É fato que, hoje em dia, a tecnologia e as redes sociais ocupam grande espaço na nossa vida.
Tanto é que fazemos tudo – ou quase tudo! – pelo computador bem como por smartphones.
Por exemplo: atualmente, é possível pagar e receber dinheiro por meio de aplicativos de celular.
Essa inovação tornar o dia a dia ainda mais fácil, mas é preciso ter bastante cuidado com golpes.
Além disso, também podemos citar outras atividades que fazemos quando estamos na web.
Uma dessas é comprar e vender, principalmente dentro das redes sociais pessoais e comerciais.
Nesse cenário, um termo ficou mais popular: S-commerce. Já ouviu falar alguma vez? Não?
Se você nunca ouviu falar, então, esse artigo é ideal para você ficar por dentro desse assunto.
Caso já tenha ouvido falar, esse texto também pode ser importante para saber mais sobre.
Por isso, então, nos acompanhe até o fim!
S-commerce: o que é?
Desde que a internet se popularizou, o termo ‘e-commerce’ se espalhou pelos empreendedores de todo o país, independentemente do porte da empresa. Mas, mais que ele, outro conceito tem se tornado mais popular para esse mesmo público: o S-commerce devido às redes sociais.
S-commerce é, na realidade, uma abreviação das palavras ‘Social Commerce’ que, quando traduzimos para o português, significa ‘Comércio Social’. Independente de como nos referimos, o significado do conceito é o mesmo: uma estratégia para impulsionar vendas nas redes sociais.
A tática de aquecer as vendas pelas redes sociais preza, principalmente, pelo engajamento da conta de uma loja com seguidores e possíveis clientes. Querendo ou não, estar e ocupar esses espaços é uma maneira de ser visto e lembrado pelo próprio público e para atrair novos clientes.
Até porque, como você já deve saber especialmente sendo nosso leitor, ter uma relação de confiança e transparência com o público é fundamental. É que, além de todos os benefícios, construir, fortalecer e manter uma relação com os clientes agrega valor à sua marca no mercado.
Mas, afinal, qual a principal importância em utilizar a tática do S-commerce no seu negócio?
A importância de investir em um S-commerce
As redes sociais, como Instagram, Tiktok, Facebook, Twitter e outras, são plataformas singulares que, por sua vez, cada uma conta com recursos diferenciados. Nelas, é possível encontrar e conhecer novas pessoas via ‘adicionar à lista de amigos’ ou seguir pessoas que te interessam.
Em algumas destas redes, o usuário também pode compartilhar a localização em tempo real e publicar mídias, como fotos e vídeos. Com isso, é possível fazer comentários e ‘dar likes’ para dizer que gostou do que o conhecido compartilhou. Assim, se criam vínculos nas redes sociais.
Mas, além disso, em várias redes sociais, o usuário pode seguir contas comerciais de lojas que o chamam atenção. Tendo isso em vista, elas funcionam como um grande catálogo de produtos e serviços de um empreendimento. Hoje em dia, já é possível comprar diretamente por tais redes.
Não é à toa que, atualmente, várias redes sociais, como o Instagram, têm ferramentas de venda, como o Instagram Shopping. De acordo com dados de 2021 da pesquisa Social Commerce, 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar. Antes de finalizar a compra, os brasileiros, cerca de 76%, também recorrem ao uso destas redes para comparar preço e ler avaliações.
Tendo em vista esses dados, acreditamos que investir no S-commerce é crucial para os negócios, especialmente para os de pequeno porte bem como microempresas. Até porque, nas redes sociais, é possível anunciar os produtos e serviços de forma gratuita ou com valor acessível.
Estratégias de S-commerce
Tenha boas imagens dos produtos à venda
As redes sociais são plataformas para mostrar o seu trabalho. Mas, para isso, é preciso ter fotos com boa qualidade dos produtos e serviços que oferece. Nesse caso, as fotografias devam ter boa iluminação para que, assim, seja evitável o uso de filtros para não mudar atributos dos itens.
Escreva textos curtos nas legendas
Independe de oferecer um serviço ou a venda de um produto, escreva sobre ele. Os clientes amam ter todas as informações sobre um item antes de compra-lo. Dessa forma, se dedique na escrita de detalhes importantes, como cores, tamanhos, materiais e o que julgar necessário.
Ah, mas lembre-se: escreva textos curtos nas legendas e com poucos e pequenos parágrafos.
Produza conteúdos em vários formatos
Algumas redes sociais, como o Instagram, sempre foram para compartilhar fotos. No entanto, agora, é possível criar conteúdos em vários outros formatos, como o Reels do Instagram. Para isso, seja criativo bem como autêntico. Com isso, é capaz dos clientes te acompanharem mais e melhor.
Invista em parcerias com influenciadores digitais
Com o boom das redes sociais, muitas pessoas tendem a dar dicas e, assim, se tornarem influenciadores digitais. Uma boa dica para investir no S-commerce é apostar em parcerias com esses influenciadores que, por sua vez, costumam dar mais visibilidades aos empreendimentos.
Para isso, acreditamos que o melhor a ser feito é escolher um influenciador digital que comungue e/ou tenha valores e visão similar ao do negócio. Além disso, para escolher essa ‘influencer’, é necessário pensar em alguém que atue no segmento que a sua loja se dedica.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já tinha ouvido falar em S-commerce?
Se sim, já utiliza dessa estratégia?