É fato que, antigamente, o uso de dados nos negócios acontecia, principalmente, manualmente.
Nesse caso, era comum que muitas empresas fizessem planilhas em papéis para analisar dados.
No entanto, hoje em dia, com intensa evolução tecnológica, esse processo está bem diferente.
É que, atualmente, é possível acessar qualquer informação por meio de aparatos inovadores.
Só que, justamente por isso, é crucial ter cuidado com vazamento de dados e outros problemas.
Dessa forma, uma boa opção é ter conhecimento e fazer a data mining.
Se você não sabe o que isso significa, então, confira a importância da mineração de dados.
Mineração de dados: o que é e para que serve?
A mineração de dados é um processo que também pode ser chamado de data mining. Este, por sua vez, envolve o encontro e análise de uma quantidade de dados. Com tal tática, muitas empresas, principalmente de grande porte, utilizam tais informações para prever resultados.
O uso desses dados pode ser fundamental para diversas situações, tais quais: melhora no relacionamento com os clientes, cortar e/ou diminuir custos que não são tão necessários e até para aumentar a margem de lucro. Além disso, também é possível reduzir e evitar problemas.
A compreensão dos dados pode ser crucial para identificar desafios e, assim, tentar solucioná-los a ponto de não gerar danos à empresa. Por isso, então, a mineração de dados é uma estratégia que, de fato, pode ser proveitosa em um panorama geral e, assim, definir decisões.
Para isso, o data mining conta com diversas e singulares etapas que são essenciais no processo.
Principais etapas da mineração de dados
A mineração de dados costuma acontecer em várias etapas que, por sua vez, serão explicadas:
Definição do objetivo
O primeiro passo para a mineração de dados é a definição do objetivo de tal processo. Por exemplo, a empresa quer a análise de informações para que: bater metas, aumentar as vendas, para melhorar o relacionamento com o cliente ou outra função? Sem isso, não há data mining.
Seleção de dados
Após definir o objetivo da análise de dados, é necessário selecionar de onde tais informações serão extraídas. Nesse caso, as empresas costumam extrair os dados com base no CRM que, por sua vez, precisa estar atualizado. Assim, as informações são mais verdadeiras e reais à empresa.
Limpeza de informações
É fato que, no processo de mineração de dados, nem todas as informações serão, de fato, necessárias para o objetivo que definiu. A partir disso, a limpeza dos dados é fundamental para selecionar as informações que podem servir para trazer os resultados em potencial e esperados.
Aplicação das técnicas
Após a limpeza de informações, a mineração de dados costuma utilizar metodologias baseadas em algoritmos que, a partir disso, fazem a identificação de padrões e outros. Nesse caso, as principais técnicas são previsão, associação ou relação, árvore de decisão, classificação e outros.
Análise e avaliação dos dados
Durante o processo do data mining, a análise e avaliação dos dados é fundamental. Através dessa etapa, as empresas começam a traçar estratégias para alcançar o objetivo pretendido.
Utilização dos dados
No final desse processo, falta a utilização dos dados que foram minerados: limpos e analisados. Nesta etapa, o ideal é que o uso de informações saia da teoria e vá para a prática. Assim, é mais fácil de solucionar problemas evitáveis e alcançar o que se definiu como importante no início.
Quem está usando mineração de dados?
Hoje em dia, a mineração de dados é um processo que, de fato, é fundamental para muitas empresas, principalmente as de grande porte. Isso porque as maiores organizações do mercado costumam trabalhar e ter mais acesso a informações. Assim, tal esforço analítico serve para:
- Bancos
- Educação
- Manufatura
- Seguradoras
- Telecomunicações
- Varejo
O data mining pode ser um termo pouco conhecido para algumas empresas. No entanto, para as indústrias que citamos, esse uso e análise de dados têm sido crucial para alcançar o que quer. Mas, afinal, qual a principal importância da mineração de dados de forma geral aos setores?
A importância da mineração de dados
O uso de dados é, hoje em dia, necessário para as mais diversas empresas. Acontece que lidar com algoritmos e informações pode ser trabalhoso bem como demorado. Nesse panorama, a mineração de dados é necessária para otimizar o tempo das empresas quanto ao uso de dados.
Podemos dizer que o data mining é preciso para construir estratégias de marketing e vendas de forma mais precisa. Assim, evita-se possíveis problemas bem como possíveis danos. Tal processo também funciona para identificar boas oportunidades à empresa em um mercado competitivo.
Além disso, a mineração de dados pode proporcionar maior segurança de dados às organizações bem como maior conhecimento à elas. Tal processo pode ser determinante para se destacar no ramo e, assim, fazer grande sucesso. Portanto, costuma trazer bons resultados a quem o usa.
E aí, gostou do nosso artigo?
Já ouviu falar em mineração de dados?
Se sim, a sua empresa segue tal processo?