As vendas, antigamente, aconteciam, quase sempre, cara a cara: de forma presencial.
É que, nessa época, o cliente era obrigado a sair de casa e ir em um shopping ou nas ruas.
No entanto, com a internet e as redes sociais, essa experiência ainda é válida, mas não a única.
Isso porque, hoje em dia, é fácil entrar em um site e comprar o produto que estamos desejando.
Nesse contexto, o mercado se tornou cada vez mais concorrido e, por isso, é preciso se destacar.
É bacana, para ter sucesso em um ramo, conhecer e aplicar as distintas espécies de vendas.
Isso, obviamente, se fizer sentido para a cultura de uma empresa.
Mas, afinal, quais são os tipos de venda?
Esse artigo é para você que quer aprender mais sobre!
Principais tipos de venda
Venda direta
Venda direta é um dos principais tipos de venda. Ela, como o próprio nome indica, acontece de forma direta com o cliente. Isso, então, significa que as empresas oferecem produtos bem como serviços diretamente ao consumidor final. Assim, não há intermediação nenhuma no processo.
Nesse modelo, existem algumas formas de vender diretamente, como de porta em porta. Por meio dessa maneira, o vendedor de um produto e/ou serviço costuma ir até a casa bem como local de trabalho do cliente para apresentar os produtos, exibir os benefícios e, assim, vender.
A venda direta também pode acontecer por meio da participação de eventos. Nesse caso, então, o vendedor oferece um evento para apresentar os itens que vende e, assim, conseguir vender. Nesse modelo, o vendedor, além de lucrar, também consegue fazer networking com pessoas.
Também não podemos esquecer de outra maneira de vender diretamente ao consumidor: via catálogo. Nesse caso, o vendedor precisa ter um catálogo com os itens que vende e entregá-lo aos clientes. A partir disso, o cliente poderá efetuar alguma compra e/ou devolver a amostragem.
Um dos exemplos mais clássicos de venda direta por catálogo são as revendedoras de perfumes e/ou cosméticos. Nesse modelo, o vendedor costuma lucrar e ganhar uma comissão pela venda.
Venda consignada
Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em venda consignada, certo? Esse modelo funciona por meio de uma parceria entre fornecedor e um estabelecimento comercial. O estabelecimento comercial, por meio dos empreendedores, costuma ficar responsável pela negociação dos itens.
Caso não haja a venda de produtos, o fornecedor pode tê-los de volta desde que haja um acordo entre as partes em relação à isso. A venda consignada é um dos tipos de venda que é mais frequente em varejos e em distribuição já que não costuma apresentar custos para as partes.
É um modelo de venda que também serve para estabelecimentos pequenos que não têm um lugar grande para manter o estoque de produtos. É uma alternativa para quem está começando um negócio e também não conta um orçamento financeiro tão grande para mais esse custo.
Além disso, a venda consignada pode proporcionar maior visibilidade aos seus produtos. Sendo assim, é uma opção para o empreendedor que deseja alcançar novos nichos e mercados.
Venda cruzada
Venda cruzada também costuma ser conhecida por cross-selling. Esse é um daqueles tipos de venda que, na realidade, resume-se à complementação de uma venda. Na prática, isso significa que, além de atender a necessidade do consumidor, o vendedor oferece outros produtos a ele.
Precisamos ressaltar que a oferta de outros itens precisa ter relação com o produto de necessidade do cliente. Para exemplificar melhor, é como em um fast food: o desejo do consumidor é um hambúrguer, mas, além dele, também compra uma porção de batatas e refri.
Esse modelo de venda traz benefícios à empresa que o adere, tais quais: fortalecimento do relacionamento entre marca-consumidor e fidelização de clientes. Além disso, a venda cruzada também costuma aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros de uma empresa.
Venda corporativa
A venda corporativa é o oposto da venda direta já que a negociação não acontece entre empresa e cliente. Isso porque o processo comercial ocorre por uma empresa a outra e, por isso, é formato B2B (Business to Business). Assim, esse tipo demanda mais conhecimento que outros.
Acreditamos que, na venda corporativa, é preciso ter mais conhecimento, pois presumimos que ambas as partes entendem sobre o determinado produto. Assim, é necessário apresentar os benefícios para impressionar e chamar atenção para as qualidades técnicas de um item/serviço.
Por isso, então, a venda corporativa é um dos tipos de venda que o ciclo demora mais já que, devido à questão técnica, demanda mais detalhes. Sendo assim, nem toda empresa tem perfil para fazer um processo comercial corporativo.
Venda casada
A venda casada resume-se, na prática, na venda de dois produtos em conjunto quando, na verdade, o cliente só deseja comprar um dos itens. É importante ressaltar que a compra do segundo produto acontece de forma contrária à vontade e interesse do consumidor do item.
Em algumas lojas, essa prática é recorrente e de forma bem aberta e direta: o próprio vendedor indica que o cliente só poderá comprar um produto se comprar outro. Embora seja frequente, a venda casada é proibida por lei e, por isso, o cliente pode denunciar a empresa que fizer isso.
Venda consultiva
A venda consultiva é um dos principais tipos de venda que se aproxima do cliente. É que, na hora da negociação, o vendedor age como um consultor e, por isso, escuta as necessidades mais relevantes do consumidor. A partir disso, o vendedor oferece itens mais adequados ao cliente.
Nesse modelo, os consumidores costumam ficar mais satisfeitos com os produtos e serviços bem como com a empresa vendedora. Dessa forma, então, existe uma maior possibilidade de que o cliente se fidelize à sua empresa e indique a marca para amigos, conhecidos e familiares.
Você é dono de empresa?
Atua com base em quais tipos de venda?
Queremos saber sua experiência!