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Prospecção de clientes: como fazer?

Prospecção de clientes: como fazer?

É verdade que uma empresa, independente do ramo dela, precisa pensar no próprio público.

Nesse caso, então, conhecer o cliente é fundamental para se aproximar dele e lucrar ainda mais.

A partir disso, a empresa pode partir para a fidelização, atração bem como retenção de clientes.

Mas, muito além disso, uma marca também precisa levar em consideração a prospecção deles.

Acontece que, essa prospecção de clientes, tem que acontecer da melhor maneira possível.

Se não sabe por onde começar, então, acompanhe o nosso artigo para ficar por dentro!

O que é prospecção de clientes?

Prospectar é um verbo (transitivo direto e intransitivo) que, segundo o dicionário Michaelis, significa: 1) explorar uma região à procura de reserva de minérios e outras para aproveitamento de energia atômica. 2) fazer ensaios nas reservas para determinar o provável valor econômico.

Além dessas conceituações, prospectar, ainda segundo o mesmo dicionário, também significa analisar ou sondar algo profundamente. No ramo dos negócios, o uso da palavra ‘prospectar’ é, comumente, utilizado para a prospecção de clientes que, por sua vez, é importante ao business.

No mundo corporativo, a prospecção de clientes é o processo que uma marca faz para encontrar clientes em potencial que, de fato, correspondam ao público ideal do negócio. Tendo isso em vista, a empresa passa a fazer contato com este cliente em potencial para, assim, efetuar vendas.

A prospecção de clientes é uma fase fundamental para avançar no processo de funil de vendas. Além de ser uma etapa crucial no pipeline, a empresa que faz a prospecção de clientes pode garantir outras – e inúmeras – vantagens. Neste caso, então, é preciso conhecer tais benefícios.

Prospecção de clientes: como fazer?
Prospecção de clientes: como fazer?

Vantagens de fazer prospecção de clientes

No ciclo de vendas, a prospecção de clientes é uma das principais fases de todo o processo. Isso acontece porque, quando feita de forma correta e bem feita, a prospecção de clientes garante diversos benefícios à organização, já que se resume a dar uma ‘cara‘ a própria empresa, como:

  • Aumenta as chances de fechar mais negócios
  • Aproximação com o cliente ideal
  • Construção e fortalecimento de uma relação de confiança
  • Torna o processo de vendas mais eficiente e mais rápido
  • Reduz o custo de aquisição por cliente (CAC)
  • Ajuda na potencialização da produtividade do time de vendas
  • Aumenta os lucros já que aumenta as chances de vender mais
  • Respeito e controle do funil de vendas
  • Redução do fluxo de leads frios
  • Garante uma personalização e humanização com o cliente
  • É um diferencial em relação a outras empresas

São muitas vantagens ao fazer a prospecção de clientes, hein? Acontece que, para aproveitar todos estes, é necessário fazer o processo da maneira correta. Neste caso, não adianta só ter boa vontade: é preciso seguir determinadas dicas e tomar algumas atitudes cruciais no processo.

Como fazer prospecção de clientes?

A prospecção de clientes pode variar de empresa para empresa já que determinados aspectos são singulares à marca, como orçamento financeiro bem como os objetivos que deseja alcançar. No entanto, algumas iniciativas são comuns para quem deseja fazer a prospecção de clientes:

Estude a concorrência

A empresa que prospecta clientes sai na frente das concorrentes já que isso se torna um grande diferencial à marca. Acontece que, para isso acontecer, é preciso estudar o cenário atual do mercado e as principais concorrentes do seu segmento. A partir disso, pode ir ao segundo passo.

Defina o perfil de cliente ideal

Para fazer a melhor prospecção de clientes, é necessário definir o perfil do público ideal à empresa. Nesse caso, é importante analisar e identificar as características, os desejos, os desafios e as necessidades em comum de cada cliente. Fazendo isso, a empresa costuma otimizar gastos e o tempo do processo para, assim, avançar e finalizar o ciclo de vendas.

Construa e fortaleça a credibilidade

Hoje em dia, construir e fortalecer a credibilidade de uma marca é bem importante. Nesse caso, a fim de passar confiança ao cliente, os funcionários são os principais responsáveis por tirar dúvidas sobre determinado produto e serviço. Por isso, preze pela transparência e sinceridade.

Insista mas não seja inconveniente

Para efetuar e finalizar as vendas, os funcionários precisam insistir, de forma gentil e discreta. No entanto, isso não significa que ele pode ser inconveniente com o cliente. Pelo ao contrário, passando do limite com o eventual cliente, é mais provável afasta-lo da marca que aproximá-lo.

Peça indicações aos clientes

Ao longo do tempo de relacionamento com o cliente, a empresa pode pedir indicações de novos clientes. Quando isso acontece, a taxa de conversão tende a ser maior e ganhar mais lucros. Até porque estas indicações costumam ter o mesmo perfil das pessoas que se tornaram clientes.

Faça planejamento para o futuro

A prospecção de clientes é só uma das etapas do ciclo de vendas. Além dela, é preciso focar em outras fases para, assim, finalizar uma venda. Para evitar possíveis problemas e otimizar os outros processos, é importante que a empresa tenha um bom planejamento para o futuro dela.

E aí, gostou do nosso artigo?

Você faz a prospecção de clientes?

Se sim, de que maneira?

By ER Soluções Web