d HÁ Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, existem diversas formas de lazer e entretenimento:
Ir ao cinema, filmes e séries nos streamings, programas de televisão, ouvir músicas e podcasts.
Além disso, também podemos destacar o uso de redes sociais bem como os jogos de eSports.
Em todas estas formas, as novidades do setor tech são aparentes e até determinantes para tal.
Tanto é que, atualmente, por exemplo, existem produtos que contam com a tecnologia CGI.
Você já ouviu falar neste termo? Se sim, sabe como a CGI funciona? Onde se utiliza?
Se não, então, esse artigo é ideal para os interessados nesse assunto.
Portanto, acompanha o nosso artigo!
Tecnologia CGI: o que é?
CGI é uma abreviação para o termo Computer-Generated Imagery. Ao traduzirmos para o português, tal expressão significa ‘imagens geradas por computador’. A fim de facilitar o entendimento, podemos resumir o CGI como a produção de efeitos, filtros e itens que não existem na vida real. Estes só existem, em filmes bem como seriados, por meio do computador.
A tecnologia CGI não é uma novidade tão recente já que, de uns anos para cá, vários produtos passaram a utilizá-la. No entanto, apesar disso, ainda há um desconhecimento sobre esse tema que, por sua vez, faz com que a indústria do entretenimento – show business – seja o que é hoje.
O show biz – como também pode ser chamado – cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. Atualmente, é uma indústria que, de fato, encanta o público pelas novidades e garante lucro aos envolvidos: gera bilhões principalmente quando a performance é, de fato, de ‘cair o queixo’.
Não sabemos qual o seu filme favorito e nem o seriado que mais marcou a sua vida. Mas, apesar disso, podemos afirmar, com convicção, que você, nosso leitor, certamente, já assistiu um produto com tecnologia CGI. Nesse caso, quer saber quais foram as principais obras com CGI?
Tecnologia CGI: onde já foi utilizada?
A computação gráfica, como a CGI pode ser chamada, pode ser utilizada em diversos meios. No entanto, essa inovação ainda é bem contemplada e aplaudida pelos estúdios de Hollywood e dos programas de televisão. Não é à toa que existem diversos produtos com a tecnologia CGI.
Por meio de pesquisas, podemos dizer que a tecnologia CGI está presente em filmes mais antigos, como Star Wars – Uma Nova Esperança, de 1977. Como foi um dos pioneiros nesse tema, a computação gráfica traz a realidade a um mundo totalmente fictício com sabres de luz.
Da década de 70 para hoje, 2023, podemos citar outros produtos que usaram a tecnologia CGI, como: Matrix, Alice no País das Maravilhas, Os Vingadores, Senhor dos Anéis, Avatar e outros. Em todas estas obras, o uso da computação gráfica acontece de formas variadas e diferenciadas.
Como funciona a tecnologia CGI?
A tecnologia CGI costuma ser utilizada para criar personagens fictícios e torná-los reais, como o Hulk. Além disso, a computação gráfica pode capturar o movimento facial, produzir cenários irreais e a adição de personagens e objetos na pós produção. Com isso, é um grande processo.
Esse processo passa por oito partes que, por sua vez, se resumem à: Animação, Câmera, Compostagem, Iluminação, Modelagem, Renderização, Simulações e Texturização. Saiba mais!
Animação
A animação de objetos é uma das partes da tecnologia CGI e é uma etapa que deixa os filmes e/ou seriados mais criativos e divertidos.
Câmera
Repara que em cenas com efeitos especiais, a câmera é um instrumento fundamental. Normalmente, ela pode se movimentar de forma livre e/ou estar fixada em um ponto especifico.
Compostagem
A compostagem é a etapa final do uso da tecnologia CGI. Nessa fase, as cenas costumam ser refinadas para que os elementos renderizados estejam, de fato, bem feitos, como sombras, reflexos, cores e outros aspectos.
Iluminação
A iluminação em uma fotografia bem como uma gravação é fundamental para deixar um aspecto mais bonito. Em uma produção cinematográfica, esse elemento é ainda mais crucial, especialmente no uso da tecnologia CGI. Com a iluminação correta, os efeitos se tornam reais.
Por isso, então, nesse aspecto, é fundamental ajustar e alinhar o número e a direção das luzes.
Modelagem
A tecnologia CGI, por sua vez, como já citamos, contribui para a adição de personagens e objetos bem como na criação de personagens irreais. Para isso, a etapa da modelagem é fundamental e pode ser realizado de formas diferentes, como escaneamento a laser ou escultura digital 3D.
Renderização
A etapa de renderização é crucial para a produção final de um produto, seja filme ou seriado. Nessa fase, a visualização dos efeitos gráficos já é aparente em formato virtual e, por isso, é necessário ter conhecimento no assunto. Hoje em dia, já existem ferramentas para auxiliar nesse processo.
Simulações
A simulação não é uma etapa fundamental para todos os projetos que utilizam tecnologia CGI. No entanto, pode reparar erros na criação de imagens realistas bem como de efeitos produzidos.
Texturização
A texturização é a segunda etapa da tecnologia CGI. Nela, há a adição de objetos 3D para que fiquem mais reais.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já assistiu algum filme com tecnologia CGI?
Se sim, qual deles?