É fato que, em um cenário de competitividade de mercado, o atendimento é um diferencial.
Para oferecer uma assistência mais rápida e de qualidade, as empresas investem em tecnologia.
Tanto é que, atualmente, os chatbots bem como o ChatGPT são ferramentas poderosas no ramo.
Mas, muito além dessa automatização, a humanização do suporte também é fundamental.
Por isso, então, confira os benefícios de oferecer atendimento humanizado e dicas para tal.
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Atendimento humanizado: o que é?
Não é nenhuma novidade que, hoje em dia, as principais inovações tecnológicas fazem parte de processos comerciais: seja nas compras e/ou nas vendas. Elas costumam ser um diferencial – e tanto! – que visam agilizar, padronizar bem como automatizar todas as relações comerciais.
No entanto, apesar desses benefícios, as novidades no ramo da tecnologia tornam a assistência aos clientes mais impessoais. Em um mercado competitivo como o nosso, tal impessoalidade pode ser mais prejudicial à uma empresa do que benéfica já que não valoriza o próprio cliente.
Em oposição à assistência padronizada e automatizada, as empresas passaram a investir no atendimento humanizado. Este, por sua vez, consiste no conjunto de práticas que priorizam o suporte às necessidades e demandas dos clientes por meio do contato mais gentil e empático.
Além da gentileza e da empatia, o atendimento humanizado também traz a personalização da assistência. Dessa forma, então, o consumidor de uma marca se sente único, especial e, com certeza, mais valorizado. A partir disso, há mais possibilidade do cliente se sentir mais satisfeito.
Benefícios de oferecer atendimento humanizado
O uso de tecnologias traz, sim, benefícios à assistência ao consumidor de uma marca. Mas o atendimento humanizado também gera bons frutos já que, como citamos anteriormente, o cliente tende a se sentir mais satisfeito e feliz. Com isso, é mais fácil dele se fidelizar à empresa.
O atendimento humanizado também ajuda na redução de custos da marca. É que, para atrair um novo cliente, uma corporação costuma gastar mais, financeiramente, do que cultivando e mantendo boa relação com aquele fiel consumidor. Por isso, é importante valorizar tal cliente.
E, obviamente, para valorizar esse cliente, é fundamental oferecer um bom atendimento humanizado. Além desse fato, o fiel consumidor, quando satisfeito com a qualidade da assistência, também costuma indicar empresa a alguém. Isso, claro, resulta em mais vendas.
Ao oferecer um bom atendimento humanizado, uma marca também se fortalece no mercado: seja por traduzir mais confiança e credibilidade aos clientes bem como por ter um diferencial. Com a humanização do serviço de assistência, a relação entre empresa-cliente torna-se melhor.
Dicas para oferecer humanização no atendimento
Agora que você já sabe o que é e os principais benefícios do atendimento humanizado, vamos ao que, de fato, interessa: a prática. Isso porque muito se fala sobre a humanização do suporte ao cliente, mas, apesar disso, muitas pessoas ainda ficam na dúvida. Por isso, confira dicas:
Conheça bem o perfil do seu cliente
Atendimento humanizado leva em consideração o conhecimento do próprio cliente para que, assim, as estratégias sejam voltadas à ele. Nesse caso, é fundamental pesquisar o público que compra e adquire um serviço com sua marca e compreender as necessidades e desejos deles.
Aposte na personalização do atendimento humanizado
Atendimento humanizado anda, lado a lado, com personalização dessa assistência. Mas esta prática também depende do conhecimento do próprio público-alvo. A partir desse passo, uma empresa pode fazer campanhas mais segmentadas, fidelizar os clientes e vender mais e melhor.
Sabemos que, mesmo tendo uma boa equipe de trabalho, nem sempre é possível decorar os gostos, os anseios e as dificuldades de cada cliente. Portanto, a personalização do atendimento humanizado também acontece por meio do investimento e do uso correto de boas tecnologias.
Treine a equipe de trabalho
O uso de inovações tecnológicas é fundamental em um mercado competitivo. No entanto, mais que isso, é crucial que uma empresa tenha uma boa equipe de trabalho que valorize o atendimento humanizado ao cliente. Assim, a melhor tática é oferecer treinamento adequado.
Integre os canais de comunicação
Antigamente, para entrar em contato com os clientes, as empresas priorizavam o atendimento por meio de um só meio de comunicação. No entanto, os tempos mudaram e, hoje em dia, a assistência ao consumidor costuma ser integrado e por todos os canais de comunicação possíveis, omnichannel.
Seja aberto aos feedbacks dos clientes
Infelizmente, a vida não é um morango e, por isso, vivemos momentos não tão bons assim. Mas, passando por conturbadas fases, conseguimos tirar aprendizados e, assim, crescer ainda mais como pessoas. Quando fazemos um paralelo às empresas, isso também não é tão diferente.
É que, durante o funcionamento de uma marca, vão existir problemas que precisarão ser ajustados. Mas, para isso, é importante estar aberto aos feedbacks, tanto positivos quanto negativos, dos clientes. A partir disso, é possível estar ciente se os consumidores estão felizes.
Uma das principais táticas para conhecer a satisfação dos clientes é por meio da realização de pesquisas. Estas, por sua vez, podem ser aplicadas ao final de cada assistência. Com o resultado em mãos dessas pesquisas, a empresa pode melhorar o atendimento humanizado ao cliente.
E você, costuma adotar atendimento humanizado na empresa?
Se sim, já reparou nos principais benefícios que ele traz?
Se não, pretende investir nesse tipo de assistência?
Queremos saber sua opinião sobre o assunto!