Quando o assunto é dinheiro, a preocupação com a conta bancária sempre foi grande.
Tanto é que, em hipótese alguma, podemos pedir ajuda a desconhecidos em um banco.
Isso porque, infelizmente, podemos confiar nas pessoas e ser vítimas de algum golpe.
Com os aplicativos, somos até mais capazes de ficar de olho e gerenciar a própria conta.
No entanto, a tecnologia não se limita somente à isso já que, atualmente, temos outras, como:
O cartão por aproximação.
Esta inovação tem, de fato, vantagens, mas também pode nos apresentar riscos.
Quer saber quais são e como proteger seu cartão?
Fica conosco até o fim da leitura!
O que é cartão por aproximação?
Antigamente, ao fazermos uma compra via cartão de crédito ou débito, era preciso digitar a senha para que a operação fosse finalizada. No entanto, além do valor em espécie e dos cartões com senha, hoje em dia, podemos pagar no PIX bem como no modo cartão por aproximação.
O cartão por aproximação é um meio de pagamento que consiste na finalização da operação de compra via aproximação do cartão à uma máquina. Sendo assim, o cliente não precisa inserir, deslizar e nem digitar os números da senha. É preciso, como o nome sugere, aproximar o cartão.
Esse tipo de ação só é possível por conta de uma tecnologia que chama-se Near Field Communication (NFC) que, em português, significa Comunicação por Campo de Proximidade.
Isso quer dizer que o cartão emitido deverá contar com esse tipo de tecnologia e ser sinalizado com o símbolo do contactless.
Vantagens de usar
As inovações tecnológicas, de uma forma geral, existem para nos trazer benefícios e agilizar determinada atividade. A tecnologia NFC emitida no cartão por aproximação não é diferente.
Sabendo disso, podemos dizer que existe vantagens em utilizar essa função ao pagar, como:
O fato de não precisar digitar os números da senha do cartão nos garante uma maior agilidade na parte final da compra. Além disso, devemos ressaltar que encostar o cartão em uma máquina é bem mais prático e higiênico, né? Também é uma alternativa para quem esquece as senhas.
Quando essa tecnologia fora oficialmente inaugurada, muitas pessoas se questionaram se ela é, de fato, segura. No entanto, após alguns meses de uso e um crescimento de 540,7% em pagamento sem contato, podemos dizer que o cartão por aproximação é seguro por criptografia.
O uso da tecnologia NFC também pode render bons frutos à um cliente. Isso porque, pensando em aumentar essa utilização, alguns estabelecimentos fazem planos de fidelidade que oferecem descontos, cashbacks e acúmulo de pontos. Em troca, é só usar o cartão com tecnologia NFC.
Embora tenha vantagens, o uso do cartão por aproximação também oferece alguns riscos.
Riscos
A proteção por criptografia faz com que o uso do cartão por aproximação seja seguro. No entanto, não anula a possibilidade das pessoas passarem por golpes ao escolher o uso da função.
Precisamos ressaltar que essas fraudes não acontecem por meio de falhas tecnológicas ou técnicas. Nesse caso, então, esses golpes acontecem devido a ações criminosas de pessoas.
Por isso, é sempre muito importante saber onde você está adquirindo um produto bem como contratando um serviço. É um local de confiança? Saber disso, infelizmente, nem sempre evita possíveis golpes. Portanto, então, existem formas de se atentar e escapar de ações fraudulentas.
Como proteger o cartão por aproximação?
A maioria das ações golpistas e criminosas em relação ao uso do cartão por aproximação acontece diante de clientes desatentos. Portanto, é crucial se manter sempre atento na hora do pagamento de um serviço e/ou produto. Assim, fique esperto no valor cobrado na máquina.
Uma outra tática é ativar as notificações automáticas dos bancos. Dessa maneira, após fazer um pagamento, uma notificação com o valor pago será enviada para o seu celular. Se o valor cobrado estiver errado, o cliente deve avisar ao funcionário para que haja estorno da operação.
Muito além disso, quem tem cartão por aproximação deve ter alguns hábitos, tais quais:
- Acompanhar, de forma regular, o extrato do cartão, por exemplo, pelo app
- Informar ao banco sobre compras desconhecidas no extrato do cartão
- Bloquear de maneira imediata em caso de furto, roubo ou perda do cartão
Essas ações são as melhores para que o usuário do cartão por aproximação não caia em golpes. Também há a possibilidade dele desabilitar essa função para quem seja não utilizá-la mais.
Como desabilitar a função aproximação do cartão?
Se você já fez de tudo para se proteger de golpes e ainda não se sente seguro, então, saiba que existe a possibilidade de desabilitar a função de aproximação do cartão.
Para isso, é preciso desativar essa função por meio do app do seu banco. Dependendo do banco, o ideal é entrar no aplicativo, ir na aba de configurações e procurar inativação do contactless.
Ao desabilitar a função de aproximação do cartão, não se preocupe: você ainda poderá utilizar o mesmo cartão. No entanto, agora, você terá que digitar a senha para finalizar o pagamento.