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Follow-up de vendas: como fazer na sua empresa?

Follow-up

Há dois tipos de donos de negócios: os que fazem por necessidade e os que fazem por vontade.

Os por necessidade são aqueles que vêm, no empreendimento, uma solução para se sustentar.

Os por vontade são aqueles que gostam do ramo, querem trabalhar com ele e ter renda extra.

Estes tipos, embora sejam diferentes, têm um objetivo igual: ganhar dinheiro com o negócio.

Mas, para isso, é preciso ter boas estratégias de vendas bem como de marketing.

Já ouviu falar em fazer follow-up de vendas? Não?

Se não, então, conheça tudo sobre o assunto por meio dessa leitura!

Acompanhe!

O que é follow-up de vendas?

Apresentar e vender um produto e/ou um serviço pode até parecer tarefas fáceis, mas nem sempre são já que podem envolver diversos fatores. Por exemplo, qual a principal necessidade do cliente? Que tipo de cliente é esse? A compra será feita em que meio: físico ou online?

Mas, independentemente desses questionamentos, é fundamental ter em mente algumas estratégias, como fazer follow-up. Este, por sua vez, é um termo em inglês que, ao traduzirmos para o português, significa acompanhamento. Sendo assim, refere-se a ficar junto até a venda.

Esse tipo de estratégia em um processo comercial deve ser bem-vindo em todas as etapas: antes, durante e depois da venda. Isso porque, ao ser constante, faz com que o fechamento de um negócio aconteça de maneira mais rápida. Além disso, o contato com o cliente é constante.

Por isso, então, é uma tática que traz bons frutos à empresa que faz follow-up frequentemente.

Benefícios do acompanhamento

Em um mercado cada vez mais competitivo, pequenos detalhes podem ser cruciais. Um deles, por exemplo, é o atendimento ao cliente que, por sua vez, já explicamos a importância e demos dicas de como melhorá-lo. Tal fator é, muitas vezes, determinantes para fechar uma venda.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa, 80% dos clientes pagaria mais em um produto ou serviço para receber um melhor atendimento. No entanto, precisamos lembrar que tal suporte não deve ser somente no momento que o cliente entra na loja: é preciso ter acompanhamento.  

É, nesse contexto, então, que o follow-up entra. Por meio dele, as vantagens são cruciais, como:

  • Cria e fortalece um relacionamento duradouro com o cliente
  • Faz com que os clientes se sintam valorizados, respeitados e ouvidos
  • Promove uma comunicação mais aberta entre empresa-cliente
  • O cliente pode indicar o que precisa melhorar em um negócio
  • A empresa se destaca no mercado e ganha vantagens sobre as concorrentes
  • Aumenta a retenção de clientes
  • Ajuda no crescimento – e nas oportunidades – das vendas

Os benefícios acima não nos enganam: ter táticas de acompanhamento ao cliente faz com a que empresa se destaque. No entanto, para isso, é importante fazer o melhor follow-up que conseguir para que, assim, sua empresa se destaque e tenha vantagens sobre as concorrentes.

Follow-up de vendas

Como fazer follow-up de vendas?

Não adiante ter um follow-up em sua estratégia se ele não for eficiente. Portanto, então, é preciso ter o melhor acompanhamento ao cliente que puder ofertar. Nesse caso, então, confira pontos que são bem importantes durante esse processo:

Defina o momento ideal do follow-up

Um dos passos mais importantes para fazer um follow-up eficiente é saber e definir o momento ideal. Por isso, então, o acompanhamento de um cliente só deve acontecer se este já demonstrou interesse em seu produto e/ou serviço e está em etapa de negociação com a marca.

Selecione o melhor canal

Tendo em vista o momento ideal, é importante identificar e selecionar o melhor canal de comunicação que o follow-up será mais eficiente. Nesse caso, é possível fazer o acompanhamento por meio de ligações telefônicas, e-mail, mensagens, visitas e redes sociais.

Defina a frequência do follow-up

É sempre muito importante se manter em contato sincero com o seu cliente. No entanto, é preciso definir a frequência correta do follow-up para não ser invasivo, insistente e sem noção.

Para evitar isso, é preciso conhecer o cliente e qual o melhor dia e/ou horário para contato.

Deixe claro o seu objetivo

Se você está entrando em contato com o cliente para apresentar um novo produto e/ou serviço, é importante fornecer todas as informações. Nesse quesito, traga depoimentos, exemplos bem como demonstrações para que não reste dúvidas ao cliente. Se sobrar alguma dúvida, sane-a.

Faça a proposta de venda

Após apresentar o produto e/ou serviço, faça a proposta de venda. Esse passo é importante e, por isso, não deve se esquecer de dizer o investimento inicial e os benefícios que o cliente terá ao fechar o negócio. Além disso, informe a política de troca bem como de cancelamento do item.

Finalize indicando os próximos passos

Conforme for finalizando o contato, agende um novo horário e dia para entrar em contato novamente com o cliente. A partir desse compromisso, a chance de resposta e de venda tornam-se maiores. Ah, lembre-se de levar em consideração o horário ideal informado pelo consumidor para que o contato não seja prejudicial à imagem de sua empresa.

By ER Soluções Web