fbpx

Venda digital: como montar uma loja online de sucesso?

Venda digital

A venda digital é uma alternativa acessível para quem não tem condições de abrir uma loja física.

Isso porque, felizmente, o trabalho e o financeiro de abrir uma loja online costuma ser menor.

Essa é uma opção bacana já que, segundo estudos, os brasileiros passam muito tempo nas redes:

Nossa população passa, em média, quatro dias inteiros por semana conectada virtualmente.

Seja curtindo fotos, interagindo com amigos, assistindo filmes, estudando ou comprando.

Isso, de fato, é muito tempo, né? Fora que pode ser bem prejudicial à nossa saúde.

Tais motivos são fundamentais para te estimularem a abrir uma loja online de destaque.

No entanto, é preciso montar corretamente para ter sucesso no ramo de venda digital.

Quer saber como?

Loja online: o que é e vantagens de ter

Loja online – ou e-commerce – é uma forma de venda digital. Ela resume-se à uma página na internet que, segundo a página Escola de E-commerce, utiliza um software para gerenciar pedidos.

Dessa maneira, então, o empreendedor pode anunciar e vender os próprios produtos bem como os serviços que oferece. Todo esse trâmite acontece de maneira virtual e rápida e, por isso, os adeptos das compras online só crescem no país.

Toda a operação de venda digital faz com que o público tenha maior diversidade de bens e serviços. Isso porque a loja pode ser importada e, ainda assim, o cliente receberá a encomenda.

Abrir uma loja online pode até ser uma opção para os empreendedores que estão começando. Comparando com a loja física, é mais acessível e pode atingir um maior público para se destacar.

No entanto, embora apresente tais vantagens, é preciso saber montar, de forma corretamente, a loja online.

Para ter sucesso na venda digital, separamos os tópicos necessários para se atentar.

Como montar loja online e ter sucesso com venda digital?

Conheça o mercado de venda digital

A internet abre um leque de possibilidades e, por isso, é tão difícil criar algo 100% inovador. No entanto, antes de abrir uma loja online, é fundamental que conheça o mercado que quer atuar.

As lojas de roupa, por exemplo, fazem mais sucesso com peças femininas, masculinas ou infantis? Os empreendedores oferecem que tipo de serviço? Faz sentido fazer algo similar?

Mas, muito além disso, conhecer o mercado que quer entrar também envolve a análise dos concorrentes diretos: quais são os principais pontos positivos e negativos? Quais os diferenciais?

Não podemos esquecer que o conhecimento de mercado não engloba só isso: conheça o público que quer atingir! Sendo assim, então, desenvolva a persona ideal e estude as opções que têm.

Escolha o nicho da venda digital

Ao mapear os principais concorrentes, analisar o público e conhecer o mercado de forma geral, escolha o nicho que quer atuar. Tenha em mente se quer vender vestuário, acessórios, brinquedos ou oferecer outros tipos de serviço. O que não falta é opção para você escolher.

Planeje-se financeiramente

A loja online não tem tanto custo quanto a loja física já que não tem o fator locação. No entanto, é fundamental se planejar financeiramente especialmente no começo. Durante o início, a missão de se destacar pode ser difícil já que a sua marca ainda é uma grande desconhecida.

Com os investimentos corretos e com profissionais adequados, a sua loja online pode, sim, ser um sucesso. Tenha responsabilidade financeira e não se empolgue mais do que deveria para não se endividar.

Registre o domínio

Abrir uma loja online inclui está dentro das meretrizes desse espaço virtual. Por isso, é fundamental registrar o domínio – ou URL – para que os clientes possam acha-la na internet.

O registro de domínio deve levar em consideração alguns fatores: utilize o nome da marca e o nicho. Assim, os mecanismos de buscas entendem e o posicionamento na internet é melhor.

A fim de facilitar para o seu cliente, escolha nomes fáceis e curtos. Como o registro de domínio acontece no Brasil a fora, prefira que eles terminem em .com.br para melhor ranqueamento.

Atente-se a burocracia

Antes de abrir um negócio, seja físico ou online, é preciso prestar atenção na burocracia que envolve tal processo. Para evitar futuros problemas, busque e tenha ajuda especializada na área.

Prepare o layout

Ao criar a sua página na internet, prepare o layout da forma que quer. Leve em consideração a fonte, as cores bem como outros ajustes técnicos que deseja e que combina com a marca. Se não tiver noção de como fazer, contrate um profissional para obter os resultados que espera.

Defina formas de pagamento

Existe, hoje em dia, uma grande de diversidade de formas de pagamento: com PIX, boleto, transferência e cartões de crédito e débito. Com base no perfil do público do negócio, defina as formas de pagamento. Assim, o cliente não encontrará empecilhos para comprar com você.

Escolha embalagem

Tantos fatores são essenciais para a abertura de uma loja online. No entanto, para ter sucesso na venda digital, é importante lembrar de aspectos esquecíveis, como as embalagens. Isso porque o cliente gosta de reparar que a marca se preocupou e valorizou esse tipo de detalhe.

Se você vende produtos que, ocasionalmente, podem quebrar, escolha uma embalagem mais resistente. Dependendo do item que vende, não há tanto requisito na escolha da embalagem.

Não esqueça das principais informações

Ao montar a loja online, cadastre todos os produtos que vende ou serviços que oferece. Essa é uma atividade que merece destaque, pois deve colocar todas as principais informações possíveis: cores, tamanhos, tabelas de medidas, tecido, ficha técnica para formar a descrição.

Atendimento digital ao cliente

O atendimento digital ao cliente também é um fator fundamental para acrescentar na lista de prioridades da loja online. Tendo bom atendimento, o cliente se sente especial, único e tem mais chances de ser conquistado. Além disso, pode se fidelizar e indicar a marca para outras pessoas.

Divulgue a loja online para se destacar na venda digital

O começo de uma loja online costuma ser mais complicado por não ser tão popular entre o público. Por isso, então, caso queira se destacar na venda digital, invista na divulgação da marca. Nesse caso, pode optar por mídia paga, e-mail, redes sociais ou anúncio em jornais da região.

By ER Soluções Web