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Packing: o que é e como aplicar nos negócios?

Packing: como aplicar nos negócios?

Não é nenhuma novidade que, hoje em dia, o mercado está cada vez mais padrão e competitivo.

Por isso, então, para uma marca se destacar no ramo dos negócios, é crucial olhar os detalhes.

Quando prestamos atenção nas particularidades, temos uma noção maior do que é importante.

Por exemplo: quando falamos em atendimento ao cliente, pensamos que ele precisa ser bom.

No entanto, é notório que a humanização e personalização do suporte também é fundamental.

Em relação às entregas, os consumidores costumam valorizar as que são rápidas e no prazo.

Mas também costumamos prestar atenção na embalagem para que os itens cheguem a salvo.

Nesse cenário, as marcas podem – e devem! – aplicar a teoria e prática do packing.

Para saber mais sobre esse assunto, basta nos acompanhar até o fim!

O que é packing?

Quando fazemos uma compra online, costumamos procurar todas as informações e prestar atenção nos mínimos detalhes: o tamanho, a cor, o material bem como outros atributos. Mas, como esse processo é virtual, a entrega final do produto que vai ditar a experiência do cliente.

Nesse caso, a entrega rápida e dentro do prazo é um dos fatores que os consumidores mais valorizam. Acontece que, além dela, os clientes também prestam atenção na embalagem do item, principalmente se ele for quebrável. Isso, inclusive, indica o cuidado que a empresa tem.

Neste cenário, o packing é crucial. Este termo, em inglês, significa, quando traduzimos para o português, embalagem. Dessa forma, então, podemos dizer que é o processo que costuma definir toda organização e acomodação do produto para que este seja enviado e chegue intacto.

O packing é uma das fases finais do processo de venda. Isso pode fazer com que algumas marcas não deem tanta atenção à embalagem, mas precisamos ressaltar que é uma fase fundamental.

Ao focar na prática desse conceito, os benefícios podem ser muitos. Afinal, quais as vantagens?

Vantagens e importância do packing

A logística é uma parte importante do processo de venda e, nela, inclui o picking (separação de pedidos) e o packing (embalagem) em sequência. A acomodação dos produtos antes do envio é crucial para evitar possíveis danos ao produto. Além disso, é uma forma de conquistar o cliente.

É que, como você deve saber, principalmente se for o nosso leitor, todo consumidor gosta de se sentir valorizado por uma marca. A partir do momento que a empresa pensa nos detalhes sobre a embalagem de um item, o cliente pode – e vai! – mudar a percepção sobre a sua empresa.

Por exemplo, se um produto foi embalado de qualquer forma e, por isso, apresentar danos à ele, o cliente vai entender que a loja não tem tanto cuidado com isso. Mas, se o pedido foi embalado da forma correta, o consumidor ficará satisfeito e dará cinco estrelas para a venda.

Com isso, a embalagem, um aspecto tão simples, pode ser, de fato, um diferencial para sua marca em relação aos concorrentes. Além disso, o packing pode determinar e contribuir para a fidelização dos consumidores bem como da atração de novos clientes para o próprio negócio.

Quer saber como melhorar e/ou fornecer o melhor packing na sua empresa? Confira dicas!

Packing: como aplicar nos negócios?
Packing: como aplicar nos negócios?

Como aplicar packing nos negócios?

Escolha a embalagem correta

O primeiro passo de como aplicar packing nos negócios é a definição da embalagem correta para determinado tipo de produto. Por exemplo, alguns itens precisam que sejam envolvidos por plástico bolha para não quebrar. Outros, por sua vez, precisam contar com isopor e espumas.

Confira se os itens estão certos

A separação dos pedidos (picking) é uma outra atividade da logística que, dependendo da organização da empresa, pode apresentar erros. Assim, na tentativa de evitar possíveis enganos, é importante, antes de embalar um produto, conferir se estão, de fato, corretos para o pedido.

Não esqueça das etiquetas para envio

Após acomodar o produto do pedido e fechar a embalagem, coloque etiquetas para envio: código de barras e outras informações do item bem como dados necessários do cliente. Se o produto for mais sensível a possíveis danos, também é uma boa ideia informar na embalagem.

Caso queira, personalize a embalagem

O packing, além de tudo que explicamos aqui, também pode ser utilizado como uma estratégia de marketing. Isso acontece porque, antes mesmo de saber como é, de fato, o produto, o cliente se deparará com a embalagem. Assim, pense em apresentar pacotes bem embalados e originais.

Também, caso a empresa queira, é possível deixar os pacotes mais criativos e personalizados de acordo com cada cliente. Por exemplo, é legal colocar o nome do consumidor e uma mensagem pequena agradecendo pela compra e que espera que o produto sirva da melhor forma à ele.

Essas ações podem não ser tão grandiosas, mas, querendo ou não, dão um diferencial ao seu negócio. Em um mercado cada vez mais padronizado e competitivo, se destacar é fundamental.

E aí, gostou do nosso artigo?

Como aplica o packing no seu negócio?

Tem mais uma dica para a embalagem?

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By ER Soluções Web