fbpx

eSport é esporte? Confira a polêmica

eSport é esporte?

De uns anos para cá, os jogos eletrônicos, chamados de eSport, tornaram-se mais populares.

Tanto é que, atualmente, existem vários jogadores e equipes que participam de campeonatos.

Tais torneios costumam deixar os amantes do eSports com as respectivas expectativas altas.

E, caso você seja um desses, então, já pode conferir alguns dos principais torneios de janeiro de 2023.

Mas, para além disso, o eSport pode vir a se tornar uma das modalidades das olimpíadas.

Atrelado a esse debate, tivemos uma polêmica nesta última semana: eSport é esporte?

Esse assunto ainda está dando o que falar nas redes sociais e não podemos ficar de fora.

Portanto, acompanhe esse artigo até o fim e entenda mais sobre o tema!

O que é eSport?

Não é nenhuma novidade que as inovações tecnológicas invadiram a nossa vida e, por isso, transformaram a nossa forma de comprar, estudar, trabalhar bem como se divertir. Nesse panorama, então, surgiu o eSport que, nos últimos anos, foi se popularizando entre os jovens.

Mas, afinal, o que é eSport?

eSport é, na realidade, uma abreviação de Electronic Sport. Quando traduzimos para o português, este termo significa Esporte Eletrônico e refere-se à competições e modalidades em aparelhos eletrônicos, como o nome sugere. Apesar dos torneios estarem ficando mais populares por agora, o primeiro deles aconteceu ainda no começo da década de 70, em 1972.

O termo ‘eSport’ é, hoje em dia, utilizado para nos referirmos à uma categoria que, por sua vez, engloba determinados jogos, como: Free Fire, Fortnite, League of Legends (LOL), Valorant, Counter-Strike e outros. Tanto é que, atualmente, existem competições para diferentes games.

Mas, para além de torneios com prêmios e títulos, o eSport também tem sido um importante entretenimento para os mais jovens. É que determinados streamings, como a Twitch, facilitaram que adolescentes pudessem aprender e conhecer os jogos eletrônicos por influenciadores.

Não é à toa que, de uns anos para cá, os canais de eSports cresceram e se popularizam. Em 2022, diversos canais tiveram pico de audiência online e até recorde de horas e espectadores. Um deles foi o do brasileiro Gaules que, ano passado, foi o canal de eSport mais popular do mundo.

Tendo em vista esse crescimento bem como popularização, eSport é esporte ou não?

Esporte: qual a definição?

Esporte é uma palavra que ocupa o lugar de substantivo masculino e que, de acordo com o dicionário Michaelis On-line, significa: ‘Prática metódica de exercícios físicos visando o lazer e o condicionamento do corpo e da saúde; desporte, desporto’. Mas tal termo não significa só isso.

Ainda segundo o mesmo dicionário, esporte também se refere ao ‘Conjunto de atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe; desporte, desporto’. Com isso, afirmamos: há muitos esportes.

No Brasil, o esporte mais comum é o futebol de campo. No entanto, além dele, podemos citar muitos outros, como futebol de praia e de quadra (futsal), vôlei de praia e de quadra, basquete, handball, esgrima, ginásticas, tênis de mesa e de quadra, caratê, atletismo, ciclismo e outros.

Diante de tanta diversidade, é possível enquadrar e afirmar que eSport é esporte mesmo?

eSport é esporte?
eSport é esporte?

eSport é esporte?

Agora que você já sabe o que é eSport na teoria e as principais definições de esporte, vamos à uma das pautas da semana: Há alguns dias, a nova ministra do Esporte, Ana Moser, declarou que não investirá no segmento de eSport por não considerar que jogos eletrônicos sejam esportes.

Ana Moser, ex-jogadora de vôlei, também comparou o treino de atletas de eSports ao da artista baiana Ivete Sangalo. É que, de acordo com a ministra, os jogos eletrônicos, assim como a música, fazem parte do ramo do entretenimento e não do esporte, como as pessoas acreditam.

Tal declarou causou muita polêmica e entrou nos Trending Topics da segunda semana de janeiro de 2023. Equipes e jogadores dos games eletrônicos reagiram à declaração e, por isso, fica a questão: eSport é esporte ou não?

Diante da definição do dicionário, o eSport é esporte a partir da ótica do conjunto de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras e podem ser praticados individualmente ou em grupo. É que, como deve saber, os principais torneios de games eletrônicos seguem normas e formatos.

Além disso, existem jogos da categoria de eSports que só podem ser jogados em grupo. No entanto, outros games também podem ser jogados sem o trabalho em equipe e, assim, sozinho.

O conceito que afirma que esporte exige condicionamento e esforço físico, por sua vez, exclui a possibilidade do eSport ser considerado esporte já que os jogadores não ‘mexem o esqueleto’.

Sabemos que esse assunto ainda vai gerar muito debate e muita polêmica entre atletas, indústria do entretenimento e jogadores. Mas, até então, pela determinação da nova Ministra, não podemos dizer que o eSport é esporte. Assim, o ramo não receberá investimento público.

E aí, gostou do nosso artigo?

O que achou da declaração da ministra?

Para você, eSport é esporte ou não?

Queremos saber sua opinião!

By ER Soluções Web