Tanto os novos quanto os antigos empreendedores precisam de organização e planejamento.
Com estas características, é possível que eles se destaquem em um mercado muito competitivo.
Tais atributos podem servir para o crescimento de vendas e para aumentar a margem de lucro.
Além disso, ter um planejamento de logística pode trazer benefícios cruciais à uma empresa.
Que tipos de vantagens? Qual a importância? Como fazer um bom e eficiente plano logístico?
Essas são algumas perguntas que, hoje, responderemos por aqui neste artigo.
Quer ficar por dentro desse assunto?
Basta acompanhar o texto até o fim!
Planejamento de logística: o que é?
Assim como a qualidade dos produtos e do atendimento ao cliente, a logística também é um tema fundamental para as empresas. Tal área é responsável por cuidar de todo armazenamento de matérias-primas e produtos bem como da entrega dos itens aos consumidores de direito.
Essa entrega deve acontecer por meio de qualidade e rapidez. Nesse caso, então, é fundamental ter profissionais capacitados e com conhecimento sobre os principais fundamentos da logística. Além disso, é crucial que toda organização tenha um planejamento de logística para essa tarefa.
O planejamento de logística, por sua vez, envolve a identificação de todas as variáveis que podem – e costumam! – influenciar no armazenamento e entrega dos produtos. A partir disso, é possível criar formas de controlar estas variáveis e, assim, oferecer um serviço bom ao cliente.
Isso, obviamente, sem ter um custo financeiro tão alto e podendo evitar possíveis problemas. Acontece que, para isso, existem determinados tipos de planejamento que deve conhecer:
Tipos de planejamento de logística
De entrada (inbound)
O planejamento de logística de entrada também conhecido como inbound se refere ao que o nome propõe: o controle da entrada de matérias-primas, insumos e produtos. Nesse caso, então, esse tipo de apoio na logística envolve as etapas de fornecimento até a própria empresa.
Interna
A logística interna, por sua vez, é a que fica responsável por toda a circulação de produtos e insumos dentro do centro de distribuição e/ou armazém da empresa.
Externa (outbound)
A logística externa também pode ser chamada de outbound. Esse tipo representa todo o processo de entrega dos produtos e, por isso, envolve questões como embalagem e transporte. Nesse caso, o fundamental é que o item chegue no destino correto com qualidade e na validade.
Importância de fazer planejamento de logística
Ao fazer uma compra pela internet, por meio de apps ou do site oficial de uma loja, o cliente espera receber o produto dentre dos conformes. Isso, então, significa que a encomenda esperada deve chegar dentro do período de entrega e intacto, ou seja, sem danos à estrutura.
Essa parte da venda de algo é fundamental já que pode mudar toda a opinião de um consumidor sobre determinada marca. Por exemplo, se o produto chega com problemas ou partes quebradiças, o cliente entende que a empresa não teve cuidado e sensibilidade na embalagem.
Ao aplicar o packing no seu negócio, é necessário pensar que a acomodação dos itens é, de fato, crucial. Além de deixar o produto intacto, a embalagem também pode dizer – e muito! – sobre uma organização: se ela é criativa, original, se pensa no meio ambiente ou valoriza o cliente.
Também existe a situação desagradável ao consumidor que é se deparar com um produto incorreto. Este tipo de erro pode ser mais complicado de resolver e, assim, trazer uma maior insatisfação ao cliente a ponto dele não comprar de novo na empresa ou não a indicar a alguém.
Nesse caso, o planejamento de logística também deve levar em consideração o picking. A separação dos pedidos deve ser feita corretamente dentro dos centros de distribuição e armazéns. Até porque esta parte garante maior produtividade e reduz a possibilidade de erros.
Tendo em vista a importância do planejamento de logística, saiba como fazê-lo corretamente.
Como fazer planejamento de logística da empresa?
Para oferecer um bom apoio logístico, é preciso fazer um plano eficiente. Para isso, conte com os principais aspectos:
Tenha bons fornecedores
Sabemos que conseguir fornecedores bons e de confiança pode ser mais complicado, mas é possível. Esse aspecto é bem importante para o planejamento de logística, pois os fornecedores são os principais responsáveis pela obtenção de matérias-primas e insumos para algum produto.
Também devemos ressaltar que muitos fornecedores costumam cobrar mais caro que o normal. Portanto, acreditamos que é necessário fazer orçamento com vários e, assim, escolher o de melhor custo benefício. Até porque não adianta ter fornecedor barato e de péssima qualidade.
Fique atento às embalagens
Escolher o packing ideal também é fundamental para o planejamento de logística da sua empresa. Tal aspecto é ainda mais crucial para produtos mais sensíveis, frágeis e que, por sua vez, são mais fáceis de quebrar. Investir e ficar atento às embalagens corretas são importantes.
Faça gestão de estoque
Um estoque grande pode ser prejudicial e um estoque pequeno também pode não ser um bom negócio. Para evitar produtos fora da validade e quebradiços e, consequentemente, insatisfação dos clientes, é necessário fazer uma gestão de estoque: avaliar a demanda necessária e quantos produtos podem ser estocados. Além disso, identificar o momento certo de fazer novos pedidos.
Integre todos os setores
Para ter e seguir o planejamento de logística ideal, é necessário ter profissionais capacitados bem como integrados. A partir disso, a comunicação acontece com maior facilidade e, assim, os erros costumam acontecer com menos frequência. Nesse caso, é possível investir na tecnologia.
Conte com transporte eficiente
Sabemos que determinados produtos não podem ser transportados pelos correios. Para evitar problemas, gastos desnecessários e evitar perda de prazos, é possível contratar transportes terceirizados para que os produtos cheguem no período correto ao cliente e em bom estado.
Cumpra os prazos
Ao comprar um produto, o cliente fica atento ao período de entrega. Portanto, é fundamental, para deixar os consumidores felizes e satisfeitos com sua empresa, garantir o cumprimento dos prazos de entrega. Esse fator também é fundamental para um bom planejamento de logística.
E aí, gostou do artigo?
Faz planejamento de logística?
Se sim, como faz esse plano?