Antes de abrir um negócio online ou presencial, é importante saber todos os tipos possíveis.
É que, hoje em dia, existem 10 formas de criar, capturar e entregar valos aos próprios clientes.
Ficou interessado e/ou interessada em saber quais são esses modelos de negócios?
Basta acompanhar o nosso artigo até o fim.
Fique conosco, então!
Modelos de negócios mais comuns
B2C – Business to Consumer
B2C é a sigla ideal para representar o termo Business to Consumer que, em português, significa ‘Da empresa para o consumidor’. Isso, então, refere-se ao fato de que um negócio online – ou não – vende o produto e o serviço dele diretamente para o consumidor final que irá consumi-lo.
Esse é um dos modelos de negócios mais comuns para empreendimentos de vestuário, de calçados e lojas de eletrodomésticos. Além disso, agências de viagens, consultórios médicos e odontológicos também costumam explorar – e muito! – esse tipo de negócio no dia a dia.
B2B – Business to Business
B2B é, assim como o B2C, uma sigla utilizada para abreviar termos no mundo dos negócios. No entanto, nesse caso, B2B refere-se a um modelo de negócio que significa Business to Business (Da empresa para empresa). Dessa forma, então, o consumidor final não é um cliente comum.
É que, ao invés do consumidor final ser uma pessoa física, no B2B, o consumidor final é uma pessoa jurídica. Nesse caso, empresas que fornecem e vendem matéria-prima, commodities, insumos, veículos, itens de escritório, equipamentos e outros são ideais para esse modelo.
D2C – Direct to Consumer
D2C significa, em inglês, Direct do Consumer (Direto ao consumidor). Esse é um dos modelos de negócios que utiliza o conceito da B2C e B2B: a empresa pode comercializar o produto para outra empresa bem como pode vender um item e/ou serviço diretamente ao consumidor final.
Esse tipo pode ser complicado na teoria, mas, na prática, é mais fácil de entender: pense em uma empresa que produz e comercializa computadores, como a Samsung ou a Dell. Esta corporação pode ter os seus produtos vendidos por outras empresas, como a rede Fast Shop.
Isso, obviamente, é um sinal de B2B. Mas, além disso, a Samsung ou a Dell também costumam disponibilizar os computadores no próprio e-commerce. Com isso, então, é possível vender diretamente para o consumidor final que, por sua vez, é um cliente comum.
B2B2C – Business to Business to Consumer
B2B2C: Business to Bussines to Consumer que, por sua vez, significa ‘Da empresa para empresa para o consumidor’. É possível, pelo próprio nome, adivinhar como funciona nesse modelo de negócio: uma empresa X vende um produto e/ou serviço em parceria com uma corporação Y.
A corporação Y, por sua vez, oferta o item e/ou serviço ao cliente final. No entanto, apesar disso, o consumidor terá ciência de que o cliente é da empresa X. Esse é um dos modelos ideais para negócios que resumem-se à distribuição bem como venda de produtos por varejo e atacado.
B2G – Business to Government
Business to Government, B2G, é como a B2B e B2C, mas com diferenças bem expressivas. Acontece que, na ‘da Empresa para Governo’, o consumidor final é uma instituição governamental. Esta, por sua vez, pode ser das seguintes esferas: municipal, estadual e federal.
Nesse caso, então, como envolve o uso de recursos públicos, esse é um dos modelos que necessita de regulamentação intensa. Além disso, também é necessário fazer licitações para que o governo tenha uma garantia de que não haverá dinheiro gasto sem ter responsabilidade.
Franquia
Franquia é um dos modelos de negócios mais comuns que existe. Ele corresponde na concessão do direito de uso de uma marca para um investidor. Nesse caso, a permissão do uso só pode ser dada pelo proprietário que, por sua vez, é o franqueador, ao franquiado, que tem interesse.
Podemos ver que, hoje em dia, diversas empresas são franquia. Sendo assim, a principal característica desse tipo de negócio é a padronização do serviço bem como dos produtos. Além disso, os processos também não costumam ser personalizados já que sofrem uniformização.
Marketplace
Marketplace é, hoje em dia, um dos modelos de negócios mais comuns também. Esse tipo costuma ser similar a um shopping: o consumidor final procura o produto que deseja em uma plataforma que, por sua vez, conta com a presença de diversos e distintos empreendimentos.
Nessa procura, o cliente pode ter acesso ao preço do item em cada loja e, assim, comparar orçamentos. Além disso, o consumidor também consegue comparar período de entrega, comentários de outros clientes e, a partir disso, decidir onde deseja efetuar a compra do item.
Aqui, no Brasil, atualmente, temos diversos marketplaces que merecem atenção. Conheça-os!
Dropshipping
Dropshopping consegue ser um dos modelos de negócios mais inovadores visto que o lojista atua como um mero intermediador. Na prática, o consumidor final faz um pedido em uma loja de acordo com o catálogo e disponibilidade dela, mas a entrega e embalagem são do fornecedor.
Esse tipo costuma trazer bons frutos à uma empresa, mas também pode ter desvantagens. Portanto, o ideal é entender mais sobre esse modelo de negócio e escolher o que for melhor para seu empreendimento.
Freemium
Freemium é o modelo de negócio que resume-se à disponibilização de um produto e/ou serviço sem custos. Mas, conforme o cliente queira, ele pode assinar um plano e, assim, obter mais recursos. Um dos exemplos de Freemium é o Spotify, um streaming de músicas e podcasts.
SaaS
Saas é a sigla que as pessoas utilizam para abreviar Software as a Service. Esse é um dos modelos de negócios que visa disponibilizar hardwares e softwares por meio da internet e, assim, o usuário não precisa instalar os aplicativos. Tendo isso em vista, um dos exemplos é o Dropbox.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já conhecia todos os modelos de negócios?
Se não, qual você não sabia que existia?