fbpx

Como montar um funil de vendas?

Funil de vendas

Atender as necessidades dos clientes é crucial para deixá-los felizes e a empresa se destacar.

Para levar em consideração o que o consumidor precisa, é necessário identificar as carências.

Nesse caso, então, o funil de vendas pode ser uma boa estratégia para ajudar nessa missão.

Mas, afinal, quais são os benefícios de montar essa tática e como fazer corretamente?

Essas são algumas das perguntas que, hoje, responderemos por aqui.

Vamos juntos aprender mais sobre?

Funil de vendas: o que é?

Funil de vendas também pode ser chamado de pipeline. Independentemente do termo que se utiliza, refere-se à mesma coisa: um modelo estratégico que indica a jornada do cliente. Este percurso do cliente leva em consideração o primeiro contato com a empresa até o pós venda.

É, então, uma forma de acompanhar bem como conduzir os passos do consumidor desde o começo. Devemos ressaltar que o funil de vendas é composto por etapas que, por sua vez, conta com necessidades e gatilhos singulares. Apesar disso, o objetivo é o mesmo: fechar um negócio.

Etapas

O funil de vendas funciona por etapas, sendo estas: o topo, o meio bem como o fundo do funil.

Topo

A primeira etapa do funil de vendas é o topo, como o nome sugere. Nessa fase, a principal característica é a descoberta de uma necessidade e/ou de um problema que, até então, são desconhecidos. Dessa forma, é uma etapa de consciência, como ela também pode ser chamada.

Tendo isso em vista, a função primordial de uma empresa é se mostrar como especialista para atender as necessidades e os desafios desse possível cliente. Com isso, é o momento ideal de mostrar materiais, como e-books, para que o possível cliente veja a marca como um especialista.

Após ofertar os materiais, caso tenha alguma dúvida, o possível cliente irá até a empresa para sanar algum questionamento. Nesse momento, é hora de buscar dados pessoais, como nome, e-mail, profissão e torná-lo, de fato, em um possível cliente. Assim, avança no funil de vendas.

Meio

Ao sair da primeira etapa, o possível cliente que, até então, era apenas um visitante, vai para a segunda fase do funil de vendas: o meio. Nesse estágio, o possível cliente já se informou sobre e já identificou a necessidade que precisa atender. Com isso, ele precisa de soluções para isso.

A função principal de uma empresa é, então, ofertar ao cliente como ele pode – e deve! – suprir determinada carência e/ou resolver determinado desafio. Portanto, a empresa e, consequentemente, o funcionário dela, devem ser sinceros e indicar que estão lá para ajudar.

A criação de uma relação de confiança com o possível cliente é fundamental para que o percurso do funil de vendas continue avançando. Dessa forma, é possível avançar para finalizar vendas.

Fundo

O fundo do funil de vendas é, como o nome sugere, a última etapa do percurso do possível cliente. Nessa fase, ele já passou pela descoberta das necessidades e já buscou saber sobre como supri-las. Diante disso, então, é o momento de mostrar que a empresa é perfeita para tais ações.

É fundamental seguir colaborando para ter uma relação de confiança e sinceridade com o possível cliente. Assim, ele poderá se sentir confiante e finalizar um negócio com a marca. Bom ressaltar que o funil só é, de fato, fechado quando o possível cliente se torna, de fato, um cliente.

Funil de vendas
Funil de vendas

Benefícios do funil de vendas

Agora que já sabe o que é um funil de vendas e todas as etapas dele, é importante saber as vantagens que se consegue ao utilizar essa estratégia. Os principais benefícios dessa tática são:

Apesar desses benefícios serem reais, eles só são visíveis quando o funil é montado de forma correta. Se não tem noção de como começar, não se preocupe: iremos te explicar!

Como montar um funil de vendas na empresa?

Topo

No topo do funil, o ideal é criar conteúdos de qualidade para, assim, chamar atenção de novos visitantes nas páginas e/ou nas redes sociais. Nesse estágio, os colaboradores da empresa também são responsáveis por conseguir novos clientes para, assim, avançar no funil de vendas.

Meio

O visitante já levará em consideração as necessidades que têm e os desafios que precisa resolver. Ao avançar para o meio, a marca precisa criar e manter uma relação de confiança para que o possível cliente sinta que o melhor lugar para suprir as carências é na sua empresa.

Fundo

Ao avançar a última etapa, o possível cliente precisa encontrar colaboradores que tenham boas estratégias de vendas. Além disso, é crucial que eles estejam familiarizados com os produtos e/ou serviços e o que eles podem ofertar ao possível cliente. Com isso, é possível fechar vendas.

E aí, gostou do nosso artigo?

Você utiliza a estratégia do funil de vendas?

Se sim, como você o monta?

By ER Soluções Web