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Fidelizar clientes: o que se deve fazer?

Fidelizar clientes

É um leitor frequente do Blog ER Soluções Web? Sim?

Provavelmente, então, já leu o nosso artigo sobre atrair novos clientes. Se não, clique para ler!

Mas, hoje, viemos abordar sobre outra temática importante: a fidelização da clientela!

Sabe o que, de fato, significa isso e a importância? O que pode-se fazer para fidelizar clientes?

Essas são algumas das perguntas que nos preocuparemos em responder por aqui.

Sendo assim, fica até o fim desse artigo se você tem curiosidade sobre esse assunto!

Fidelização de clientes: o que é?

Acreditamos que, de forma geral, existe alguma empresa que você comprou uma vez e voltou para consumir novamente. Tal corporação pode ser do setor alimentício, de vestuário, cosméticos, farmacêutico bem como de joias. Se isso já aconteceu, o que te estimulou a voltar?

Essa é uma pergunta que pode ser um pouco complicada: o produto pode ter uma qualidade boa e/ou o serviço pode ser impecável. Mas será que você voltaria se o atendimento fosse ruim?

Não sabemos a resposta para esse questionamento, mas acreditamos que não voltaria, né? Isso faz todo sentido: o cliente quer se sentir valorizado e ser bem assistido. Portanto, se você, além de cliente, é dono de um negócio, preocupe-se em melhorar a assistência ao público.

Quando um consumidor volta inúmeras vezes em um negócio é porque ele tem um apreço pela sua empresa e, por isso, tende a ser fidelizado. Mas, afinal, o que é fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é uma ação que visa, principalmente, fazer com que a clientela atual não troque a sua empresa por nenhuma outra. Tal retenção de consumidores é fundamental para criar um vínculo com cada pessoa que consome seu produto e/ou adquire seu serviço.

Qual a importância de fidelizar clientes?

Para você, dono de empresa, o que significa ser fiel à algo ou alguém? Seja em um relacionamento amoroso, familiar ou de amizade, a fidelidade é um sentimento essencial para muitos. No ramo dos negócios, ser fiel também é crucial para uma empresa especialmente de pequeno porte.

Se fidelizar à uma corporação significa que o cliente a prefere: entre todas as concorrências e adversidades que se impõem diariamente, o público te escolhe por n motivos. Isso significa que ele acredita no potencial de crescimento da marca, gosta do produto e/ou serviço e compra-os.

Fidelizar clientes tem muitas vantagens, tais quais:

  • Fortalecimento da marca
  • Indicações espontâneas de clientes
  • Maiores lucros
  • Contribui para aproximação entre empresa-cliente
  • Agrega valor à própria marca
  • Otimiza custos com divulgação
  • Ajuda a receber elogios e/ou críticas (feedbacks) mais precisos
  • Encurta o ciclo de vendas
  • Valor de compra dos clientes costuma ser maior
  • Estabilidade na receita

Sabendo disso, então, devemos ressaltar que todo esse processo não cai do céu. Portanto, é fundamental ter iniciativas essenciais para se aproximar ainda mais da clientela e mostrar seus pontos mais fortes.

Não sabe o que fazer? Confira dicas do que pode-se fazer para fidelizar clientes.

Fidelizar clientes

Dicas de como fidelizar clientes

Proporcione um atendimento de qualidade

Em um mercado cada vez mais competitivo e padronizado, nem sempre o que faz um cliente voltar é o produto ou serviço que oferece. Às vezes, o grande segredo do retorno do público é o atendimento que você, dono de empresa, oferece ao seu cliente. Por isso, melhore-o logo!

Acreditamos que, nesses casos, os inúmeros canais de comunicação disponíveis podem contribuir para esse aprimoramento. Tanto é que, hoje em dia, muitas empresas recorrem às redes sociais para se manter cada vez mais perto do seu cliente fiel. Seja, então, um desses!

Invista em treinamentos de funcionários

Um bom atendimento ao cliente também perpassa pela agilidade, eficiência e educação na relação entre empresa-público. Como representante da corporação, o funcionário precisa valorizar – e muito! – o cliente que atende e resolver as principais necessidades dele.

Portanto, o investimento em treinamentos e cursos de funcionários se faz necessário.

Personalize as interações com os clientes

Ao ser atendido, seja pela primeira ou pela milésima vez, gosta de sentir especial e valorizado. Para isso, então, uma boa dica é buscar personalizar e humanizar a relação entre ele e empresa.

É fato que nem todo funcionará lembrará o que cada cliente gosta. Nesse caso, o investimento em tecnologia, como CRM em vendas, pode ser bacana e funcional para o seu negócio.

Crie programas de fidelidade

Toda empresa quer que o cliente retorne e compre um produto e/ou obtenha um serviço. No entanto, o que a corporação faz pelo consumidor? O que, além de bom atendimento, o atrai?

Uma ótima estratégia – e clássica! – é a criação e adoção de programas de fidelidade. Para investir na volta do consumidor e na manutenção de um bom relacionamento, faça trocas. Nesse caso, opções bacanas são as que envolvem acúmulo de pontos, prêmios, descontos e cupons.

Seja transparente com seu público

Na vida, nem sempre vamos acertar ou agir da melhor maneira possível. No entanto, é fundamental reconhecer os erros e contorna-los para seguirmos firme à nossa caminhada. No ramo dos negócios, isso não é diferente. Cometeu um erro? Seja humilde, se desculpe com o cliente e não comenta o mesmo erro.

Ao fazer isso, o cliente sente que é tão especial a ponto de dar um feedback e se sentir ouvido. Portanto, ser transparente com o próprio público é uma ação simples e que vale muito a pena!

By ER Soluções Web