fbpx

Discord para trabalho: para que serve e como usar?

Discord para trabalho

A pandemia de coronavírus se espalhou rapidamente pelo Brasil bem como pelo mundo.

Isso porque, como você já deve saber, é uma doença respiratória proveniente de um vírus.

Não é à toa que, antes das vacinas, para não se contaminar, foi preciso se isolar e ficar em casa.

Assim, muitas empresas precisaram remodelar o modelo de trabalho: o remoto ganhou força.

Hoje em dia, embora não estejamos mais no pico da doença, o modelo remoto continua forte.

Tanto é que o modo hibrido tem sido eficiente: alguns dias presenciais e alguns dias online.

Nesse caso, é possível utilizar algumas ferramentas para ajudar no home office, como o Discord.

Quer saber, então, como usar o Discord para trabalho?

Esse é o tema do nosso artigo de hoje.

Discord: o que é?

A possibilidade de se contaminar com o vírus SARS-CoV-2 fez com que muitas pessoas e empresas mudassem a forma de trabalho. Tanto é que, antigamente, pouco se falava sobre o modelo remoto bem como híbrido. Mas, hoje em dia, são palavras frequentes nas corporações.

Diante desse contexto, o uso de determinados aplicativos e plataformas, especialmente os de chamadas de vídeo, foi se tornando cada vez mais comum, tais quais: Google Meet, Zoom, Skype e o Discord. Mas, afinal, o que é e para que serve este último?

Discord é um serviço de comunicação por texto, vídeo bem como por voz. Sendo assim, ele serve, para mais de cem milhões de pessoas ao redor do mundo, para reuniões e conversas com amigos e comunidades. Tanto é que, no início do serviço, o objetivo era juntar amigos para jogar.

No entanto, tal plataforma foi ganhando apreço dos usuários e, por ser um espaço de encontros e comunicação, passou a ser uma ferramenta bacana para o trabalho. Não é à toa que, hoje em dia, o serviço contabiliza 150 milhões de usuários ativos por mês e 19 milhões ativos por semana.

Benefícios de usar Discord para trabalho e lazer

O Discord foi um dos serviços que mais caiu nas graças dos usuários diários durante a pandemia principalmente por ele promover muitos benefícios. As chamadas de vídeo e/ou de voz podem ser em grupos facilitando a aproximação dos colegas de trabalho mesmo em modelo online.  

Os adeptos ao Discord também cresceram por ser uma plataforma fácil de ser utilizada. Isso porque ela conta com um visual básico e ‘clean’ que, por vez, facilita a dinâmica se conectar em várias conversas ao mesmo tempo. Além disso, nesse espaço, é possível personalizar os emojis.

Dessa maneira, o usuário pode criar e usar símbolos de acordo com a dinâmica da empresa e dos colegas de trabalho. Quando feito de forma responsável, é uma forma de se aproximar ainda mais dos outros funcionários da empresa. Lá, o usuário pode usar ferramentas para interação.

A interação é um fator determinante no serviço em questão que o usuário pode conectar a conta do Discord com outras redes sociais e, até mesmo, empresas de jogos, como: Xbox, Youtube, Twitter, Spotify, Facebook e Epic Games.

Outro benefício do Discord, por fim, é o fato de que ele pode ser baixado para desktops e/ou para dispositivos móveis. Também é possível usar essa plataforma por meio da web, sem custo.

Tendo todas as vantagens citadas, como podemos usar o Discord para trabalho?

Discord para trabalho

Como usar Discord para trabalho?

O primeiro passo para usar o Discord para trabalho ou outro objetivo é, como em outros serviços, criar a própria conta. Para isso, é preciso cadastrar o e-mail e definir nome de usuário.

A partir disso, é possível adicionar amigos, familiares e/ou contatos de trabalho e profissão. Quando quiser conversar com apenas um contato, o usuário deve ir na aba “mensagens diretas” e enviar mensagens de texto ou fazer chamadas de vídeo e de voz. Além disso, nesse espaço, o usuário também pode transferir fotos e arquivos bem como compartilhar tela do computador.

Para fazer chamadas em grupo, o usuário deve criar um servidor, cujo ícone do ‘+’ fica no lado esquerdo da tela. A partir disso, é preciso escolher ou personalizar a categoria do servidor: jogos, clube escolar, grupos de estudo, comunidade local, artistas e criadores e/ou amigos.

O usuário do Discord também pode criar um servidor público. O servidor público é como se fosse uma grande e coletiva comunidade. Esta, por sua vez, pode aparecer em destaque e diversas pessoas podem entrar com a intenção de partilharem um mesmo objetivo: normalmente jogar.

O uso do Discord, para o ambiente profissional, não costuma levar em consideração a utilização de servidores públicos. Até porque estes, como o nome indica, é público e qualquer pessoa pode entrar. Sendo assim, então, essa ferramenta pode ser prejudicial para o andamento do trabalho.

É preciso pagar para usar Discord para trabalho?

O uso do Discord para trabalho, como explicamos anteriormente, não tem custo: dessa maneira, toda empresa, independentemente do porte dela, pode utilizar tal ferramenta. Mas, hoje em dia, é possível contratar planos no Discord: Nitro por R$ 24,99 por mês e Clássico por R$ 12,49.

Estes têm a ideia de melhorar a experiência do usuário em relação ao vídeo e a voz dentro da plataforma. Isso significa que terá acesso a outros recursos e uma melhor qualidade do serviço. Os usuários gratuitos, por sua vez, podem ficar tranquilos, pois eles não serão limitados a nada.

E você, já usou, alguma vez, Discord para trabalho?

Se sim, como foi a experiência? Recomenda?

By ER Soluções Web