Você se lembra quantos anos tinha quando ouviu, pela primeira vez na vida, ‘está contratado!’?
Para a maioria das pessoas, arranjar um trabalho é essencial para ganhar dinheiro e autonomia.
É que, aqui para nós, pagarmos os boletos e comprarmos as coisas é uma coisa divina, não é?
Acontece que, hoje em dia, com um mercado competitivo, arrumar um emprego está difícil.
Para essa missão se tornar menos complicada, o trabalhador precisa sair na frente e estudar.
No entanto, muitas pessoas deixam os estudos de lado quando, de fato, conseguem um ‘job’.
Tal iniciativa pode prejudicar o trabalhador no futuro e não deve ser estimulada pela empresa.
Por isso, então, as corporações estão investindo, cada vez mais, no lifelong learning.
Se tem interesse ou dúvida sobre este assunto, então, esse artigo é para pessoas como você!
Nos acompanhe até o fim e aproveite a leitura!
O que é Lifelong Learning?
Lifelong Learning é uma expressão em inglês que, quando traduzimos para o português, significa ‘aprendizado ao longo da vida’. Isso, então, nos remete ao fato de que nunca é tarde para aprender algo novo, seja por meio do ambiente acadêmico ou por experiências que se adquire.
Acontece que, hoje em dia, no mundo corporativo, esse termo tem sido bastante utilizado para incentivar os funcionários a continuarem aprendendo e se especializando. Tal iniciativa independe da idade e/ou do nível atual de capacitação do funcionário de uma organização.
O importante, para os líderes, é perceber que aquele colaborador está participando de cursos livres, palestras e workshops para se capacitar ainda mais. Embora ninguém comente sobre, o estímulo à capacitação profissional de um funcionário costuma ser benéfica para a empresa.
Levando em consideração essa afirmativa, saiba a importância de aplicar o lifelong learning.
A importância de aplicar Lifelong Learning?
Não é nenhuma novidade que, atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e instantâneo. Por meio do surgimento de uma tecnologia, todo o cenário corporativo pode precisar se adaptar em pouco tempo para continuar operando corretamente.
Também é fato que, hoje em dia, existem diversas pessoas com graduação e outros títulos acadêmicos que não conseguem se estabelecer no mercado. Mas, perceba que, embora exista essas pessoas, o profissional qualificado tem mais chances de ingressar em um novo trabalho.
Tendo isso em vista, podemos dizer que estudar e se capacitar ainda é uma das melhores opções para se destacar. O hábito de aprender novos temas e novas habilidades pode ficar distante ao começar um novo emprego. No entanto, para uma empresa, essa distância pode gerar prejuízos.
Não é à toa que, hoje em dia, no mundo corporativo, o estímulo ao estudo e à capacitação do funcionário tem vindo, cada vez mais, da corporação. Isso, obvio, é importante e traz benefícios à ela, tais quais: maior chance do funcionário desenvolver novas competências e propor ideias. Além disso, o lifelong learning faz com que ele tenha sede em ser o mais produtivo e ser um bom talento.
Por isso, então, à uma empresa, a aplicação dessa expressão, na prática, vale – e muito! – a pena.
Como aplicar lifelong learning de forma prática?
Ao longo desse texto, explicamos o que é e ressaltarmos a importância do lifelong learning para o mundo corporativo. Mas, como a empresa deve implementar tal cultura dentro dela mesmo?
Conheça os interesses dos funcionários
O primeiro ponto importante para aplicar o lifelong learning na empresa é conhecer o interesse dos funcionários bem como o que o incentiva. Nesse caso, por exemplo, é possível perguntar sobre os planos para o futuro. Ademais, é válido perguntar sobre necessidades e sobre sonhos.
Nesta etapa, acreditamos que é importante perguntar sobre interesses, como a realização de cursos livres, leituras desejadas e participação de eventos. Com isso, identifica-se o perfil ideal.
Fique atento às principais tendências
Hoje em dia, o mercado muda em pouco tempo, como já citamos neste artigo. Por isso, então, é fundamental estar atento às principais tendências do momento, seja de moda, consumo ou tecnológia. Ao longo do tempo, estas devem mudar e, por isso, é essencial se atualizar sempre.
Faça um planejamento
Em uma empresa, fazer plano de mídia e planejamento de logística é fundamental para que estes departamentos tenham funcionamento eficiente. Ao propor o lifelong learning, a corporação também deve se preparar especialmente em relação ao tempo e dinheiro investido.
Caso não haja planejamento, o ‘aprendizado de forma contínua’ pode trazer danos à corporação.
Aposte na qualificação dos funcionários
Além de incentivar os funcionários à realizarem cursos livres, a empresa pode se programar para qualifica-los por meio de palestras, conferências, treinamentos, webinars e outras iniciativas. Outra dica bem legal é ser a favor da troca de conhecimento e aprendizado entre funcionários.
Garanta feedbacks
Coletar o feedback do cliente é muito importante para a empresa. No entanto, à uma corporação, ter a opinião dos funcionários é fundamental. Por meio dessa ação, o direcionamento bem como o processo de sanar dúvidas sobre o aprendizado do funcionário se torna cada vez mais simples.
E aí, curtiu o nosso artigo?
Já conhecia a importância do lifelong learning?
Se sim, já implementa em sua empresa?