O setor vestuário, principalmente de moda feminina, costuma ser bem rentável no Brasil.
Tanto é que esse departamento deve terminar esse ano, com faturamento de R$ 208 bilhões.
Os dados são estimas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mas, além de todas as empresas de roupas do país, a venda por aplicativos também é grande.
Um desses apps é a Shein que, por sua vez, é uma plataforma de compra e venda.
Quer saber como vender na Shein?
Basta acompanhar o nosso artigo!
Shein: o que é?
A Shein é uma empresa varejista eletrônica global de moda e estilo de vida que surgiu na China em outubro de 2008. Mas, apesar disso, ela se tornou bastante popular no Brasil de uns quatro anos para cá principalmente pelo comprometimento de tornar a beleza e moda mais acessíveis.
Essa acessibilidade pode ser percebida tanto nos preços das peças de vestuário bem como nos tamanhos disponíveis. Com essa premissa, então, a Shein se tornou uma das plataformas mais famosas do mundo chegando a alcançar mais de 150 países. É, de fato, muita gente, né?
Embora atenda muitas pessoas, a Shein não costuma deixar a desejar em relação à entrega. Isso porque houve uma construção de cadeia de suprimentos digital que entrega os bens de forma rápida e transparente à todos os clientes do Brasil e do mundo. Tal característica é bem positiva.
Tendo os atributos citados, hoje em dia, a Shein é um dos principais marketplaces disponíveis. Não é à toa que, devido à eles, muitos pequenos e médios empreendedores querem expor suas peças nessa plataforma.
Mas, afinal, quais são os benefícios de vender na Shein?
Benefícios de vender na Shein
Vender na Shein pode ser, atualmente, uma solução para muitas marcas de pequeno e médio porte que não têm tanto alcance de público. Isso porque, como explicamos anteriormente, a plataforma em questão ganhou uma visibilidade – bem! – grande no Brasil nos últimos anos.
Mas, além da visibilidade, existem outras vantagens em se tornar um parceiro e vender na Shein:
- Campanhas exclusivas: por meio das companhas exclusivas da plataforma, é possível aumentar as visitar na sua lojinha bem como impulsionar as vendas
- Cupons de desconto: a Shein costuma ofertar muitos cupons de desconto que, por sua vez, sempre ajudam a deixar o preço ainda melhor. Com isso, há mais chances de venda
- Ciclo de pagamento super rápido: os vendedores não precisam se preocupar em relação ao pagamento já que ele acontece semanalmente
- 90 dias sem cobrança de taxas: durante os três primeiros meses de venda, a Shein não cobra taxa de comissão. Tal benefício inicia no momento do registro na plataforma
Além desses benefícios, a Shein também proporciona um atendimento exclusivo aos vendedores. Por meio deste, o time de Gerentes de Relacionamentos contribui – ainda mais! – para o desenvolvimento da conta. Com isso, há mais chances de alcançar mais público e vender.
São muitas vantagens para marcas que não têm tanto poder financeiro para investir. Por isso, esse marketplace pode ser bem vantajoso para elas. Mas como começar a vender na Shein?
Como vender na Shein?
A Shein é uma plataforma mundial e, por isso, precisa ser segura para atender da melhor forma os clientes. Dessa forma, para vender na Shein, é preciso acessar o Portal de Cadastro dos Vendedores da empresa. A partir disso, então, tenha em mãos algumas informações, tais quais:
- Arquivo da licença comercial: todo o conteúdo da licença comercial em formato JPG, JPEG, PNG ou PDF em tamanho máximo de 5MB
- Foto frente e verso da carteira de identidade do proprietário do negócio: em formato JPG e tamanho máximo de 5MB
- Fotos da loja física: do escritório, depósito, sala de costura, área de embalagem e passagem de ferro, sala de amostragem e fachada da empresa. As fotos precisam ser em formato JPG, JPEG ou PNG e a quantidade é de uma foto para cada parte da empresa
Também devemos ressaltar que o vendedor precisa informar CNPJ e endereço para contato como informação básica. Além disso, também é preciso ler e concordar com os termos e condições da plataforma para que a parceria seja feita da melhor forma possível para todos.
Após preencher todas essas informações, a plataforma irá analisar do cadastro. É preciso esperar a aprovação para começar a vender na Shein.
Existe custo?
Embora a Shein não cobre taxa de comissão por 90 dias desde o momento do registro no site, existe um custo. Isso porque, depois desses três meses de vendas, a plataforma passa a cobrar uma comissão de 10% sobre o valor dos produtos vendidos bem como entregues com sucesso.
É interessante saber desses requisitos, pois, caso o comprador devolva o produto e peça reembolso, não é preciso pagar pela comissão. Esta existe para manter o funcionamento dos serviços da plataforma, tais quais: suporte ao vendedor e comprador e segurança tecnológica.
É possível que o valor da comissão sofra ajustes, mas, por ora, o valor é de 10%. Caso passe por mudanças, a plataforma informará com antecedência por meio dos canais oficiais da Shein.
E aí, deseja vender na Shein?
Se sim, por qual motivo?