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Custo de Aquisição de Clientes: como calcular?

Custo de Aquisição de Clientes: como calcular?

A maior parte dos empreendedores que abre um negócio deseja ter bom retorno financeiro.

Acontece que, para isso, é necessário investir em diversas campanhas e ações de marketing.

Para saber se estas estão, de fato, dando o resultado esperado, é necessário avaliar métricas.

No mundo dos negócios, uma das principais métricas é a de Custo de Aquisição de Clientes.

Embora seja importante para a empresa, poucos empreendedores a utilizam, pois não sabem.

Tendo esse desconhecimento em vista, hoje, vamos explicar tudo sobre o CAC!

Quer saber como calcular e qual a importância de calculá-la?

Então, está no lugar certo: acompanhe a nossa leitura para ficar por dentro!

O que é Custo de Aquisição de Clientes?

Nós, do Blog ER Soluções Web, escrevemos, nos últimos meses, a importância e as melhores formas de atrair novos clientes e fidelizar o público bem como calcular a taxa de retenção dos consumidores. Todas estas iniciativas são essenciais para uma empresa, pois mostram que valorizam o público.

No entanto, apesar de não termos citado anteriormente, precisamos ressaltar que manter os clientes por perto, conquista-los e prezá-los por eles demanda um custo financeiro. Este, por sua vez, deve estar dentro do orçamento da empresa para que, assim, não cause danos à ela.

Levando isso em consideração, todo empreendimento precisa compreender o que é Custo de Aquisição de Clientes que também pode ser chamado de CAC. Este termo corresponde à uma métrica que mostra o quanto aquela empresa gasta para investir na conquista de cada cliente.

Acontece que, para essa métrica, os funcionários responsáveis pela avaliação dos responsáveis deve ter conhecimento de todo processo de vendas. Assim, é possível ter melhor noção do CAC.

Por que é importante saber o Custo de Aquisição de Clientes?

Assim como outros indicadores, a métrica do Custo de Aquisição de Clientes é fundamental para uma empresa. Com ela, os responsáveis podem se guiar para tomar determinadas iniciativas internas e externas bem como para mudar o ramo de algumas campanhas não tão satisfatórias.

O resultado final da CAC deve ser benéfico à empresa já que, com tal métrica, é possível mensurar a lucratividade da organização. Além disso, de acordo com o resultado do Custo de Aquisição de Clientes, os líderes, os gerentes e outros membros podem criar metas alcançáveis.

Sabendo da importância dessa métrica, vamos ao que, na prática, mais importa: como calcular? A partir de que resultado o CAC está bom? Para saber a resposta destas perguntas, siga a leitura.

Custo de Aquisição de Clientes: como calcular?
Custo de Aquisição de Clientes: como calcular?

Como calcular o CAC?

Uma empresa é resultado de um conjunto de departamentos que, juntos, desejam fazer um bom trabalho para, assim, gerar lucro ao negócio. Para calcularmos a métrica de Custo de Aquisição de Clientes, devemos considerar dois principais setores: o de marketing e o de vendas.

No setor de marketing, devemos considerar alguns aspectos, tais quais: salários dos funcionários desse departamento, ferramentas que se utiliza no dia a dia e realização de eventos. Além disso, também devemos levar em consideração se a empresa usa o tráfego pago e outras iniciativas.

No setor de vendas, por sua vez, devemos considerar outros fatores, como: salários e comissões dos funcionários, ferramentas que se utiliza, como CRM, canais de comunicação (como ligações telefônicas). Ademais, devemos levar em conta a infraestrutura, caso tenha, que se é utilizada.

Tendo estes números, podemos calcular o Custo de Aquisição de Clientes por uma só fórmula:

CAC = investimento de marketing + investimento em vendas / número de novos clientes

Acontece que, antes de fazer o cálculo baseado na fórmula que citamos anteriormente, é preciso definir o período que se quer calcular. Nesse caso, o as despesas de marketing, de vendas e o número de novos clientes serão baseadas por meses do ano, trimestral ou outra periodicidade?

Essa pergunta deverá ser respondida pelos líderes e gerentes da empresa. Uma boa dica é acompanhar o período de uma campanha para, assim, ter índices mais resolutivos. Se não forem, com a métrica CAC, é possível mudar o caminho esperado para atingir novos resultados.

CAC: como saber se o da empresa está bom?

Agora que você já sabe como calcular o Custo de Aquisição de Clientes de sua empresa, então, talvez, fique uma pergunta: como saber se é um CAC satisfatório? Se não for, como melhorá-lo?

A verdade é que não existe um número padrão para saber se a métrica na empresa está boa. Isso porque todo e qualquer empreendimento tem as próprias singularidades que, por sua vez, determinam o índice do CAC. No entanto, essa métrica deve ser menor que o valor médio que um cliente gaste em seu negócio. É que, assim, podemos dizer que a empresa está tendo lucro.

Como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes da empresa?

Se você viu que o Custo de Aquisição de Clientes da sua empresa está maior que o valor médio gasto pelo consumidor, não se desespere. Agora, o ideal é saber algumas dicas para reduzi-lo:

Segmente seu público

A primeira coisa que se deve fazer para reduzir o CAC é segmentar o público para, assim, criar campanhas corretas para as pessoas corretas. Nesse caso, então, entenda mais sobre persona.

Opte pela automatização de processos

Indicamos o uso de CRM de vendas e de marketing para automatizar os dois processos. Com isso, o envio de conteúdos para o público ideal se torna mais rápido e o acompanhamento dos resultados das métricas fica mais fácil. Lembre-se que é sempre importante analisar os índices.

Aumenta a taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que calcula o índice de pessoas que visita seu site e, neste período, deixam dados para recebimento de newsletter, por exemplo. Para aumentar tal porcentagem, é ideal implementar pop-ups bem como utilizar constantemente ‘call to action’.

Fidelize seus clientes

A fim de abaixar o Custo de Aquisição de Clientes, a empresa também deve investir na fidelização do público. Para isso, é ideal garantir um atendimento de qualidade e personalizado, apostar na capacitação de funcionários, prezar por ter relacionamentos transparentes e outros.

E aí, gostou do nosso artigo?

Já sabia como calcular o Custo de Aquisição de Clientes da empresa?

Se sim, o que faz para diminuir tal índice?

By ER Soluções Web