O início de um empreendedor pode ser bem complicado devido à presença de incertezas:
Será que o negócio vai alavancar? A marca vai dar algum retorno, principalmente financeiro?
Esses são alguns questionamentos normais e frequentes entre os pequenos empreendedores.
Por isso, muito além de oferecer bons serviços e produtos, é preciso se destacar no nicho.
Isso pode envolver ofertar um bom atendimento ao público ou estar mais acessível ao público.
Nesse caso, então, se fazer presente nas redes sociais e/ou em plataformas de venda é uma boa.
Você sabia que a Amazon é uma dessas? Não?
Saiba mais sobre o assunto e como começar a vender na Amazon!
Amazon: o que é?
Você, muito provavelmente, já ouviu falar na Amazon já que é uma das empresas que mais faturam no mundo. Tanto é que, segundo a revista Fortune, a marca superou a Apple e passou a ocupar o segundo lugar em um ranking global de empresas com maior receita nos dias atuais.
É fato, então, que a Amazon é um negócio bilionário. No entanto, nem sempre foi assim. Isso porque a empresa existe desde 1994 no mercado de serviços e dispositivos eletrônicos, como o kindle. Mas, a partir da criação do site, a empresa passou a alcançar vários países, como o Brasil.
A marca Amazon cresceu tanto que, atualmente, vende produtos de diversas categorias: bebidas, casa, beleza, eletrônicos, papelaria e outras. Mas, além disso, a empresa bilionária também oferta inúmeros serviços: e-commerce, inteligência artificial bem como o streaming.
O streaming da Amazon chama-se Prime Video. Este, por sua vez, oferece filmes, reality-shows e séries para os assinantes. Mais que isso, quando o cliente adquire o serviço do Amazon Prime, ele também recebe a oportunidade de pedir os itens com frete grátis e com entregas rápidas.
A grande maioria das pessoas acredita que os produtos disponíveis na Amazon.com são próprios da empresa bilionária. A maioria até pode ser, mas, hoje em dia, diversos empreendedores estão se cadastrando para expandir a própria marca. Isso recebe o nome de Marketplace da Amazon.
Como começar a vender na Amazon? Vender na Amazon dá retorno financeiro? Saiba mais!
Como vender na Amazon?
É um pequeno empreendedor e deseja impulsionar as vendas do próprio negócio? Deseja atrair bem como conquistar mais clientes? A Amazon pode te ajudar com uma ferramenta confiável e simples de usar: A Amazon Seller. Este app, por sua vez, é responsável por várias funções, como:
- Gerenciar pedidos
- Realizar vendas
- Adicionar produtos à página de sua loja
- Responder dúvidas
Para ter acesso a esse serviço, você precisa se cadastrar e preencher alguns dados. Sendo assim, é necessário ter um CPF ou CNPJ válido, conta de e-mail, conta bancária e cartões de crédito. O empreendedor também precisa emitir notas fiscais eletrônicas a cada venda que concluir.
Esse é um processo que não existe burocracia e, por isso, muitos empreendedores utilizam como uma alternativa de expandir o próprio negócio. Lembre-se que, ao cadastrar os pedidos, descreva e informe a ficha técnica de cada um. Assim, tem mais chances de vender algum item.
Quais produtos posso vender na Amazon?
A Amazon é, hoje em dia, uma empresa que oferta diversos produtos de categorias distintas. Ao se cadastrar como vendedor, publique os itens que deseja vender e categorize-os, tais quais:
- Produtos para bebês
- Câmeras e Fotografias
- Roupas, sapatos e acessórios
- Eletrônicos
- Alimentação (com alimentos não perecíveis)
- Casa e cozinha
- Jardim e piscina
- Ferramentas
- Para escritório
- Esportes, aventura e lazer
- Computadores
- Para animais de estimação
- Softwares
- Beleza
- Automotivos
O empreendedor também pode cadastrar outros produtos, como brinquedos, livros bem como cervejas e vinhos. No entanto, vender na Amazon com tais categorias está sujeito à autorização.
Quanto custa vender na Amazon?
O vendedor pode vender na Amazon por meio de dois planos: profissional e individual. A empresa cobra uma mensalidade de R$ 19,00 no plano profissional. Já no plano individual, a Amazon não cobra mensalidade. No entanto, existe uma taxa de R$ 2 a cada produto vendido.
Devemos ressaltar que, além disso, os vendedores também pagam uma comissão à Amazon, seja no plano profissional ou individual. Essas taxas de venda costumam variar a cada categoria.
Se o empreendedor perceber que o plano profissional não está gerando bons frutos, então, ele pode migrar para o plano individual quando quiser. Nesse caso, é preciso mudar as configurações no app Seller.
Vale a pena vender na Amazon?
Escolher vender na Amazon envolve, antes de tudo, análise e planejamento. Isso porque, assim como tudo, existe prós e contras. Perceba que a plataforma Seller na Amazon pode ser uma forma de atrair mais clientes e expor os produtos que vende. Assim, há chance de aumentar o próprio público e, com consequência, vender mais.
Outro ponto positivo em vender na Amazon é por ser um processo sem burocracia já que não precisa apresentar nenhum tipo de contrato. No entanto, é importante avaliar se vale a pena financeiramente devido à mensalidade no plano profissional bem como na taxa de vendas.
Por isso, então, avalia e veja se vender na Amazon será positivo para seu próprio negócio.