Hoje em dia, é perceptível que muita gente não está satisfeita com a profissão que está atuando.
Tal insatisfação pode ser proveniente por diversos motivos, sendo o financeiro bem importante.
Além desse grupo, neste primeiro trimestre, o Brasil conta com 9 milhões de desempregados.
Este número não conta com os autônomos que, ano passado, totalizou 25,7 milhões de pessoas.
Diante desse cenário, buscar formas de sobrevivência é crucial para grande parte da população.
Uma dessas formas é encontrar eventuais ‘jobs’ e/ou recorrer para outras profissões e carreiras.
Nesse caso, então, algumas inovações, como apps, podem ajudar nessa tarefa tão complicada.
Tendo isso em vista, conheça 5 aplicativos de freelancer.
Quer saber quais são?
Acompanhe nosso artigo até o fim!
Freelancer: o que é?
Você, com certeza, especialmente nos últimos anos, já deve ter ouvido alguém falar que estava atrás e/ou fazendo um ‘freela’, né? Ou, provavelmente, algum amigo e/ou familiar já pediu indicação de alguém que fosse ‘freelancer’ e fizesse determinado trabalho por um valor X ou Y.
Independentemente da situação, o freelancer é aquele que, aqui, no Brasil, conhecemos como autônomo. Levando isso em consideração, podemos dizer que este profissional não tem nenhum vínculo empregatício com a empresa e/ou pessoa que o contratou. Sendo assim, o trabalhador não tem acesso a diversos direitos, tais quais férias, 13º salário, FGTS e outros mais.
Como não há um vínculo empregatício, o freelancer – ou autônomo, como queira chamar – pode trabalhar para vários clientes ao mesmo tempo. Além disso, esse profissional não precisa seguir o horário comercial e nem trabalhar todos os dias. Acontece que ele só recebe o valor, X ou Y, determinado pelo serviço se e quando trabalhar. Por isso, a maioria trabalha sempre que pode.
Não é difícil acharmos profissionais que atuam como freela já que, hoje em dia, existe diversos aplicativos de freelancer que facilitam essa busca. São inúmeros fotógrafos, redatores, arquitetos, programadores, digitadores, designers e outros trabalhadores procurando um ‘job’.
Cinco aplicativos de freelancer
Workana
Lançado em 2012, a Workana é, hoje em dia, uma das principais plataformas de trabalho freelancer e remoto do Brasil bem como em outros países da América Latina. No Sudeste Asiático, a plataforma em questão também vem se destacando e marcando uma forte presença.
Ao longo de todo o funcionamento, a Workana já conseguiu conectar os melhores talentos e profissionais freela com mais de 600 mil empreendedores, micro, pequenas e grandes empresas. Além disso, já contribuiu para que cerca de 3 milhões de freelancers desenvolvessem uma carreira autônoma e independente. Assim, a Workana tem propósito de igualar oportunidades.
Diante de tais números, não poderíamos deixar a plataforma em questão de fora dessa listagem de aplicativos de freelancer. Nesse caso, é possível acha-la para baixar em alguns smartphones.
GetNinjas
A GetNinjas também é uma das principais plataformas para encontrar trabalhadores autônomos e independentes. Embora tenha sido criado em 2011, esse é um daqueles aplicativos de freelancer que só cresceu ao longo do tempo. Não é à toa que, hoje em dia, já conta com mais de 2 milhões de profissionais capacitados em mais de 3 mil cidades ao redor de todo o Brasil.
No site bem como no app, o usuário pode encontrar encanadores, detetives particulares, nutricionistas, dedetizador, babás e psicólogos. Além desses, é possível buscar profissionais de marketing online, persona trainer, engenheiros e muitos outros para desempenhar um trabalho.
Closeer
O Closeer é uma das plataformas que serve para o trabalhador voltar ao mercado de trabalho, mesmo que de forma autônoma, e/ou para ganhar renda extra. Nele, é possível encontrar várias oportunidades em cozinhas industriais, restaurantes, hotéis, bares, varejo e outras categorias.
O autônomo consegue verificar todas as informações necessárias sobre o job, como o dia, horário e o valor. O usuário do Closeer também consegue entrar em contato com a empresa contratada para, assim, tirar dúvidas. Com esses e outros recursos, é possível iniciar um freela.
Freelancer
Como o próprio nome indica, o Freelancer é um dos aplicativos de freelancer que está à disposição para download. Nele, pessoas físicas bem como pessoas jurídicas – ou empresas – conseguem encontrar trabalhadores autônomos e independentes para realizar certa função.
Nesse caso, é possível e fácil encontrar freelancers de diversas e distintas categorias, sendo que algumas delas são: jornalistas, tradutores, desenvolvedores, criadores de vídeos, escritores, web designers, animadores e outros. Perceba que, nessa plataforma, as vagas são mais relacionadas às áreas de fotografia, sites, cinema e TV, softwares, design, marketing, tradução bem como redação.
Fiverr
A fim de fechar a nossa lista de aplicativos de freelancer, indicamos a plataforma Fiverr. Nela, o usuário cadastrado pode buscar serviços de alta qualidade com várias opções de preços que são com base em projetos. Dessa forma, é possível contratar alguém eficiente sem o orçamento apertar.
Assim como em outras plataformas, a Fiverr também dá oportunidade para encontrar talentos com experiência em diversos segmentos. Para quem quer trabalhar de freela, esse app também é indicado. Por lá, o pagamento é protegido e os cadastrados têm todo suporte 24 horas por dia.
E aí, gostou do nosso artigo?
Pretende contratar alguém por aplicativos de freelancer?
Se não, pretende se cadastrar para trabalhar?