do compartilhamento dos valores de uma empresa. Não é à toa que, em determinadas entrevistas de emprego, bons candidatos podem não ser escolhidos por não compactuarem e/ou não terem o perfil que as crenças exigem dos membros.
É importante definir os valores de uma empresa para prezar pelo engajamento bem como pela coesão do time profissional. Além disso, esses valores costumam apresentar e indicar compromisso e responsabilidade com o público para atingir a visão que a organização deseja.
Ao serem estabelecidos, os valores não podem ser desrespeitados, como citamos anteriormente. Caso isso aconteça, a organização tende a perder credibilidade frente ao próprio público. Nesse caso, podemos citar um exemplo real que trouxe inúmeros problemas à empresa:
Você, certamente, se lembra da ‘tragédia de Brumadinho’, certo? Durante as investigações, ficou comprovado que a Vale do Rio Doce foi negligente. Além de todos os danos materiais e imateriais do rompimento da barragem, a organização também perdeu credibilidade no ramo.
É que, dentre os valores da empresa, estão lá: ‘A vida em primeiro lugar’ e ‘Agir de forma correta’. Acontece que, a partir da negligência, esses valores não foram respeitados e nem levados a sério. Com isso, então, organização teve enfraquecimento da marca e de toda história.
Para que isso não aconteça, é preciso definir os valores de uma organização corretamente. Como?
Como definir os valores de uma empresa
Envolva toda a equipe
Os valores de uma organização devem ser compartilhados por toda a equipe de trabalho. Por isso, então, escute o que os funcionários e outros membros têm a dizer. Além disso, caso ocupe cargo de poder na empresa, se disponha, sempre que der, aos feedbacks dos colaboradores e clientes.
Não esqueça da missão e da visão da empresa
A missão e a visão da empresa precisam estar integradas com os valores da organização. É que, por exemplo, só será possível alcançar um objetivo (visão) e ser vista da forma é (missão) se as crenças e os princípios forem respeitados. Sem isso, a cultura da organização não vai pra frente.
Tenha valores específicos e diretos
Você, muito provavelmente, já prestou atenção em algum ‘quem somos’ de uma empresa, né? Se sim, então, já viu que a maioria dos valores das organizações são sucintos e diretos. Eles são assim, pois não é possível ter interpretações dúbias ou dúvidas em relação às crenças.
Para não haver margem de erro, os valores de uma empresa costumam ser simples e práticos. Dessa maneira, tais princípios conseguem se difundir mais facilmente entre todos os membros da organização: do funcionário de nível mais básico da marca até os de alto escalão.
Nesse caso, algumas empresas gostam de representar os valores da empresa com poucas palavras, como: ética, transparência, confiança, diversidade e outros adjetivos organizacionais.
Conte com profissionais alinhados aos valores da empresa
Os valores da empresa precisam ser compartilhados com todos os membros da organização, como já citamos. Para facilitar, além de estar à disposição para o alinhamento e escuta, é ótimo contar com profissionais que compactuem com os mesmos princípios e crenças.
E aí, curtiu o nosso artigo?
Já conhecia a importância dos valores de uma empresa?
Se sim, tem outra dica para definir esse pilar?
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