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Dicas para oferecer atendimento personalizado

Atendimento personalizado

Se você é um leitor assíduo de nosso blog, sabe que sempre escrevemos sobre atendimento.

É que nós, do ER Soluções Web, cremos que a assistência ao cliente é crucial para um negócio.

Não é à toa que é possível ler sobre canais de comunicação e como melhorar o atendimento.

Também acreditamos que oferecer uma assistência humanizada é fundamental para a marca.

No entanto, além disso, cremos no atendimento personalizado para se destacar no mercado.

Mas, afinal, como oferecer isso aos clientes?

Essa é a pergunta que, hoje, responderemos por aqui, neste artigo.

Portanto, acompanha o nosso artigo até o fim!

Atendimento personalizado: o que é?

Os negócios são, hoje em dia, pautados na competitividade e, por isso, um empreendimento precisa pensar – sempre! – como se destacar no próprio meio. Para isso, é fundamental focar em proporcionar na melhor assistência ao cliente que puder para que este se sinta valorizado.

A melhor assistência ao cliente pode envolver um atendimento humanizado bem como um atendimento personalizado. Mas, afinal, o que significa personalizar o suporte ao consumidor?

Atendimento personalizado refere-se ao conjunto de práticas e técnicas que fazem com que o cliente se sinta especial, satisfeito e valorizado. Como existem pessoas diferentes, é notável dizer que também é possível assistir o consumidor de forma que atenda às necessidades dele.

Toda e qualquer maneira de se aproximar do cliente vale a pena para uma marca. Mas, para além de uma relação próxima, o atendimento personalizado também gera outros benefícios. Com isso, é possível afirmar que oferecer esse tipo de suporte não é um gasto. É investimento.

Benefícios de oferecer atendimento personalizado

Não é nenhuma novidade que, hoje em dia, o mercado, independentemente do segmento, está cada vez mais difícil. Com as redes sociais, as pequenas e microempresas podem alcançar possíveis consumidores que, antigamente, apenas grandes corporações tinham a oportunidade.

Tendo esse cenário em vista, precisamos afirmar que se destacar nesse cenário competitivo é fundamental para uma marca, independentemente do tamanho dela. Para isso, então, precisa focar em alguns fatores, como: qualidade dos produtos e serviços e logística de toda operação.

Além desses aspectos, uma marca também precisa focar em uma boa assistência e entender que a humanização e personalização dela podem ser cruciais. É que os principais benefícios de oferecer um atendimento personalizado ao cliente são, de forma geral, correspondentes a:

  • Consegue atrair novos clientes
  • Contribui para a fidelização de clientes
  • Aumento da credibilidade no mercado
  • Maior reconhecimento, valorização e fortalecimento da marca
  • Rapidez na assistência
  • Melhora e fortalece a relação da marca com o cliente
  • Maior satisfação dos clientes
  • Aumento de conversão de vendas
  • Flexibilização na assistência

Além dessas vantagens, o atendimento personalizado também ajuda no crescimento do lucro de uma empresa. É que, quando os clientes estão satisfeitos, eles costumam voltar mais vezes, indicar a marca à amigos e familiares bem como gastar mais dinheiro durante as compras.

Esse fato não é na base do achismo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Neoassist, 68% dos consumidores afirmaram que gastariam até 20% a mais para ter um melhor atendimento. A melhora da assistência envolve – e muito! – humanização bem como a personalização ao cliente.

Mas, afinal, qual a melhor forma de oferecer um atendimento personalizado?

Atendimento personalizado
Atendimento personalizado

Dicas para oferecer atendimento personalizado ao cliente

A personalização da assistência ao consumidor costuma ser baseada em determinadas ações. Se você ainda não sabe por onde começar, então, confira as seguintes dicas abaixo para iniciar:

Conheça seu público-alvo

A primeira dica que damos para oferecer um atendimento personalizado ao cliente é conhecer o próprio público que atende. Nesse caso, é importante saber as principais necessidades das pessoas que adquirem seu produto e/ou seu serviço. A partir disso, crie a persona do negócio.

Persona e público-alvo que se entrelaçam, mas são diferentes. Saiba a diferença entre ambos.

Tenha um banco de dados atualizado

Nem sempre é fácil lembrar todas as informações sobre os principais clientes de uma marca. Por isso, então, utilizar uma ferramenta de banco de dados pode ser crucial para oferecer o atendimento personalizado. Ah, mas não esqueça: costume sempre atualizar as informações!

Diversifique os canais de comunicação para atendimento

Hoje em dia, os clientes podem entrar em contato com uma marca por meio de diversos canais. Portanto, então, conheça os principais canais de comunicação para atendimento ao cliente.

Construa um bom relacionamento com seu cliente

Para personalizar o atendimento, é preciso ter um bom relacionamento com o cliente. Para isso, é fundamental investir em um banco de dados, funcionários qualificados para atender e propor ações para se aproximar do consumidor. Nesse caso, seja sincero e transparente com o público.

Proporcione um atendimento humanizado

A personalização do atendimento ao cliente também envolve a humanização da assistência. Para oferecer um suporte dessa forma, conheça bem o perfil do seu público, integre os canais de comunicação e esteja sempre aberto aos feedbacks dos clientes.

Invista e capacite a equipe de atendimento

Os funcionários são os principais representantes de uma empresa e, por isso, a qualificação deles precisa ser prioridade. Sendo assim, entenda que a capacitação da equipe de trabalho não é um gasto e, sim, um investimento. Ademais, aposte também em treinamentos periódicos.

Ofereça exclusividade aos clientes

O atendimento personalizado preza pela valorização do cliente que, por sua vez, quer se sentir singular e estar satisfeito. Tendo isso em vista, oferecer determinadas exclusividades ao próprio público pode ser uma estratégia para humanizar bem como personalizar a assistência dele.

E aí, curtiu o artigo?

Você preza pelo atendimento personalizado?

Se sim, o que faz para oferecer aos clientes?

By ER Soluções Web